O SINAL, A GLÓRIA E A FÉ.

O SINAL, A GLÓRIA E A FÉ.

Tema: O SINAL, A GLÓRIA E A FÉ.

Texto bíblico: Jo 2:1-12 e Mt 9:16,17.

Jesus realiza o seu primeiro milagre em Cana da galileia , foi convidado juntamente com seus discípulos para irem em um casamento. E faltando vinho (a palavra grega para vinho, como se usa aqui é oinos mais significa fermentado ou não fermentado, quer dizer suco de uva) sua mãe usada pelo Espirito Santo disse lhe que o vinho teria acabado. E jesus decide obedecer a sua mãe mesmo que não lhe era chegada a sua hora.

AQUELES POTES ESTAVAM COM MEDIA DE VINTE LITROS DE ÁGUA CADA, OS JUDEUS USAVAM A ÁGUA QUE GUARDAVAM NESSES POTES EM SUAS CERIMONIAS DE PURIFICAÇÃO. OU SE JÁ ERA PARA LAVAR OS SEUS PÉS E MÃOS ANTES DE ENTRAREM NAS CASAS E ANTES DE COMEREM.  (Jo 2:6,7,8)

 

1- PURIFICAÇÃO VERDADEIRA SÓ ACONTECE ATRAVÉS DO SANGUE, O VINHO NOVO.

ENTÃO AQUI NÓS PODEMOS VER O ESPIRITO SANTO TRAZENDO UMA REVELAÇÃO EM QUE SÓ O SANGUE DE JESUS – PODE TE PURIFICAR DE TODOS OS SEUS PECADOS, POIS MAIS TARDE ALI NA SANTA CEIA ELE NOS ENSINA QUE O VINHO REPRESENTA O SEU SANGUE… E A BÍBLIA DIZ QUE É O SANGUE DELE QUE NOS LAVA DE TODOS OS NOSSOS PECADOS (1 Jo1,9).

AQUELA ÁGUA ERA IMPURA PARA BEBER, MAS AQUELE SINAL, AQUELE MILAGRE FOI REALIZADO PARA MANIFESTAR A GLORIA DE DEUS, E ERA PARA AUMENTAR A FÉ DOS SEUS PRIMEIROS DISCÍPULOS.

 

2- VOCÊ SÓ PODE SER PURIFICADO SE BEBER DESTE VINHO QUE SIMBOLIZA , O SANGUE DA NOVA ALIANÇA, (JO 6;55,56)

A IDEIA É QUE SE DEVE COMER E BEBER DELE DIARIAMENTE, O QUE SE REFERE A CARREGAR A CRUZ DIARIAMENTE (LC9,23)

JESUS PURIFICA , ATRAVÉS DO SEU SANGUE OS NOSSOS PECADOS, E AS NOSSAS VIDAS SÃO TRANSFORMADAS .

VINHO NOVO É REPRESENTADO PELO SANGUE DA NOVA ALIANÇA, A NOVA ENERGIA E DONS DO ESPIRITO , SÃO COMPARADOS AO VINHO NOVO (AT2.13). MAS ELE NÃO DEITARÁ VINHO NOVO EM ODRES VELHOS ( OU SEJA ESTE VELHO VASO, PECADOR, EGOÍSTA, NÃO PODE SER REMENDADO, POIS A SUA ESTRUTURA DA VELHA NATUREZA , NÃO PODE RECEBER O VINHO NOVO, POIS SE ROMPERÁ, NEM MESMO TENTAR REMENDAR TECIDO NOVO EM VESTES VELHAS,

CRISTO NÃO EFETUA OBRA REPARADORA , MAS OBRA DE REGENERAÇÃO.

É NECESSÁRIO NASCER DE NOVO, É NECESSÁRIO NOVA ROUPA. ELE NOS ENSINA ATRAVÉS DESTA PARÁBOLA QUE A IDA JAMAIS PODE SER UMA MISTURA, RESULTANTE DE SEGUIR A DOIS PRINCÍPIOS OPOSTOS? NÃO PODEMOS SERVIR A DOIS SENHORES, (MT5:24) VIVER PRA MIM É CRISTO, ESQUECENDO ME DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM (FILIPENSES 3:13,14)

 

3- NÃO MISTURE O QUE É SANTO COM PROFANO , NÃO DE PEROLAS AOS PORCOS.

Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7. 6) – Jesus fala aqui daqueles que resistem e zombam demonicamente das pérolas santas que os discípulos portam e buscam compartilhar. Os discípulos não devem perder seu tempo com esse tipo de pessoa que mostra claramente que despreza e rejeita veementemente tudo que vem de Deus – Em uma de suas instruções aos doze apóstolos, Jesus lhes manda: “Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.” (Mt 10. 14) – Da mesma forma, Paulo também aplicou esse princípio: “Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus. Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios.” (At 18. 5-6)

Assim, fica evidente que não há uma proibição de Jesus de que preguemos e testemunhemos a palavra a todos, mas que, observando esse tipo de resistência blasfema e irreverente diante das pérolas de Deus, não desperdicemos aquilo que temos de mais precioso. O discípulo precisa usar de sensibilidade para perceber que suas pérolas estão sendo pisadas e sair de cena buscando novas oportunidades.

 

4- PERSEVERAR ATÉ O FIM, DEIXANDO O VELHO HOMEM MORRER!!

MAS  PERSEVERE, ABANDONE AS SUAS BAGAGENS HOJE, SEU ACHISMO, SUAS CRITICAS, SUAS IDEIAS MUNDANAS A CERCA DO EVANGELHO E MINISTROS DO EVANGELHO, SEUS JULGAMENTOS, AFINAL QUEM PODE CONDENAR É SÓ DEUS.

PERSEVERE NA BUSCA PELA VIDA ETERNA, ABANDONE O VELHO HOMEM, TROQUE SUAS VESTES, DEIXE ESTE VASO QUEBRAR E PERMITA QUE O SENHOR TE FAÇA UM NOVO VASO E TE ENCHA DE VINHO NOVO, ALEGRIA DO ESPIRITO, LHE DE DONS ESPIRITUAIS. EVIDENCIE AS OBRAS DE UMA PESSOA REGENERADA, MOSTRE A SUA FÉ ATRAVÉS DAS SUAS OBRAS. (HB 12.1), (HB 10:36).

17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Tiago 2:17-20

 


Leediere Bertilho Martins Ribeiro

Deixe um Comentário...