Somos transformados de glória em glória (2 Coríntios 3:16-18)

Somos transformados de glória em glória…

 

16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. 17Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.   2 Coríntios 3:16-18

Muitas vezes, representamos um papel diferente do que somos na vida real, nos fazemos parecer agradáveis, para passar uma imagem de “boa”  pessoa, nos nos tornamos acessíveis a todos que quiserem se aproximar de nos, na na vida real somos muito sofisticados e não abetos a aproximação. a unica maneira, portanto, de viver de forma autentica é remover as mascaras. para fazer isso, precisamos desistir de reunir os nossos melhores esforços para tentar agradar a Deus. precisamos desistir de viver na antiga aliança. precisamos entender que tudo preveem de Deus. Dele vem nossa suficiência (2 Co 3:4-5). O poder para viver uma vida integra vem de Deus, e não de nós.

Paulo conclui essa exposição da maneria gloriosa. ele trata de três temos esplendidos.

 

Em primeiro Lugar, o véu é removido pela conversão a Cristo (vs 3:16)

O véu que nos impedia de entrar no santos dos santos, hoje através de cristo temos livre acesso ao lugar santo, todos nos podemos entrar e adorar a Deus, oferecer nossa adoração, e ter a certeza que o Senhor esta presente.

Em Segundo lugar, a liberdade é alcançada pelo espirito Santo (vs 3:17)

O Espirito Santo nos liberta da tola ideia de viver de aparências. Quando vivemos no Espírito temos a liberdade de viver uma vida autêntica. Quando andamos no Espirito desistimos das desculpas infundadas para escolher ou justificar nossos pecados.

Esse versículo tem sido usado, muitas vezes, fora do seu contexto para justificar todo tipo de excessos litúrgicos na igreja, dizendo que temos a liberdade do Espirito para fazermos no culto o que acharmos melhor. isso é um engano.

a Liberdade que o Espirito nos dá não e para torceremos as Escrituras nem  para vivermos ao arrepio da sua lei, mas para vivermos vitoriosamente sobre o pecado. nova aliança ha liberdade porque já não ha memoria de pecados (Rm 4:6-8), e nenhuma condenação para o pecador (Rm 8:1).

O espirito mesma dá testemunho com o nosso espirito de que somos filhos de Deus (Rm 8:15-16), e mediante o andar no Espirito, as exigências justas da lei são satisfeitas em nós (Rm 8:3-4)

Onde o Espirito do Senhor esta ai ha liberdade e em nenhum outro lugar. Onde esta o Espirito Santo é a esfera da liberdade. A presença do Espirito Santo é uma realidade nos cristãos. Por isso, somente estes são verdadeiramente livres. o Cristianismo temo monopólio da verdadeira Liberdade. Jo 8:32

 

Em terceiro lugar, a transformação progressiva na imagem de Cristo (vs 3:18)

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Esse versículo e o ponto culminante, aqui nos vem o entendimento que nossa vida e transformada dia a dia, de gloria em gloria, e que o objetivo do Pai e nos fazer como Jesus.

Jesus é o nosso modelo perfeito, somente ele e o nosso verdadeiro alvo, nossa meta, nosso respirar nosso viver, quando tiramos o olhar dele, nos certamente caímos, pois ele mesmo nos mantem de pé.

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14

Conclusão:

a lei pode nos levar a Cristo (Gl 3:24), mas somente a graça pode nos tornar semelhantes a Cristo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *