Características de um líder bem sucedido

Tema: liderança

Título: Características de um líder bem sucedido

Ministração: Pra. Leediere Bertilho

 

“Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos”.( Atos 4:36,37).

 

Ser bem sucedido é colocar os outros em primeiro lugar, dando lhes primazia, há exemplo de Jesus que sempre dava atenção às pessoas, sem fazer nenhum tipo de acepção , mesmo quando era algo simples como a oração feita pela sogra de Pedro, Jesus se importou com a causa daquela mulher, e foi até ali simplesmente porque ele tinha um coração cheio de compaixão e se interessa pela causa individual de cada pessoa que o procura.( mc1:31) 

Primeiramente para entendermos como é ser um líder bem sucedido

 

1- quem somos e qual é a nossa missão?

 

1.1 Quem somos?

(1Pe 2:9) Vós sois geração eleita , responde a primeira pergunta e nos mostra que   somos um povo eleito escolhido pelo próprio DEUS.     

1.2  (jo 15:16) Somos escolhidos para cumprir a  principal missão dada pelo próprio Senhor Jesus.  

1.2.1 (ex 19:6)  Somos o Sacerdócio real, Israel fracassou nessa missão. Mas todos nós que cremos em Jesus como salvador e filho de Deus, recebemos agora esse privilégio de serem sacerdotes reais. 

1.2.2 Somos povo de propriedade exclusiva de Deus , pertencemos a Deus , fomos comprados pelo precioso sangue de Jesus Cristo.

1.3.- Nossa missão? Anunciar a grandeza daqueles que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

1.3.1 Será que você está vivendo de acordo com essa missão? Será que Cristo está sendo revelado através da sua vida?

1.3.2 Em ( 2CO 5:20)  A bíblia nos ensina que somos embaixadores do reino de Deus , representantes legais do reino dos céus aqui na Terra. 

 De acordo com o dicionário português ( Um embaixador é a categoria mais importante, ou o grau mais elevado da pessoa que representa o Estado, junto a outro estado , junto a um órgão internacional, ou seja, um embaixador é a maior autoridade de uma nação, fora de sua nação de origem.

 De modo análogo, podemos afirmar que a Igreja , como representante de Cristo na Terra, é a maior autoridade do céu aqui. (fp 3:20).

Somos cidadãos do céu ( jo 17:16). nos mostra isso claramente.

1.3.3 Em (Pe  2:11) 

 Palavras gregas paroikos e parepidemos, (metáforas utilizadas por Pedro), faz referência a alguém  que vive na Terra como estranho, que reside aqui temporariamente. 

 

2 – ( Atos 4:36,37) Ser grande é ser pequeno , Barnabé é o único homen na bíblia chamado de bom. E porque?

2.1Barnabé quase sempre está investindo sua vida na vida de alguém. Investindo recursos financeiros para ajudar pessoas.

Em (Atos 9:27) Ele está investindo na vida de Saulo de Tarso.

Em Atos ( 11.19 – 26 ) A Igreja o vê como o melhor obreiro a ser enviado para Antioquia. 

Em Atos 13:2 O Espírito Santo o  separa como o líder regente da primeira viagem missionária.

 Em Atos 15:37 Mais uma vez está investindo na vida de alguém , desta feita na vida de João Marcos. 

     A Igreja precisa de homens que dediquem seu tempo e seu coração para investir na via de outras pessoas. (Rev. Hernandes Dias Lopes).

 

3- Líderes nem sempre são apreciados (MC3:30).

A história de Jesus mostra que mesmo quando estivermos trabalhando arduamente para o bem estar dos outros, alguns dirão que somos do maligno. Winston Churchill, foi um dos maiores líderes do séc XX. Sua liderança firme, corajosa e magnificente à frente do povo britânico. Durante a Segunda Guerra inspirou os amantes da liberdade em todo mundo.

 

 4- Existem três importantes características importantes de um líder cristão bem sucedido que  precisamos ressaltar.

4.1 Buscar o Senhor através do estudo da bíblia (119:5) (josué 1:8)

            4.2 Colocar em prática o ensino da palavra (tg 1:22 e 25) ( Rm 2:13) 

4.3 Ensinar a palavra (Esdras 7:10)(Atos 15:35)

 

 5- Liderar é influenciar. O maior exemplo de liderança foi Jesus, sua liderança trouxe transformação , sua liderança foi pautada pela compaixão e pela ação em favor de outras pessoas.

Se você deseja liderar melhor, aprenda a priorizar as necessidades daqueles a que você lidera antes das suas próprias. Seja sempre sensível a elas.  É Necessário que tenhamos um amor altruísta.

 

*Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade.

  1. O termo altruísmo foi criado por A. Comte, para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo. É parecido com o amor ao próximo abordado pelo cristianismo. E uma pessoa que não é altruísta é egocêntrica, ou seja, pensa sempre em primeiro lugar nos seus próprios interesses e nunca no dos outros.

Leediere Bertilho Martins Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat