O semeador e o mistério do crescimento da semente

O semeador e o mistério do crescimento da semente

Goiânia, 09/02/2021

Tema: O Semeador e o mistério do crescimento da semente.

Ministração: Pr. Marcos Ribeiro

E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra.
E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. (Marcos 4:26 e 27)

Um exemplo interessante sobre o mistério do brotar da semente e seu crescimento misterioso é a forma como acontece o crescimento do bambu chinês. Ele não é facilmente notado, pois é subterrâneo. Aproximadamente cinco anos após a semeadura é que ele começa a crescer verticalmente, acima da superfície da terra, e pode atingir até 30 metros de altura. Mas o que isso tem a ver com o reino de Deus e o mistério do crescimento da semente?

Vemos que nessa parábola escrita e contada apenas no livro de Marcos.  O Homem é o semeador, a semente é a palavra de DEUS e a terra somos nós. E quem faz a semente brotar é o Senhor, vimos então que precisamos encorajar nos uns aos outros a semear a palavra de DEUS pela fé, pois não sabendo como, o Senhor faz com que a palavra germine e produza frutos em nossos corações de forma misteriosa.

Como Exemplo da forma misteriosa, que Deus faz crescer a semente podemos citar o (salmo 139:14), em que o Senhor nos faz crescer de forma misteriosa e extraordinária no ventre de nossas mães.

Como semeadores do reino, temos que lançar a semente na terra em todo tempo, de dia de noite, sem cessar, pois não sabemos como a semente ira brotar e crescer, tornando aquela pessoa uma árvore frutífera, que no seu tempo dará o seu fruto, como o exemplo da semente do milho que foi lançada na terra, primeiro vem a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga.

  1. Para experimentar o crescimento espiritual de Deus em nossas vidas é preciso:

Confiar, ter fé na maneira misteriosa que Deus age em nossas vidas, através da palavra (semente) que em nós é ministrada (plantada).

No versículo 28 de marcos cap.4, vemos que a terra por si mesma irá frutificar, o semeador não precisa fazer mais nada, a não ser lançar a semente na terra, porque de forma extraordinária e misteriosa o Senhor fará com que ela frutifique.

  • Não se preocupar como a semente irá brotar e frutificar.

No versículo 28 de marcos cap.4, vemos que a terra por si mesma irá frutificar, o semeador não precisa fazer mais nada, a não ser lançar a semente na terra, porque de forma extraordinária e misteriosa o Senhor fará com que ela frutifique.

  • O senhor nos compara também a uma semente que ao cair na terra precisa morrer para produzir muito fruto.

Para que possamos produzir muitos frutos é necessário que a semente caia na terra e morra, como exemplo disso Jesus disse em (jo12:24). Que se o grão de trigo não caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto. Nesse caso precisamos morrer para o nosso ego, nosso querer, pois o melhor de Deus não está em viver o querer do nosso coração. Nosso coração é enganoso, em (jr17:9) a palavra de Deus diz que mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto o nosso coração, e termina com uma pergunta, quem o conhecerá?

De acordo com esse texto fica muito claro para nós que não devemos confiar em nosso coração, mas sim na infalível palavra de Deus, por que ela sim é o melhor para nós, e   não há nada melhor que viver a vontade de Deus.

Cabe a nós crer e ter fé nas suas promessas. E entrar no descanso do Senhor, sabendo que ele tem o melhor para nossas vidas.

Transliteração e adaptação textual: Pra. Leediere Bertilho.

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x