O Que Significa Talento na Bíblia?

O Que Significa Talento na Bíblia?

Talento na Bíblia significa uma unidade de medida de peso utilizada nos tempos bíblicos. Embora tivesse alguma variação conforme a região e a época, na Bíblia os talentos são a maior unidade de peso.

O povo hebreu utilizava o talento para quantificar metais como o ouro, a prata, o chumbo, o ferro e o cobre (Êxodo 38:29; 1 Reis 9:14; 2 Reis 5:22; 1 Crônicas 29:7; Zacarias 5:7). Por esse motivo o talento era também utilizado como unidade monetária, sendo a mais valiosa de todas devido à quantidade de metal que incluía.

Quanto valia um talento?

No Antigo Testamento, pelo menos no tempo do êxodo e no tempo dos juízes de Israel, um talento tinha o peso de três mil siclos. Cada siclo pesava pouco mais de 11 gramas. Isso significa que um talento equivalia aproximadamente 34 quilos. Algumas tabelas de pesos e medidas bíblicas definem que o talento da época do Antigo Testamento possui uma equivalência atual de exatos 34,272 quilos.

Descobertas arqueológicas também apontam que na Babilônia havia dois tipos de talentos. Um era mais pesado e chegava ao equivalente de 60 quilos; o outro era mais leve e ficava em torno dos trinta quilos. Alguns estudiosos afirmam que esse talento mais pesado na verdade era um tipo de talento duplo.

Já no Novo Testamento um talento era igual a 125 libras romanas. A equivalência atual de cada libra romana é de aproximadamente 325 gramas. Então o talento mencionado no Novo Testamento provavelmente pesava algo em torno de 40 quilos.

Como unidade monetária, o valor do talento variava de região para região e de acordo com o metal utilizado. Se um talento fosse moldado em ouro, obviamente ele seria mais valioso do que um talento de prata. Mas independentemente de ser de ouro ou prata, um talento sempre era uma unidade monetária muito valiosa.

Durante o primeiro século, um talento geralmente era equivalente a no mínimo seis mil denários romanos ou dracmas gregas. O denário ou dracma eram as moedas usadas como salário de um dia de trabalho de um trabalhador comum da época.

O significado simbólico do talento

Na Bíblia algumas vezes o talento é usado com o objetivo de simbolizar alguma coisa. Isso acontece, principalmente, nas parábolas de Jesus. Na Parábola do Credor Incompassivo, Jesus fala de um homem que devia dez mil talentos ao seu senhor. Essa soma representava claramente uma dívida impagável (Mateus 18:24).

Então nesse sentido, os dez mil talentos servem como uma ilustração da divida relacionada ao pecado que todo ser humano tem para com Deus; uma divida que obviamente homem nenhum é capaz de pagar.

Jesus também usou os talentos como parte da narrativa da Parábola dos Talentos. Nessa parábola três servos recebem de seu senhor que estava prestes a viajar uma quantidade variada de talentos, cada um de acordo com sua própria capacidade. Os servos então deveriam administrar prudentemente esses talentos em bons investimentos para poderem apresentá-los novamente quando o seu patrão retornasse (Mateus 25:14-30).

No contexto dessa parábola, os talentos representam os recursos, dons e oportunidades que alguém recebe de Deus em consideração as suas habilidades e aptidões naturais. A administração desses talentos demonstram a diligência e a prudência no empenho do crente na obra do Senhor. É emprestado dessa parábola que deriva o significado popular de talento como sendo uma habilidade ou um dom natural que alguém possui.

Daniel Conegero

share

Recommended Posts

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
WhatsApp chat