Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/essential-grid/includes/item-skin.class.php on line 1145

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2715

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2719

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3615

FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ (LIÇÃO 1 – FUNDAMENTOS)

FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ (LIÇÃO 1 - FUNDAMENTOS)

Fundamentos

  

OBJETIVOS:

Ao concluir este capítulo você será capaz:

  • Escrever o versículo-chave de memória.
  • Distinguir entre o fundamento espiritual certo e o errado.
  • Explicar a importância de edificar sobre o fundamento espiritual correto.
  • Reconhecer o Senhor Jesus como o verdadeiro fundamento espiritual.
  • Listar três passos para edificar um fundamento espiritual apropriado.

 

VERSÍCULO-CHAVE:

 

Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Isso faremos se Deus permitir” (Hebreus 6.1-3). 

 

INTRODUÇÃO

A Bíblia compara a vida de um crente à construção de um edifício (1 Coríntios 3.9). Cada crente está unido em Cristo com outros cristãos para formar a Igreja (Efésios 2.22).

Aonde quer que os homens ergam um edifício eles devem primeiro lançar um alicerce apropriado. Desde que este é um princípio natural compreendido por todas as pessoas, Deus usou-o para ensinar uma grande verdade espiritual.

Um crente deve ter um fundamento apropriado para poder edificar uma boa casa espiritual. O fundamento deve ser lançado de acordo com os planos do edificador. A Bíblia mostra o plano do Arquiteto, Jesus Cristo.

Este capítulo explica a importância de ter um fundamento espiritual apropriado. Ele também apresenta princípios básicos sobre o que a Bíblia ensina sobre este fundamento. 

 

O PROPÓSITO DO EDIFÍCIO

O Propósito de seu “edifício” espiritual é providenciar uma habitação para Deus. Seu Espírito habitará em você apenas quando sua vida estiver edificada no fundamento certo. Paulo perguntou: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3.16).

 

Diante disto, você é advertido a edificar sua vida de maneira apropriada: “…cada um veja como edifica” (1 Coríntios 3.10).

 

O FUNDAMENTO

O fundamento espiritual do qual a Palavra de Deus fala:

ESTÁ BASEADO NA PALAVRA DE DEUS: 2 Timóteo 2.19. 

É UM BOM FUNDAMENTO: 1 Timóteo 6.19.

É BASEADO NA JUSTIÇA: Provérbios 10.25.

É ETERNO: 1 Timóteo 6.19.

 

DESCANSA SOBRE DOIS PRINCÍPIOS BÁSICOS:

2 Timóteo 2.19. Os dois princípios sobre os quais o fundamento permanece são:

  1. Homens redimidos – O Senhor conhece os que são Seus.
  2. Vivendo vidas redimidas – Aquele que professa o nome do Senhor afaste-se da iniqüidade.

 

É EDIFICADO SOBRE UMA ROCHA QUE É IRREMOVÍVEL: Lucas 6.48.

 

ESTA ROCHA É JESUS CRISTO: Isaías 44.8.

 

Jesus Cristo é o único fundamento para a vida espiritual (1 Coríntios 3.11).

 

JESUS: O FUNDAMENTO

Deus é quem escolheu Jesus Cristo como o fundamento da vida espiritual (Isaías 28.16).

O fundamento da vida espiritual não é um credo feito por homens, uma denominação ou por uma cerimônia religiosa. O Fundamento é Jesus Cristo.

Muitos crentes professos tentam edificar grandes estruturas espirituais de Cristianismo em suas vidas. Eles se envolvem nos programas da Igreja e fazem muitas boas obras. A aparência exterior de seus edifícios espirituais é muito boa. Mas depois sua construção começa a rachar e a entrar em colapso. Eles ficam desencorajados, derrotados e caem em pecado.  Isto acontece porque eles estão tentando edificar sobre o fundamento errado.

Assim como um bom fundamento é necessário para sustentar apropriadamente um edifício no mundo natural, o fundamento espiritual correto também é necessário para sustentar o edifício de sua vida espiritual (1 Coríntios 3.11-13).

Todas as assim chamadas “obras cristãs” serão testadas por Deus. A estrutura de sua vida espiritual será examinada para determinar se ela está edificada sobre o fundamento apropriado. O único fundamento da vida espiritual que permanecerá é aquele que está edificado sobre Jesus Cristo.

 

A IMPORTÂNCIA DE FUNDAMENTOS

Fundamentos são importantes. O escritor de Salmos reconheceu isto quando disse: “Destruídos os fundamento, o que poderá fazer o justo?” (Salmos 11.3).

No mundo natural, se o fundamento de um edifício não está apropriadamente lançado, a estrutura toda pode entrar em colapso. O mesmo é verdade no mundo espiritual. O fundamento errado resultará em desastre espiritual.

O registro bíblico de Ageu enfatiza a importância de fundamentos espirituais apropriados. Israel estava experimentando uma colheita pobre no mundo natural. Ageu disse-lhes para examinarem seus caminhos (Ageu 1.6,7,9).

Para corrigir o problema, Ageu disse a Israel que eles deveriam reedificar, tanto no mundo natural quanto no espiritual.

Reedificar no mundo natural era necessário para Israel porque eles tinham deixado de edificar a Casa do Senhor. Eles tinham edificado suas próprias casas e colocado suas preocupações acima da ordem de Deus para reedificar o templo. Mas o mais importante, o fundamento espiritual de suas vidas, estava errado. Eles tinham oferecido sacrifícios (boas obras) mas com as mãos impuras (Ageu 2.14).

Uma obra certa oferecida por mãos impuras não é aceitável. O fundamento espiritual de suas vidas estava errado e foi por isto que eles não foram abençoados por Deus.

No mundo natural, Ageu disse ao povo de Deus que o fundamento do templo do Senhor deveria ser relançado. Ele disse que eles deviam reconstruir sua vida espiritual sobre um fundamento apropriado. Desde o dia em que Israel começou a edificar sobre o fundamento Deus começou a abençoá-los (Ageu 2.18-19).

Desde o dia em que você começar a edificar apropriadamente os fundamentos espirituais, Deus o abençoará em cada área de sua vida.

 

A DOUTRINA DE JESUS 

Jesus enfatizou a necessidade de edificar sobre um bom alicerce espiritual. Ele ilustrou esta verdade por meio de uma parábola de dois homens que construíram suas casas. A Bíblia tem dois registros destra parábola. Uma é Mateus 7.24-29 e o outro está em Lucas 6.47-49.

Há diversos princípios importantes nestAs passagens:

 

DOUTRINA:

O primeiro princípio é que edificar um fundamento espiritual apropriado é parte da doutrina (ensinamentos) de Jesus. Esta passagem registra que o povo estava “maravilhado de sua doutrina”. Parte desta doutrina era a história que ele contou sobre um bom fundamento.

Paulo refere-se a edificar um fundamento como parte da doutrina de Cristo (Hebreus 6.1). Depois, Paulo continua a listar o conteúdo da doutrina de Cristo.

 

O FUNDAMENTO CERTO:

Os passos para edificar um bom fundamento espiritual são dados em Lucas 6.47:

  1. Aquele que vem a mim…
  2. Ouve as minhas palavras…
  3. E as pratica.

 

Todos os três passos são exigidos. Não é suficiente vir a Jesus. Você deve também ouvir o que Ele diz. Mas vir e ouvir não é suficiente. Você deve também tomar uma ação pessoal. Uma pessoa pode vir a Jesus, ouvir o que Ele diz, mas não corresponder (Lucas 6.46) à vontade do Senhor.

Você pode conhecer a Palavra e ainda assim não agir com base nela. Jesus não é verdadeiramente Senhor de sua vida até que você corresponda aos Seus ensinamentos. Um bom fundamento é baseado na Palavra de Deus. O homem que vem a Jesus, ouve Sua Palavra, e então age com base nela, este é que é chamado de sábio. Este homem assegurou-se de que o fundamento espiritual de Sua vida estava firme. Ele “cavou profunda vala” removendo tudo que havia entre ele e a Rocha, Jesus Cristo.

 

A Palavra de Deus é o Plano que mostra como edificar sua vida espiritual. A Bíblia deve ser aceita como a absoluta autoridade e a base para seu fundamento espiritual, porque…

 

Nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”, (2 Pedro 1.21).

 

O propósito da revelação de Deus é dada em 2 Timóteo 3.16. A Bíblia contém instruções sobre a doutrina básica de Jesus. Ela providencia reprovação e correção para o erro seguindo estes ensinamentos.

 

O FUNDAMENTO ERRADO:

O homem que edificou sobre um fundamento errado ouviu a Palavra de Deus mas não tomou nenhuma ação pessoal sobre o que ele ouviu. Ele é chamado de “néscio” e comparado a um homem que edifica sem um fundamento (Lucas 6.49). Sua casa foi edificada na areia ao invés de ser na rocha (Mateus 7.27).

Você edifica sobre a areia, espiritualmente falando, quando você baseia sua vida sobre tradições ou crenças religiosas dos homens, pensando que você pode fazer a si mesmo espiritual por meio de boas obras, ir à igreja ou cerimônias religiosas.

 

AS TEMPESTADES DA VIDA:

A estória de Jesus sobre os dois edificadores revela outra grande verdade. As tempestades fazem parte da vida. Circunstâncias da vida resultam em muitas crises pessoais. Você deve enfrentar a morte, doença e desastres. Até mesmo os crentes enfrentarão problemas. Atos 14.22 adverte que “através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus”.

Jesus disse:

 “… no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33).

 

Ninguém escapa das tempestades. As tempestuosas circunstâncias da vida são experimentadas por todas as pessoas em todo lugar. As tempestades são as mesmas, mas o que difere é como as pessoas reagem a elas. Se sua vida espiritual não tem o fundamento certo você falhará. Assim como a casa edificada sobre a areia, a sua ruína será grande. Se sua vida está edificada sobre o fundamento certo, sobre Jesus Cristo e Sua Palavra [doutrina], a tempestade não pode o abalar (Hebreus 12.26-27).

 

Quando uma experiência difícil vem, o que não pode ser abalado permanecerá – aqueles que permanecem edificados sobre um fundamento espiritual certo.

 

FUNDAMENTOS: UM PRÉ-REQUISITO

Um bom fundamento é um pré-requisito para construir um saudável edifício no mundo natural. A palavra “pré-requisito” significa que algo é “exigido antes”. Um apropriado fundamento é requerido antes de construir a “superestrutura”. A “superestrutura” é aquilo que é edificado sobre o fundamento.

Um fundamento espiritual apropriado é um pré-requisito para a maturidade espiritual. Em Hebreus 6.1-3, nós lemos que não podemos alcançar a perfeição a menos que o fundamento espiritual seja apropriadamente lançado. Maturidade espiritual é a superestrutura [o edifício] que repousa sobre o fundamento espiritual. Se o fundamento está errado, então a superestrutura não permanecerá e você nunca alcançará a maturidade espiritual.

A lição seguinte explica as coisas que devem ser parte de seu fundamento espiritual. Mas, como a parábola das duas casas indica, não é suficiente estar informado destas doutrinas básicas. Você deve responder pessoalmente à Palavra de Deus e integrar estas verdades ao fundamento espiritual de sua vida.

Se você não corresponder à Palavra de Deus, você é como o homem descrito em Tiago 1.22-25.

Lembre-se de que, desde o momento em que você decide edificar sua vida espiritual sobre o fundamento apropriado, Deus abençoará você.

Estes são os princípios básicos que você estudará nas lições que seguem:

  • Arrependimento de obras mortas
  • Fé para com Deus
  • Batismos
  • Imposição de mãos
  • Ressurreição dos mortos
  • Julgamento eterno

 

TESTE

 

  1. Escreva o versículo-chave de memória.

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Quais são as seis doutrinas fundamentais listadas em Hebreus 6.1-3?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. O que o capacitará para alcançar a maturidade espiritual?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Quais são os três passos para edificar um apropriado fundamento espiritual dado em Lucas 6.47?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Quem é o fundamento espiritual lançado por Deus?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

 


 

PARA ESTUDO ADICIONAL

 

A Bíblia contém os ensinamentos (doutrinas) de Jesus Cristo e as palavras do único Deus vivo e verdadeiro. Ela explica como edificar sua vida espiritual sobre o fundamento correto. Estude os seguintes versículos sobre a Palavra de Deus e resuma o que eles ensinam:

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS:

2 Timóteo 3.14-17

2 Pedro 1.19-21

Hebreus 1.1

1 Coríntios 2.13

1 Tessalonicenses 2.13

João 5.29

 

A BÍBLIA É ETERNA:

Mateus 24.35

Isaías 40.8

 

A BÍBLIA É UM PADRÃO ESTABELECIDO SOBRE O QUAL SE BASEIA A VIDA ESPIRITUAL:

Salmos 119.89

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

WhatsApp Br