Explicação de 1ª Co 11:10 – (Por que Sinal de poderio, Véu, Cabelo das mulheres, por causa dos anjos?)

Explicação de 1ª Co 11:10 - (Por que Sinal de poderio, Véu, Cabelo das mulheres, por causa dos anjos?)

Por que Sinal de poderio, Véu, Cabelo das mulheres, por causa dos anjos?

Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 1 Coríntios 11:10

Ao contrário do que, pensam muitos estudiosos e também a CCB, entre outras comunidades pequenas no mundo, afirmar a importância do véu, ou algumas Igrejas Assembleia de Deus e todas as outras denominações refutam dizendo que isso é um costume da época regional – até aqui está certo – mas refutam usando esse versículo, veja:

16: Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 

Pasmem os teólogos – que tristeza – vão dizer que o costume é do véu. Não! Semântica pelo amor do Criador! Costume de ser contencioso, de contender, de não aceitar o ensino!

Quem está pior nesse embate tolo? Um cria um preceito pela ignorância e outro refuta com ainda mais ignorância. Estamos mal de conhecimento entre os cristãos. É mais fácil um padre da mãe católica responder corretamente.

Sobre o véu já explicamos nos cursos que estão no portal, e de tempo em tempo sai alguém do sistema CCB e temos que explicar novamente. Vamos falar sobre o prometido no estudo/programa de hoje, a relação com o poderio dos anjos:

Sobre o poderio dos anjos…

Essa carta foi escrita em 55 d.C., embora Paulo tenha cometido alguns exageros na primeira carta, “consertando-os” na segunda carta, desta vez Paulo não está eivado pelo sistema do judaísmo, ele está falando algo incompleto, que para entender são necessários conhecimentos culturais e leitura ampla de toda linguagem paulina, da forma como ele via as Escrituras e sua forma de empregar a pedagogia.

Para não deixá-los ansiosos, vou primeiramente dar uma resposta objetiva do tema e depois aprofundá-lo…

Respondendo objetivamente…

Deus quer diferença entre macho e fêmea. O homem foi escolhido por ter sido feito primeiro como o responsável do lar – ancião da família – e será mais responsabilizado no Grande Dia.

Quando uma mulher coloca um véu de pano terreno e sobre a cabeça, é porque não tem a cobertura do Salvador e nem do marido, confirmando que sua cabeça está em desonra diante de D’us e dos anjos.

Quem pratica esse dogma, obrigando o uso do véu está apresentando-as como se fossem pagãs ou imundas, ou como se estivessem ainda no sistema do judaísmo, da letra que mata (explicarei mais abaixo) SEM SALVADOR, precisando usar um véu de pano terreno inútil para poderem ter acesso ao Messias.

Afinal: o véu tem mais poder que o sangue de Cristo? A água do banho do batismo tem mais poder? A ceia de hóstias gospel ou católicas – assunto tratado também no contexto de 1ª Co 11 – tem mais poder que a morte do Salvador? Foi para isso que o Cordeiro de Deus morreu? Para que ainda precisássemos de ordenças? Como diz o próprio Paulo em Colossenses 2:18 ao 23.

Por que Jesus morreu então? Bastava continuarmos observando a lei e tentando ser salvo por ela.

Vou explicar detalhadamente agora…

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.”

O homem é o ancião do lar. Entenda isso primeiro. Responsável por provisão, proteção e promoção.

4 e 5: “Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça”.

Primeiro veja o que coloquei em destaque: o homem com cabeça coberta, significa desonrar sua própria cabeça, ou seja, está debaixo da responsabilidade da mulher.

5: “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.”

Já para a mulher, cabeça descoberta significa: estar sem a cobertura da responsabilidade do homem ou de Cristo, não do véu perecível.

6: “Portanto (Paulo vai a conclusão), se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu”.

7: “O varão pois não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão”.

A mulher que não tem um homem responsável é como estivesse com o cabelo rapado. O véu é O Messias e a mulher é a Ekklésia.

Veja…

8: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão. 9: Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão”.

Traduzindo para vocês: Porque o Salvador não provém da Ekklésia, mas a Ekklésia provém do Salvador. Porque também o Messias não foi gerado por causa da Ekklésia, mas a Ekklésia por causa de Yahshua.

Até que chegamos no famoso versículo 10…

10: “Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos”.

Se lermos na Bíblia Original 1ª Pe 1:12 entenderemos: “O Evangelho vos têm sido anunciado por aqueles que vos pregaram pelo Espírito Santo enviado do céu. Para eles os anjos no céu desejam estar bem atentos”.

Se fosse um véu de pano tratado no texto com interpretação natural e literal, pense, por que seria importante para os anjos que uma mulher use uma cobertura para a cabeça? Alguns inventaram que os anjos ali citados são do mal, e possuiriam portanto quem não tivesse cabelo crescido. De onde tiram essas coisas? Paulo está falando em anjos do mal ali? O que Paulo está abordando logicamente só pode ser a submissão da mulher à responsabilidade dos homens que é um exemplo para os anjos. Os santos anjos que respeitam o Criador como Responsável Eterno e Supremo Ancião esperam que nós os homens, como seguidores do Messias, sejamos e façamos o mesmo.

11: “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor. 12: Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus”.

Homem descrente: ele não tem “O Cabeça do Corpo (interessante ressaltar que na mesma carta em 1ª Co 1 e 2 ele fala de Corpo, no 7 ele fala de casamento e no 12 do Cabeça do Corpo)” – O Messias;

Mulher descrente: também não tem, mas terá o homem como cabeça pela lei do mundo;

Mulher casada e salva com marido descrente: Cristo é A cabeça, mas pela lei de Cristo, vive debaixo da responsabilidade do marido;

Se é solteira e salva: vive debaixo da cabeça que é Cristo e do pai natural.

É isso que Paulo está tratando.

13: “Julgai entre vós mesmos: É decente que a mulher ore a Deus descoberta?”

A resposta vem no 14 e 15…

14 e 15: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? Mas, ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu“.

O véu perdeu a razão de ser. Não se usa véu, porque o cabelo está no lugar do pano. O versículo 15 traz a conclusão do que Paulo está apresentando.

Explicando o comprimento do cabelo: O Criador sempre quis distinção entre macho e fêmea, como expliquei no Curso Dessistematizando, sem precisar me repetir. Mas veja…

Culturalmente…

“Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma desonra; mas se a mulher tiver o cabelo comprido, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de véu” 1ª Coríntios 11:14-15.

Uma mulher que tenha cabelo longo se marca distintamente como uma mulher e não um homem. E naquela época, naquela região, representava uma mulher que tinha marido, e o respeitava.

Paulo está em paralelo citando a cultura coríntia, onde, quando o cabelo de uma mulher era mais longo do que o do seu marido, isso mostrava honra ao seu marido, respeitando sua responsabilidade no lar.

A cidade de Corinto tinha um templo dedicado a Afrodite, a deusa do amor, e o lugar era famoso pela prática de prostituição ritual. As mulheres que serviam no templo tinham as suas cabeças raspadas. Na cultura coríntia, então, uma cabeça raspada marcava uma mulher como uma prostituta do templo. Paulo diz à Ekklésia que uma mulher com a cabeça rapada deve se cobrir (1 Coríntios 11:6), pois uma mulher sem o seu cabelo tinha perdido a sua “glória” e não estava sob a proteção de um marido. Era o mesmo que dizer: “Eu me recuso a submeter-me à ordem do Criador”.

Esta passagem não ensina que a mulher seja inferior ao homem ou que ela deva ser submissa a todo homem. Está simplesmente ensinando que o homem é o responsável pelas reuniões no lar, onde ouvindo a mulher tomará as deciões. Ele chama para dialogar, é dele que deve partir as deciões mais difíceis.

O que vocês já sabem: hoje não temos mais prostitutas vindo do paganismo para à Ekklésia com cabelo rapado. Era uma questão cultural da época. Paulo também estava preocupado em haver diferença entre as pagãs e as salvas. Mas Paulo, como já mostrei, estava falando de algo muito mais profundo que um pedaço de pano invalidando o sacrifício de Jesus.

E agora vou provar tudo que ensinei com um dos textos que mais amo. Só ao ler esse texto você já entenderá tudo:

2 Co 3 a grande resposta: “E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. 14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. 16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”.

Eu imitando Paulo, e Paulo imitando O Messias, prova-se aqui claramente que 1ª Co 11 não falava de coisas físicas somente, assim como a sequência do assunto sobre a Ceia também não era de comida e bebida física apenas, mas de algo muito superior que ensinei para vocês aqui.

 

Por: Kell adaptado por Pr. Marcos Ribeiro.
share

3.6 10 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Hugo

Sendo cabelo o véu como tu disse, o homem esta usando véu também?

4 e 5: “Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça”.

Sua explicação está contraditória amigo…

cristina

Amigo Hugo, eu entendo que a mulher deveria ter cabelo mais comprido que o do homem. O texto se refere ao homem ter cabelo comprido, que seria uma desonra. Justamente para diferenciá-los, homem deveria ter cabelo curto e mulher mais comprido.

RUI

VC SE CONTRADIZ NAS EXPLICAÇÕES E NÃO ARREMATOU: A MULHER DEVE HOJE USAR VEU OU NÃO? É MERIDIANAMENTE CLARO QUE O CABELO LHE FOI DADO EM LUGAR DE VÉU. PONTO FINAL.

ADRIANA

Verdade…sim ou não deve usar????

Osni

As mulher aqui na casa com cabelo curto então como é que ela ia esconder as partes delas

José Francisco da Silva Filho

Lhes dou 3 motivod para o uso do véu
1 a carta remete não só a igreja de Corinto, mas a todos qiantos tivessem acesso à carta. I cor.1:1-2
2 como um princípio de sujeição ao anjos de Deus ( que esses não estão presos ao tempo(
3 se essa ordenação se limitasse só a corinto como uma coisa cultural. Então nós homens aqui não seríamos imagem de Deus. Que privilégio para os coríntios!
Sabemos que ha diversas passagem que Deus se utiliza de anjos para dar recados para os homens na terra e que os mesmos estão presentes no nosso dia nos cultos é por isso que as mulheres precisam estar em conformidades com esse mandamento.

Adriano

“todos lugares e em todas as épocas””

1 Coríntios 1:2
” Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, “COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR” invocam o nome de nosso Senhor Jesus. Cristo, Senhor deles e nosso:

No primeiro capitulo da Carta aos Corintios, após a saudação, Paulo direciona o conteudo da carta não somente ao povo de Corinto como para “COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR” invocam o nome de nosso Senhor Jesus.

Quanto ao Tempo e Época…
1 Coríntios 11:10 -Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

Sabemos que os “ANJOS” não morrem nem envelhecem…
estavam presentes na época e se fazem presentes hoje nos “SANTOS CULTOS” tornando válido ainda hoje o verssículo 10.

Verso 1 ao 14
Quanto ao Espírito (cobertura)
…usado na adoração.

Verso 15 e 16
Quanto a Natureza (descoberta)
… cabelos naturais

Adriano

O verso 10, fala que o uso do véu e por causa dos anjos…

Os historiadores dizem ser por causa das prostitutas cultuais

Entre a BÍBLIA e os livros de história…. Fico com a BÍBLIA (sem dúvida)

Muito perigoso confundir anjos com prostitutas !

joabe

vc acredita na bíblia ou nos historiadores?

Adriano

O que seria mais hipócrita ?!

“APAGAR” uma verdade..
ou sustentar uma mentira ???

ansadriano

É mais fácil APAGAR a verdade…
ou sustentar uma mentira

Alex

Amados, sei que trata-se de um post antigo mas acabei recebendo e gostaria de deixar meu comentário,obviamente respeitando a opinião do autor do post, todavia sem entrar no mérito de denominações religiosas como foi citado, gostaria de colocar alguns pontos. Em toda narrativa do capitulo 11 em nenhum ponto trás a questão matrimonial, que o homem é a cabeça do lar,etc, mas a todo tempo o assunto é referente a postura perante Deus, tanto do homem quanto da mulher, outro ponto é que as cartas de Paulo não eram restritas a localidade, mas elas eram lidas em outras igrejas e isso é notório em outras passagens incluindo a carta de Corinto no capitulo 7 verso 17, colossenses 4:16 entre outras, logo não se trata de algo cultural ou problema local, se assim fosse Paulo so fala sobre “paixões infames” a igreja de Roma, logo devemos acreditar que nas outras igrejas não tinham imoralidades sexuais?

Aloisio Cim

Que absurdo!!!! Cara tira isso tudo que você escreveu. Não nos envergonhe com uma interpretação dessas

J.Alencar

Penso que nada do que foi dito, tanto na postagem quanto nos comentários, revelam o âmago (essência) acerca deste assunto. O uso do véu pelas mulheres é uma obrigatoriedade de todas as mulheres de todos os tempos. A Bíblia não é um livro de época.

É necessário que as mulheres usem o véu?
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal (uso do véu) de poderio (ter dono), por causa dos anjos. (1 Coríntios 11:10)
Para entender este versículo primeiro precisamos ler Gênesis 6:2, e depois Judas 1:6.
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram (Gênesis 6:2).
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1:6).
Ou seja: Os anjos estão passivos de cobiçar (desejar) mulheres humanas. O véu é sinal de PODERIO (posse, ter dono), e por isso Paulo disse:
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. 1 Coríntios 11:6
Era costume tosquiar as prostituas (mulheres sem dono).
Ou seja: O véu sinaliza aos anjos que aquela mulher que usa o véu tem dono, e por isso Paulo confirma:
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 1 Coríntios 11:8,9
Ou seja: A mulher foi criada a partir da costela do homem, e não ao contrário.
Sobre a obrigatoriedade do homem não usar o véu, as Escrituras são bem claras acerca deste assunto e dispensam maiores comentários:
O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem (1 Coríntios 11:7).

Solange gama santos

Foi exatamente isso que ele disse na explicação , porque tanta confusão gente , misericórdia né , só que a sua explicação foi mais rápida ,mas a dele também é ótima …

Renato

Então por essa explicação pode-se concluir que um pedaço de pano impediria um anjo de possuir uma mulher? No que tange o caráter a fidelidade e a honestidade dela não. Pelo amor de Deus. Essa foi a estratégia que Paulo usou para que ouvesse menos constrangimento quando uma prostituta se convertia e queria participar dos cultos.

joabe

logo as mulheres tem que usar o veu,

Alle

Usando ou não um véu a mulher que for fiel alcançará salvação. Uso e costumes não não importam a Cristo desde que haja descencia…

Elienai dos santos Leandro

Lê o versículo 15 também

Douglas

Engraçado, quando diz… que ponha véu… Paulo está mandando a mulher por cabelo na cabeça?
Ainda usa exemplo do véu do templo como analogia… Meu Deus Desinformativo e mentiroso essa ideia.

GILMAR

: “Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos”.

O sinal de poderio foi vastamente abordado, porem no que tange aos anjos são (pastores, presbiteros, coperadores etc..responsáveis pela igreja) que ministram a palavra nada tem a ver com anjos da Glória de Deus, como podemos observar nas sete cartas do ap: 1,2 e 3.
O véu traz igualdade ocultando o deslumbre feminino que pode inflamar o desejo carnal, e sinaliza o poderio firmado pelo compromisso com seus cônjuges.

Last edited 2 anos atrás by GILMAR
Aline

Quem entende de Portugues! E le a Biblia nao precisa discutir! So entender! “Sobre” a cabeça! Colocar algo em cima da cabeça! Ou seja cobrir de fato a cabeça! Nao tem como colocar o cabelo “sobre” a cabeça! Mas tem como colocar o veu! Sobre a cabeça quando a mulher for orar ou profetizar.
simples assim…

Last edited 1 ano atrás by Aline
Lane Vander
Lane Vander

Não faria sentido algum o apóstolo Paulo dizer quase em toda a sua explanação que as mulheres cristãs devem usar o véu e no final dispensá-las de seu uso. É totalmente incoerente afirmar que o cabelo comprido do verso 15 substitui o véu do verso 6. Acontece que os vernáculos usados no original grego para essas vestimentas não são os mesmos, ou seja, no verso 15 o vernáculo grego usado é “PERIBOLAION” e tem o significado de mantilha, uma vestimenta feminina mais pesada, usada em lugares públicos, que cobria não só a cabeça, mas também os ombros e o dorso, enquanto que no verso 6 o vernáculo grego usado é “KATAKALUPTÔ” e tem o significado de véu, um tecido leve que servia para cobrir apenas a cabeça, usado em ocasiões especiais, nas reuniões de oração e adoração a Deus. Portanto, o apóstolo Paulo está falando de duas vestimentas diferentes, com fins diferentes.

https://verdadeemfoco.com.br/estudo.php?id=83

VEM SENHOR JESUS CRISTO VEM E REINA !

joabe

o texto esta claro, a mulher deve orar ou profetizar com a cabeça coberta, o resto são invençoes de homens, porque o uso do véu tira muitos membros$$$$$$, e as pequenas igrejas grandes negocios não vivem sem dinheiro, são lobos em pele de cordeiro.

Marcelino

Calma amigo . O véu citado em I Coríntios 11 tem aspecto cultural sim . Até mesmo hoje nos países árabes de religião islâmica a mulher é obrigada a andar toda coberta e em muitos casos andam somente com os olhos descobertos quem concordar com essa cultura pode seguir tranquila me cada um é livre para seguir o que bem entender . O problema é achar que Deus só atende as orações das mulheres que cobrem a cabeça com véu como já ouvi muitas delas falarem.Restringir a salvação a um costume e uma cultura . A morte de Cristo neste caso não teve validade né. É perigoso pensar e divulgar estes ensinos . Fica um tipo de salvação por obras e não pela graça de Deus !

Leandro Barbosa

O cabelo crescido – digo, literalmente crescido – é um véu para as mulheres. Tanto em relação ao marido tanto quanto a Deus.

Entendo que o Apóstolo Paulo está a falar CONTRA o uso do véu!! Ele é absolutamente avesso ao uso do pano na cabeça das irmãs. Está no texto meus irmãos!!!

É uma questão até de gramática portuguesa já que “…o cabelo foi dado EM LUGAR do véu…”

Nunca entendi esta doutrina mais estranha ao texto bíblico.
É como que o crente errasse pelo exagero de zelo.

Curioso que a fórmula batismal entendida e compreendida pelos santos Apóstolos, estas igrejas tem o costume de negá-lo. Atos 2:38; Atos 19:5 e demais referências.

Stefania

Acho que te falta interpretação de texto. No dicionário a definição de poderio quer dizer estar sob cuidads de um homem. Seu esposo ou pai e não que esta imunda . Mas enfim a questão aqui é a seguinte: Porque o fato das mulheres da CCB incomoda tanto?
Até onde sei, não são obrigadas, não saem falando que quem não usa está errado. Lógico que dentro de toda denominação existem os fanáticos. Mas antes de falar tal coisa , é necessário pensar pq esse fato te encomóa tanto.
Com relação a época e local onde foram dados os ensinamentos, na minha opinião não deve ser levado em conta tal fato. Pq se eu for pensar assim ,não posso ser Cristã, afinal, Cristo não deu ensinamentos exclusivos ou direcionado ao Brasil. Mas contudo, que você sirva a Deus de toda sua força e entendimento assim como cabe a cada de nós fazer o .estou sem fica julgando o entendimento do outra.

Vineia

Quanta baboseira, quanta falta de espiritualidade e conhecimento, meu Deus! Que vergonha alheia de quem escreveu isso tudo. Aff….

Mike

Não se julga religião alguma nem seus costumes quem nos outorgou autoridade de juiz ou inquiridor ?Cada um no seu quadrado❗Tomemos muito cuidado para aquilo que não temos autoridade divina para julgar ou criticar ou se quer discutir para que se falarmos contra qualquer religião ou fé e costumes não faça sobre cair sobre aquele que fala grande maldição ❗

31
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x