ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A NOVA VIDA EM CRISTO (Discipulado Lição 9)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A NOVA VIDA EM CRISTO (Discipulado Lição 9)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


A NOVA VIDA EM CRISTO

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.  2 Coríntios 5:17

A nova vida o homem recebe ao nascer de novo é chamada de “eterna”, o que indica não só quanto dura, mais também a profundidade dessa vida. É uma vida cheia de novidades. O que é velho já não existe mais.

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.  Romanos 6:4

Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. Mateus 9:17

Vivemos com Deus.

Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Romanos 6:10

Vivemos para cristo.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Romanos 6:8

Somos guiados pelo Espirito

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:13,14

Andamos por fé

(Porque andamos por fé, e não por vista).

2 Coríntios 5:7

Cristo vive em mim

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

Agora temos da parte de Deus

a) Pleno perdão dos nossos pecados;

b) Justificação da parte do justo juiz (Deus);

c) Santificação (separação para Deus) que me leva a viver a vida que Deus quer que eu viva.

Andar em novidade de vida é Deixa que Deus seja tão transparente e visível em nossas vidas que as pessoas vão ver em nós o amor de Jesus transbordando.
Jesus, quando veio aqui na terra, viveu o tipo de vida que Deus espera que eu e você vivemos. Mesmo sabendo o que é certo, nossa natureza pecaminosa, nos leva a fazer o que é errado. Esta nova vida que não vive e não ama o pecado é um verdadeiro milagre.

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:13

Esta nova vida é totalmente dependente do Espirito de Deus. Por isso o comportamento dessa pessoa é marcado pelo amor e pela justiça. Leia Tito 2:14; 1Pedro 1:115; Efésios 4:25.

Conflitos da nova vida

Mesmo não tendo uma nova vida não ficamos sem problemas. Quem aceita a Cristo enfrentará alguns conflitos e lutas, se quiser viver uma vida que agrada a Deus.
Estas lutas podem vir do mundo dominado pelas forças do mal, que mandam
demônios para fazer você desistir de seguir os caminhos de Deus.
O próprio Senhor Jesus avisou seus discípulos a respeito a respeito desta oposição.

1) O cristão pode esperar violenta oposição

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:14

Estas lutas podem vir através de problemas financeiros, critica dos amigos, e outras coisas acontecer também a perseguição por você ter se tornado um Cristão, mas encare com seriedade a sua luta contra as forças do mal; você é agora um soldado de Cristo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

2) Satanás não desiste

A bíblia ensina que a existência de satanás é uma realidade; ele é inimigo de Cristo e de todos os que o seguem. Aceitar a Jesus Cristo como seu salvador pessoal e obedecer, os seus ensinos é o mesmo que declarar guerra a satanás.
No livro de 1Pedro capitulo 5:8 o diabo é apresentado como um leão que ruge procurando suas vítimas. O próprio Jesus não ficou livre de suas tentações.
O diabo usa todas as suas forças para tentar derrotar os discípulos de Jesus.

3) A nova vida envolve uma luta intensa

Viver a nova vida é como disputar uma corrida. Todas as coisas têm que ser deixadas de lado para conquistar o alvo principal que é Jesus Cristo.

O cristão tem que conquistar vitória sobre o egoísmo, orgulho, inveja, preconceito, mentira e outras coisas.
Cada uma destas vitórias conquistadas é uma guerra tremenda. É uma verdadeira guerra travada para apagar a Deus e fazer coisas boas.

4) Você pode falar

A vida cristã é cheia de altos e baixos. Você poderá falhar em alguma luta ou sentir falta de coragem. Mas também terão momentos de vitória e alegrias.
A tentação que você vencer voltará outras vezes. A perfeição total só existe em Deus. O cristão deve reconhecer que é fraco e precisa se fortalecer em Deus. Pedir perdão a Deus pela fraqueza e depois seguir em obediência a palavra de Deus.

Recursos para viver a nova vida

Jesus prometeu que eu não estaria sozinho nesta luta.

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20

Quando o cristão procura os recursos de Deus para viver a nova vida ele tem vitória.

1) A graça é a força de Deus

Devemos desejar agradar a Deus em tudo. Estando bem perto de Deus, estamos fortes para vencer as tentações.

Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14

2) Cristo intercede por mim diante de Deus

Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25

3) As armas de Deus no cristão: Efésios 6:14 a 18.

A fé, a verdade, a justiça, a palavra de Deus, a salvação, a oração.

4) É vida de fé

Ter fé é saber que Deus controla toda situação quando eu entrego a Ele, mesmo nas horas mais difíceis. É saber que eu sozinho não posso, mas com Ele tudo é possível.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

Sinais de quem tem uma nova vida

1) É diferente

Algo novo entra em nós quando temos Jesus. Nosso comportamento é diferente daquele que não serve a Deus.
Tudo é novo: pensamentos, intenções, valores, padrões, objetivos.

2) É controlado por Cristo

Cristo é o Senhor de nossa vida e a Ele eu devo obedecer e agradar.

3) Tem o amor de Jesus

O cristão verdadeiro não olha raça, cor ou classe social, pois Deus vê as pessoas de forma igual.
O amor não tem inimigo, não abandonada as pessoas , perdoa e não quer vingança.

4) Se envolve com as coisas de Deus

A preocupação é salvar os perdidos, adorar a Deus, servir e levar Jesus a todo lugar.
O verdadeiro cristão se envolve com a justiça entre os povos.

O impacto da nova vida

O cristão que vive uma nova vida se torna tão necessário para os outros, quanto o sal na terra e a luz no mundo. Jesus disse:

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrigar, mas cumprir. Mateus 5:13-17

Estas duas coisas ajudam as pessoas a viverem melhor.
O cristão deve viver para tornar a vida das pessoas bem melhor. Para tirá-las da escuridão e leva-las para a luz.

Para pensar

1. A nova vida em Cristo é diferente. Houve mudanças em sua vida para melhorar, depois de aceitar a cristo?

2. Procure deixar cristo controlar sua vida. Gálatas 5:22-26.

3. Você pode entrar com a presença de Cristo nas dificuldades, não desanime.
Com Ele você terá vitória.

4. Você está pronto para caminhar com Cristo, nesta nova vida?


Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso além de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais íntimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no mínimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente na sua via para melhor, compartilhe suas experiências que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6


Bibliografia: Ensinamentos Básicos do Cristianismo – Discipulado I –  MCM POVOS
Revisão, Adaptação e Ampliação, feita por Pr. Marcos V. Ribeiro – Igreja Vidas para Cristo

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x