ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, MINHA VIDA DE ORAÇÃO (Discipulado Lição 12)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, MINHA VIDA DE ORAÇÃO (Discipulado Lição 12)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX
CHAVE PIX CNPJ:  24.221.058/0001-23
CHAVE PIX E-MAIL:  igrejavpc@gmail.com
Ou TRANSFERENCIA
BANCO 104 – CONTA CORRENTE CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGENCIA: 4519 – CONTA Nº:  347-3  – OPERAÇÃO: 003
CNPJ: 24.221.058/0001-23 | IGREJA VIDAS PARA CRISTO


MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


MINHA VIDA DE ORAÇÃO

“Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.  Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Salmos 91:15,16

A oração é a comunicação com Deus. É um diálogo de duas pessoas que se amam: Deus e o homem.
Deus fala conosco de várias maneiras, mas nós só temos uma forma de falar com Deus: através da oração. A oração é uma rua de mão dupla: falamos e ouvimos.
Existem princípios para uma oração funcionar, para vermos a resposta daquilo que pedimos. Deus está interessado em tudo o que for fazermos.
Há uma necessidade muito grande de termos comunhão com Deus eterno, pois Ele é nossa única fonte de vida. Sem Ele estamos perdidos, sem direção, sem rumo. É através da única fonte de vida. Sem Ele estamos perdidos, sem direção, sem rumo. É através da oração que conseguimos essa direção para vivermos de acordo com a Sua vontade.

Existem pessoas para conseguirmos uma entidade com Deus

1) Não ser hipócrita – não vê os próprios defeitos, mas vive olhando os erros alheios e colocando a culpa nos pelos próprios erros. Não é sincero com Deus e faz as coisas para ser visto pelas pessoas.

2) Não usar orações repetidas – o Senhor ensina seus discípulos a não fazer da oração uma reza (oração decoradas). Ela deve ser feita com inteligência, ser espontânea, com alegria e não como uma obrigação, mas como um momento agradável. Uma oração mecânica não tem nada de fé.

3) O lugar secreto – o cristianismo não é apenas um conjunto de rituais e cerimônia religiosas, mas relacionamento pessoal com Jesus, A oração é o melhor caminho para você cultivar esta relacionamento. Deus espera que você e Ele tenham um momento reservado, um tempo a sós para ter intimidade.

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.Mateus 6:6

4) ter motivações corretas – Jesus deixa claro que se alguém vai orar, nas o desejo é de ser visto pelos homens, então essa será a única recompensa que ele terá. Mas se oramos com o coração correto diante de Deus, Ele nos recompensará diante de todos.

5) Ter um correto relacionamento com Deus – Ele quer se relacionar com você como um filho deve ser com o seu pai. Ele não é imperfeito como o pai na carne. Ele é nosso pai celestial perfeito e quer se revelar a nós.

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que ló pedirem? Lucas 11:13

6) Ter uma verdadeira confiança em Deus

“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Salmos 55:16,17

A oração verdadeira é feita através da fé, na certeza que Ele vai responder.

Cada cristão tem três inimigos

a) A carne – é vencida com o jejum.
b) O mundo – é vencido com a oração.
c) O diabo – é vencido com a palavra de Deus.

Como devemos orar

1) Em Nome de Jesus

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

2) Ser objetivo – ter um objetivo a ser alcançado e orar, até obter resposta.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6

3) Ser perseverante

“Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir se lhe á. Lucas 11:10

4) Orar com sinceridade

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Mateus 6:6-8

5) Não usar repetições vazias – uma oração decorada não tem nada de fé. O senhor ensina seus discípulos a não fazer da oração uma reza, uma tradição. deve ser feita com alegria e não como uma obrigação.

6) analisar se existe algo que está atrapalhando, como pecado, motivos errados e outros.

Quando devemos orar

“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Salmos 55:16,17

1) Sempre – deve ser nossa atividade constante.

“Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17

2) Momentos exclusivos, reservados para falar com Deus.

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6

3) Oração relâmpago – é feita em qualquer lugar e em qualquer momento.
Exemplo: antes das refeições, antes de sal.

4) Oração pública.

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.Atos 4:31

Tipos de orações

1) Louvor e adoração – É a expressão do puro amar a Deus.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

2) Ação de graças – É o reconhecimento cheio de gratidão de que Deus está interessado em nossas vidas.

“Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18

3) Arrebatamento e confissão.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

4) Petição – Apresentado os nossos pedidos pessoais a Deus.

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

5) Intercessão – orações em favor de outras pessoas.

“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 1 Timóteo 2:1

Obstáculos para que a oração seja respondida

1) Não pedir.

“E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22

2) Não pedir com fé. 

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvidar é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. Tiago 1:6,7

3) pedir com motivos errados.

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3

4) Pedir em desacordo com a vontade de Deus.

“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14

5) Pecados não confessados e falta de perdão.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

6) Orar para agradar pessoas.

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:5

7) Ansiedade.

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

8) Problemas na vida familiar.

“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus, herdeiro da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:7

9) Desobediência a palavra de Deus.

“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecer disso, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1:25

10) Ingratidão – ela nos impede de receber o melhor do nosso pai.

Ajuda na oração

O Espirito Santo nos ensina a orar de forma a alcançarmos vitória. Ele nos guia na oração.

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. Romanos 8:26,27

Leia também Lucas 12:12; judas 20 e Efésios 6:18.

Companheiro de jugo – persistir em oração não é fácil, por isso é sempre bom você ter grupo de 2 ou 3 pessoas com quem possa orar junto.

“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Mateus 18:19

Oração da igreja – Deus libera grande poder quando a igreja ora junta com um só
coração, pelos propósitos de Deus. Através das orações, Deus pode abrir portas para a transformação de pessoas, famílias, cidades e países.

Mandamentos de Jesus para a oração

1) Vigiar e orar sempre.

“E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Lucas 1:36

2) Orar para não cair em tentação.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

3) Orar pelas nossas autoridades – naturais ou espirituais.

A bíblia nos ensina a orar pelas autoridades, para que possamos viver em paz. Orar pelos pais, professores, chefes, líderes, pastores da igreja, pelo presidente do nosso pais, etc.

4) Para Deus mandar mais trabalhadores para a sua obra.

“E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Lucas 10:2

5) Orar pelos nossos inimigos.

“Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Lucas 6:28

conclusão

Decida hoje ter uma vida de oração. O pai deseja ouvir a voz do seu e ter um relacionamento mais próximo com Ele.

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x