Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/essential-grid/includes/item-skin.class.php on line 1145

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2715

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2719

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/vidasparacristo/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3615

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO (Discipulado Lição 8)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO (Discipulado Lição 8)

CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO

Ninguém se salva por um ritual ou cerimônia.

A salvação vem através de um Salvador. A salvação do homem depende somente da obra de Deus feita através da vida e morte de Jesus, na cruz do Calvário. Mas, é preciso que o homem receba de graça o plano de Deus para a sua restauração.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

‘’O pagão traz sacrifício ao seu deus, o Cristão aceita o sacrifício do seu Deus’’. É muito importante que tenhamos certeza das coisas que temos em nossas vidas.

A Bíblia garante que podemos ter certeza da vida eterna. Sem esta certeza é impossível viver a vida com Cristo.

Ao fazer este estudo, examine como você está nesta certeza á luz da Palavra de Deus.

Condições para tomar posse da salvação

1) Arrepender-se do pecado

Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Atos 20:21

Todos somos pecadores e precisamos de arrependimento.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

Arrependimento não é reformar-se, não é ser religioso. Não é crendice ou fé só no pensamento.

Fé no pensamento é saber que Deus existe e que Jesus morreu na cruz, mas não andar nos seus caminhos nem obedecê-lo e não ter mudança de vida. Esta fé é morta.

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.

 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Tiago 2:19,20

Arrepender é dar meia volta, andar em sentido contrário ao que se está andando, é mudança de pensamento, de coração e de atitudes.

É ficar se revoltando contra o pecado e acreditar que servir e obedecer a Deus são o melhor a fazer.

Exemplo: um viajante descobre que está viajando no trem errado o homem descobre que está no caminho errado para a salvação, observando a Palavra de Deus.

– O viajante fica perturbado com esta descoberta= o homem sente tristeza por estar ofendendo a Deus.

-Na primeira oportunidade o viajante deixa esse trem e pega o trem certo = o homem dá meia volta e vai à direção de Deus e muda de vida.

– O viajante fica satisfeito porque agora viaja na direção certa = o homem começa a fazer coisas que agradam a Deus- ele fica satisfeito e Deus também.

Dêem fruto que mostre o arrependimento! Mateus 3:8

 

O arrependimento é produzido pelo Espírito Santo. Ele vem pela misericórdia de Deus. Ele usa a Palavra para gerar o arrependimento em nós.

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Romanos 2:4

 

O verdadeiro arrependimento produz

  • Certeza do pecado – Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Lucas 15:18
  • Abandono do pecado – O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13
  • Tristeza por ter pecado, confissão e mudança de vida. Não é tristeza por ter sido descoberto no pecado (remorso).

 

 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:10

 

  • Mudança de posição – O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Colossenses 1:13

 

Reino do diabo – vivo como quero, na escuridão.

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;  Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:2,3

 

Reino de Deus –vivo como Ele quer, na luz.

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos8:34-36.

 

2). Ter conversão sincera – é o trabalho do Espírito Santo no homem que está de costas para Deus, levando – o a ficar frente a frente com Deus, quebrando toda barreira do relacionamento.

E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3

É abandonar a vida de pecado e ficar próximo de Deus.

Duas coisas importantes para a conversão acontecer são a fé em Jesus e o arrependimento.

É confiar no que a Palavra de Deus diz e receber uma nova vida, que não ama o pecado, mas ama a Deus.

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9,10

É Deus que nos dá a salvação de graça. Somos salvos pela bondade e misericórdia de Deus, sem qualquer merecimento de nossa parte.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9

O homem precisa, diante de tudo que Deus fez, reconhecer que sem Jesus está perdido, desejar mudar de vida, arrepender-se dos seus pecados e, pela fé, através de uma oração, entregar totalmente sua vida a Jesus Cristo.

 

Benefícios recebidos por alguém que tem uma nova vida 

  • Novo nascimento – a mudança de Deus em nós chama-se nova vida ou novo nascimento. Não é ser reformado, é fazer tudo novo no espírito do homem.

    Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Efésios4:28

  • A reconciliação – a paz com Deus é feita. Agora não somos mais inimigos, mais filhos.

Quem faz nossa reconciliação com Deus é Jesus, que é a ponte, é nosso medidor.

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo ; Romanos 5:1

 

  • Os pecados são perdoados.- Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.1 João 1:9 
  • Passa a pertencer à família de Deus. 

-Torna-se filho de Deus (antes éramos só criaturas)

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:26

  • Fica livre da condenação do inferno.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

  • Vida eterna e a certeza da salvação

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. 1João 5:13

  • Recebe uma nova vida– novos caminhos, novos hábitos, novo comportamento, nova maneira de pensar

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.2 Coríntios 5:17

  • Passa a ser morada do Espírito Santo- propriedade exclusiva de Deus.

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.1 Pedro 2:9,10

  • É declarado justo diante de Deus, pelo o sangue de Jesus. Quando Deus olha para nós, Ele vê Jesus dentro do nosso coração. Ele é justo, perfeito e santo.
  • É declarado santo (separado para servir a Deus)

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.1 Pedro 1:16

E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.1 Coríntios 6:11

Podemos afirmar que temos a vida eterna pelas seguintes razões:

  • Deus não mente. Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Tito1:2
  • O Espírito Santo confirma isto.

-O Espírito Santo fala com o nosso espírito.

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

-Recebemos a marca de Deus.

 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; Efésios 1:13

– O Espírito Santo veio habitar em nós.

Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 1João 4:13

  • Pela transformação que aconteceu depois que recebemos a Jesus

O que éramos sem Cristo

 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3

Esse tipo de pessoa não pode entrar no Reino de Deus.

O que passamos a ser em Cristo

Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:4-7

É Deus quem faz esta transformação por causa do seu amor. O sangue de Jesus é poderoso para nos limpar de toda sujeira e maldade.

Como podemos conhecer uma pessoa que nasceu de novo, em Cristo:

  • Deseja conhecer e praticar a Palavra de Deus.

A Bíblia é o alimento para o crescimento do cristão – ‘’. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;1 Pedro 2:2

  • Procura seguir o exemplo de Cristo (viver como Ele viveu) Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.1 João 2:6

 

  • Não vive praticando o pecado (a sua vida foi transformada –ele não ama mais o pecado

 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.1 João 3:9

  • Procura falar de Jesus a outras pessoas
  • Tem comunhão com Deus

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:15

  • Ama seu irmão e vive em comunhão com Ele. A Igreja é a maneira que Deus achou para vivermos em comunhão com nosso irmão

Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. I João 3:18

 

Conclusão

O nosso nascimento é só o início da vida com Deus. A nova vida recebida precisa ser desenvolvida. A chave para o seu crescimento é a obediência total à Palavra de Deus.

Estude a Palavra de Deus. Fale com outras pessoas que você é uma nova pessoa em Jesus. Reúna-se com os irmãos para adorar a Deus, estudar a Bíblia e viver em comunhão com Deus e com seus irmãos de fé.

 


Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso alem de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais intimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no minimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente na sua via para melhor, compartilhe suas experiencias que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6


Bibliografia: Ensinamentos Básicos do Cristianismo – Discipulado I –  MCM POVOS
Revisão, Adaptação e Ampliação, feita por Pr. Marcos V. RibeiroIgreja Vidas para Cristo

 

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

WhatsApp Br