Afinal, eu tenho dons dado pelo espirito santo de Deus, ou são meus?

Esboço  1 Coríntios 12

Igreja Vidas Para Cristo

Pastora Leediere

Transcrito por Isabel Bertilho Gonçalves.

 

 

‘’Afinal, eu tenho dons dado pelo espirito santo de deus, ou são meus? ‘’

Versículo Chave : {1 Coríntios 12 : 4} A palavra  do  Senhor Jesus nos dá seguinte instruções , para  saber  quais são os nossos dons. O que acontece geralmente é que ficamos confusos  sem saber quais dons o senhor nos deu. E isso nos leva a fazer a seguinte pergunta: ‘’  Pastora , pastor, irmã (õ) como eu   faço para saber  os dons  que  Deus me deu?  ‘’ ou quem sabe  você  fala :  Será que  realmente eu tenho algum dom  , na  casa de  Deus?.

Bom , todos nós  temos   alguma  função na  casa  de  Deus, O Espirito Santo nos  dá aquilo que é necessário para   fazermos  a obra dele .

Para  realizarmos  o Ide do  Senhor , como em Mateus  28 :  18

1 Ponto  :  Deus nós dá  segundo  a nossa fé,  segundo  aquilo que nosso coração deseja, segundo a intensidade que nós  buscamos, ele vai dando e vai acrescentando dia após dia  { Mateus  7 : 7)

2 Ponto : Não  tem dessa ‘’Há eu não tenho nada de dom não ‘’. Não  podemos  dizer isso,  pois  estaremos  anulando e  amaldiçoando aquilo que  Deus  deseja  derramar em nossos  corações.

3 Ponto : Só podemos   ter dons   que vem do  Espirito Santo de  Deus quando verdadeiramente temos  um encontro com o  Senhor , ou seja quando  nós nascemos  da água é  do  Espirito João  3 : 3 -9. Só podemos  receber do Senhor quando  nascemos de novo. Pois  como  Deus vai nos confiar  os dons  que vem dele,  se nós não nascermos  de novo?  se nós  não  tivermos  um encontro  verdadeiro com  Deus? Não tem como ele derramar em nossas  vidas  , para sermos  usados em sua obra!

 

Quais   são  os dons  que  o  Espirito Santo  nós dá ?

Em  1Coríntios  12 :5 diz:   Há  diversidade de  ministérios, mas o  Senhor  é o mesmo.

  • Existem pessoas que  tem  o dom  da fé  exemplo :  George Miller ele  tinha o dom da fé dada ao  Senhor , para  cuidar de um orfanato inteiro , pois  ele tinha fé  que  Deus mandava recursos financeiros , alimentos para as crianças , e  olha  que mandava mesmo . Afinal a palavra de  Deus nos  afirma  claramente  que  sem fé e  impossível de agradar a Deus.

2  – O dom de   curar,  o  Discípulo de Jesus: Pedro , ele tinha o  dom de curar. Como  isso pode ser possível ?  , simples Pedro  passava  ,  e até  a sua  sombra  curava os  enfermos , os doentes  onde se encontravam. {Atos 5 : 15 -16}

3 –  Dom  da  Palavra da  sabedoria { Daniel 1  : 17} Aqui  fala   que  Deus deu  o  conhecimento e a  inteligência  em todas  as  letras  e  a  sabedoria, ou seja  não é errado pedimos  sabedoria, pois  o  dom  da   Saberia e  uma dadiva de  Deus  também  para nós  . Tiago   no capítulo  1, e no capítulo  . 3  fala  sobre   a  sabedoria que  vem de  Deus .

Provérbios  2 : 6Porquanto é o SENHOR quem concede sabedoria, e da sua boca procedem a inteligência e o discernimento. 7Ele reserva a plena sabedoria para os justos; como um escudo protege quem procura viver com integridade,…

4- Dom da  palavra da ciência : E o dom da  revelação, quando  uma  pessoa   tem  o dom  da  revelação .O Próprio  Jesus , ele tinha  a revelação .

Pois  em  João  4 : 29 :  fala ‘’ Vinde  e  vede um homem  que me disse tudo  quanto  tenho feito ; porventura não é este  o  Cristo?

João também   , o discípulo de Jesus  também teve, quando  Deus  revelou  o livro  de apocalipse  a ele.

Samuel  Também teve  revelação quando  Saul pecou, Deus  revelou  a  Samuel  o que  Saul tinha feito,  que  foi  a  sua  desobediência .

5 –  Dom  de operações de  maravilhas : É quando  Deus usa a pessoa para algo impossível para os nossos  olhos. Mateus 19:26
Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”.

Exemplo : Quando Jesus  andou sobre as águas, aquilo lá   era impossível .mais ele operou sinais e  maravilhas

Mt 14 { 25Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.}

6- Dom de profecia  :  E quando   uma  determinada  pessoa   prega exortando as pessoas para o arrependimento , na  bíblia  temos:  João  Batista  que  pregava  sobre  o  arrependimento, exortando as  pessoas  para  que se  arrependessem  verdadeiramente  Mt  3 – 2 ‘’ Arrependei-vos , porque é chegado o Reino dos céus ‘’ Quando anunciamos  o  juízo de  Deus  .

Ex.ª :  ‘’Olha  temos  que   parar de pecar’’

‘’Não podemos  continuar mentindo ..’’

  • Coríntios 14 : 3 ‘’ Mas o que profetiza fala aos  homens  para  a  edificação , exortação e  consolação.

7-  Dom de  Discernir Espíritos :  Paulo tinha  esse dom, quando  uma jovem  dizia ‘’  Vejo que és homem de  Deus,  e Paulo percebeu que não era  o  Espirito Santo de  Deus , e sim um Espirito de  Adivinhação que  aquela mulher  possuía.

8- Variedade de  Línguas : Quando a pessoa  tem o dom  de falar várias  línguas  diferentes  exemplo :  Espanhol, Hebraico,  Inglês.. etc.  {Atos 2 – 4 }

9- Interpretação de  Línguas :  Quando  uma   pessoa  tem o  dom de  interpretar o que  aquele  homem  ou mulher  está  dizendo pela  parte de  Deus

Porque é necessário  interpretar o que a pessoa fala ? Para que  outras pessoas   possam  compreender.

1 Coríntios 14 :5

II Parte 1 Cor 12-12.

Deus  escolheu cada   pessoa  para  cada  função, cada pessoa  tem  uma  função no membro do corpo de  Cristo, não  podemos  querer esnobar ninguém ,  pois  cada   pessoa   faz  um papel que  Deus colocou  para  ela  fazer. Palavra  do  Senhor  fala  que  1 Coríntios 12 : 23, fala que devemos  honrar  o  que  pensamos  que  são os  mais desonrosos no corpo . O  Espirito Santo de  Deus não  faz exceções de ninguém, nós  muitas  vezes  em que  fazemos  mais  Deus não  faz isso . Como Paulo fala : O que  se   glorie , glorie –se no  Senhor, não podemos pensar :  Eu  sou mais  do que você, sou mais  suficiente do que você.’’ Cuidado pois  Deus pode honrar  aquele membro do dedão do pé, do fio de  cabelo  que é   mais desprezível  para Você.

‘’Aquele  que  quer  ser o  maior   no  Reino  dos céus   se  faça  o  menor’’. Temos  que  nós  humilhar, sermos humildes  e  darmos  Glória  a  Deus por  cada  função no  membro do corpo que ele concedeu  a cada um de nós .

‘’Pode  o  vaso questionar  o  Oleiro ‘’ ?

Temos que   Fazer    tudo   decentemente e com ordem  na casa de  Deus, não podemos invejar um  ou  outro pelo que  Deus  decidiu , concedeu o  desejo  do seu  coração. Ele é  quem opera em nós  tanto o querer  e  tanto  realizar  em nossa vida. (fp2:13)

Deus  não  escolheu  só   um , escolheu todo nós  , mesmo aquele que  é  a unha do pé,  para que  vá  e dê frutos, e  os nossos  frutos  permaneçam. Temos  que  permanecer unânimes ( unidos) uns com outros  na  casa do  Senhor.

 

Efésios 4
30E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção. 31Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade!32Pelo contrário, sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como Deus vos perdoou em Cristo.

 

Não podemos dizer :   Irmão, (a) , fulano  (a) :  Saia daí  pois  quem deve tomar  esse  lugar sou eu  e não você, quem deve ser as mãos sou  EU e não  você. Longe de nós  todo   tipo de  inveja, e ciúmes.

 

Jesus  quer que  sejamos um  com ele  como ele  é com  o nosso Pai. João  17 :  21-22.

 

Os Ministérios  no corpo de  Cristo { 1 Coríntios 12  28 – 31}

 

1 Deus colocou  cada um  em seu  determinado  Ministério.

 

1 Apóstolos , para que eles   servem?  Qual é  o ministério de  Apostolado ?

Apostolo significa ‘’ enviar ‘’  Enviar  uma pessoa , sob uma  autoridade de quem manda e da  responsabilidade de quem vai.

Ministério :  Enviar, Liderar as pessoas..

 

2 Profeta , O que é profeta, o que  essa pessoa faz? 

O ministério de uma  pessoa  que  escolhida  para ser profeta , e  exortação , levar  a  pessoa  para o arrependimento , Profeta  significa  :  Aquele que ouve de  Deus. Ou seja  e  aquela pessoa  que  passa  uma  mensagem  para a  Igreja, pessoa  que  Deus  direcionou .

 

3 Doutores  { Mestres) Significado aquele   ensina, que  explica, que ensina  a  palavra  que dá  o ensino  da  palavra  de  Deus.

4  Ministério de  realizar milagres, ou   curar :  São aquela  pessoa  que  Deus  escolheu  para Glorificar o  Seu  Santo nome  através de  usar as pessoas  para levantar  pessoas  da  cadeira  de  rodas, usados para  curar  cegos, mudos etc.

Esse é um ministério muito  lindo.

Exemplo : Deus   em nome  de Jesus Cristo levanta  essa pessoa  , e a pessoa  vai e  levanta ‘’

 

5  Socorros: O que é   ministério que Paulo quis  dizer ?  Socorro  vem dizer socorrer alguém, ajudar  as pessoas . por exemplo os órfãos, viúvas, pobres, desamparados, aquele  que  Deus  escolheu  para  acolher, ajudar. Etc. Porém só podemos  fazer se nós  tivermos  amor .  1 João { 4 : 14}

 

6  Governos: O que é uma pessoa que  exerce   esse ministério, o que ela faz  nesse ministério que  Deus a  colocou? Ela  Governa, administra, lidera, tem  o dom  de  administração, mandar.

Na Bíblia fala  de um homem que  Governou ,  que  Deus colocou como  Governador naquele País, José, ele  governou o  Egito inteiro, ele  foi colocado  para administrar , ele tinha o dom  de  governar, de administração.

Você  já  viu  aquela  pessoa  que   administra  e dá  resultado, que administra na casa  de  Deus? Eles  também tem um papel que e necessário. Pois se   eles não fossem necessários  Deus não  os tinha colocado como administradores em sua  obra. Já imaginou que  bagunça que seria? Por isso Deus levantou  o ministério de  Administração.

Variedades de  línguas: Por que  ela  existe? Porque  Deus bem assim  quis, Variedade de  Línguas  e aquela pessoa  que tem o dom de  falar  vários tipos de línguas, que  tem o dom  de  falar  muitas e  muitas  outras  línguas desconhecidas.

‘’Pois as coisas  de  Deus são  loucura para o mundo.’’

 

III { Finalização}

Não devemos enterrar nenhum dom que  Deus nos deu, pois  ele  vai nos  cobrar, não devemos desprezar  aquilo que  Deus nos deu . Um  Exemplo  típico está  em Mt  25 :  14 , Jesus  fala  sobre  o  homem em que  deu   cada um  talento  para  o  seus  servos.

O   primeiro ele  deu cinco, o segundo dois,  e  ao  outro  um.  E em seguida ele   diz  a  cada um  segundo  a sua   capacidade  , e  ausentou-se  logo para  longe.’’

E quando  ele  chegou   ele perguntou para    os  3  cada  os  talentos  que  eu vos dei?  O  1  disse aqui Senhor. Ele  diz  :’’  Servo bom e fiel. O segundo   da mesma  forma. Porém o   3 não ele   disse   eu escondi  o talento que  o  senhor me  deu ,   logo  em  seguida  o  Home  declarou :  Mau  e   Negligente servo’’

Não  podemos   enterrar ,  não  devemos   fazer a  obra  de  Deus  relaxadamente . Pois o  Senhor  conhece  o nosso coração.

Conclusão : Ser fiel no  pouco  e no  muito  te darei.  Se nós não fomos  fies nos  dons  que  Deus nos deu  ele nunca   vai  acrescentar  em nossas  vidas. Peça  a  Deus, clame  ao  Senhor

Lembre-se : I Timóteo 4 :  14 ‘’ Não desprezes  o dom que há em ti,  o qual  te foi dado  por  profecia,  com  a imposição  das mãos  do presbitério.’’

Querido e  querida,  guarda o seu  coração, peça  a  Deus que ele   Sonde o seu   coração, peça  ao  Senhor para que ele  derrame sobre  ti  a  graça, a  unção do  Senhor

Mais  o Maior  dom que pode  ter em nós  o  maior  ministério  é o  Servir devemos ser servos de todos para que  Deus  venha nos usar.

Versículos finais : João  15:7-8   Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.  Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Jo 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

João  14 : 14   :  Se  pedirdes  alguma coisa em  meu nome, eu o farei.

 

Transcrito por: Isabel Bertilho Gonçalves

 


Leediere Bertilho Martins Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *