Qual é a sua missão?

Qual é a sua missão?

Tema: Qual é a sua missão?

 

Jonas cap. 1-4

Introdução: “Cada crente tem uma missão nessa vida”. Quando Deus nos “chama” para a salvação automaticamente já nos chamou também para fazer alguma coisa no seu reino.

Há dois tipos de chamada:

 

  • Chamada geral – Essa chamada envolve qualquer pessoa independente de seu nível intelectual.
  • Chamada específica Essa por sua vez é com qualificação. Exemplo: Deus quer você como um pastor ou um evangelista, ou outro ministério específico. No caso do profeta Jonas Deus o chamou para ser um profeta.

 

 

  • Deus chama Jonas para um propósito.

 

No primeiro capitulo do livro de Jonas, no versículo primeiro está escrito assim: Levanta-te e vai… Para onde Deus estava enviando Jonas? Para a grande cidade chamada Nínive.

Nínive era uma metrópole com 120 mil habitantes, há 750 anos antes de Jesus. No entanto era uma grande cidade.

 

 

  • Jonas desviou do propósito de Deus.

 

 

Por não ser simpáticos aos moradores de Nínive Jonas fugiu da presença de Deus. Chegando ao porto para adquirir sua passagem para Nínive ele fugiu do propósito e comprou passagem para Társis.

 

Deus puniu o profeta Jonas, enviando uma tempestade ao mar assolou o navio em que Jonas estava a bordo. Logo o profeta preocupado com as pessoas que sofriam inocentemente, pois a culpa era sua, ele mondou que o comandante do navio o lançasse ao mar revolto e assim o fizeram. Logo o mar se acalmou!

 

  • Um grande peixe tragou Jonas.

 

O peixe que tragou Jonas ao ser lançados nas águas, o vomitou na praia não muito longe dali, o que possibilitou Jonas a voltar ao início e pedir a Deus uma segunda chance para cumprir sua missão. “Assim que foi lançado do ventre do peixe o profeta não excitou em obedecer ao chamado de Deus para sua vida”.  

 

 

  • Jonas vai a Nínive e prega para a cidade.

 

Ao ouvir a pregação do profeta Jonas o rei da cidade se humilhou na presença de Deus e decretou jejum para os homens e até para os animais. Houve grande quebrantamento na vida daquele povo. Houve grande arrependimento de pecados e aquela cidade se converteu a Deus.

 

Conclusão: Não podemos ser desobedientes à Palavra do nosso Deus, pois Ele é Senhor e soberano sobre nossas vidas. Quando Deus te mandar onde quer que seja, confie! Ele é poderoso para cumprir seus propósitos e também para te guardar em todos os seus caminhos. A verdadeira chamada de Deus será confirmada em suas vidas quando demostrar verdadeira obediência.

 

 

 


Deixe um Comentário...