Qual é a Melhor tradução da Bíblia? Distinga você Qual a Verdadeira e Fiel Palavra de Deus, em minutos.

Qual é a Melhor tradução da Bíblia? Distinga você Qual a Verdadeira e Fiel Palavra de Deus, em minutos.

Distinga você Qual a Verdadeira e Fiel Palavra de Deus, em minutos

(Maiores detalhes em “São Todas as Bíblias Igualmente Aceitáveis? Teste Simples”)
Partamos dos sólidos fatos (bíblicos, históricos, e da dedução que é crente na Bíblia) que:
(1) Deus prometeu preservar de forma absolutamente perfeita Sua Palavra (1Cr 16:15; Sl 12:6-7; 19:7-8; 33:1; 100:5; 111:7-8; 117:2; 119:89,152,160; 138:2b; Is 40:8; 59:21; Mt 4:4; 5:18; 24:35; Lc 4:4; 16:17; 21:33; Jo 10:35b; 16:12-13; 1Pd 1:23,25; Ap 22:18-19). Portanto, crentes fieis sempre puderam ter nas mãos o texto perfeito http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/Biblia-PreservPerfeitaOuRestaucInsegura-Helio.htm;
(2) Entre a primeira Bíblia impressa na língua da população e usada por crentes perseguidos por Roma (a Bíblia de Lutero, 1522) e a primeira bíblia corrompida (baseada em apenas 2 manuscritos corrompidos da corrompida Alexandria) começar a ser tolerada por igrejas batistas e reformadas, em 1881, temos 359 anos em que o ÚNICO texto grego e hebraico adotado para base de tradução para todas as BÍBLIAS de TODAS as igrejas fiéis (não as romanistas) em TODOS os idiomas em TODOS os países, foi o Textus Receptus (TR, grego) e o Texto Massorético (TM, hebraico). Portanto, em decorrência do exposto no item (1), a verdadeira e única Palavra de Deus é a combinação do TR e do TM, e é qualquer de suas fieis traduções, em todos os idiomas, cada uma delas conhecida como A Bíblia paralela à Reforma! Ou, melhor dizendo, A Bíblia de todas as igrejas fiéis (portanto perseguidas pelo feroz catolicismo) em todos os séculos. http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/DuplaCanonicidadeBiblia-LivrosEPalavras-Helio.htm
(3) Devemos fortemente rejeitar toda tradução da bíblia que:

  1. A) não usar itálicas para diferenciar se a palavra realmente existe no TR/ TM (por ex: “minha mão”, “língua”), ou é acréscimo que o tradutor julga implícito no original e indispensável ao bom português (por ex.: “a minha mão”) e ao entendimento segundo o contexto (por ex.: “língua de estrangeiros“) http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AlmeidaAtualizadaEhADosBisposCatolicos-Albert-FaltaFigura.htm;
    B) usar colchetes [,] como uma convenção para insinuar que o que está escrito entre eles é duvidoso;
    C) tiver notas de rodapé ou comentários que levantem dúvidas sobre qualquer palavra ou passagem.
    D) traduzir por qualquer método que não a mais estrita, competente e reverentemente fiel Equivalência Formal. Equivalência Dinâmica usa frases com palavras totalmente diferentes das que Deus usou, mas que o tradutor imagina que captam melhor o que ele acha que Deus quis dizer, e terminamos lendo mais as palavras do tradutor que as que queremos ler, que são as exatas equivalentes às que Deus usou. Com paráfrases, pior ainda, considero-as um insulto, um acinte ao ensino de Deus que Ele inspirou palavras exatas, não “conceitos gerais”.

(4) As adulterações da Bíblia foram originadas já no século I, pelas dezenas de homens perdidos servos do Diabo, nunca e de nenhum modo por crentes fieis, avisados, cuidadosos (não estou dizendo que todos os desinformados que hoje usam essas adulterações são servos do Diabo, nem que o fazem conscientemente).
(5) Há critérios mais sofisticados (As Sete Marcas da Verdade, de Burgon, em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/Biblia-PreservPerfeitaOuRestaucInsegura-Helio.htm), mas façamos uma simplificação que você entenderá e usará em poucos minutos e funcionará em 99% dos casos: Entenda que quando o Diabo atira uma seta não almeja atingir a si mesmo nem suas hostes, e ele não chuta para tentar fazer “gol contra”, e nem atira para tentar se matar. Portanto, quando que há variantes de um texto da Bíblia, então, para discernirmos qual variante é a verdadeira e quais são as falsas, basta observarmos a direção das setas, dos chutes e das balas. Cada variante que anula ou enfraquece uma doutrina da Bíblia, é a variante falsa, é a variante de origem na mente do Diabo, é a variante a ser rejeitada.

Com isto em mente, ore sem pressa, com toda a sinceridade, do mais profundo de si rogando a Deus Pai que, através de Deus o Espírito Santo (que habita em cada crente desde o instante da sua salvação, e o ensina) o oriente nesta sumamente importante questão das versões da Bíblia (que outra questão pode ser mais importante e básica para o salvo?). Rogue que Ele completamente o domine e controle e guie. Obviamente, tenha a atitude de que vai aceitar e obedecer absolutamente tudo que Ele revelar ao seu coração, irmão, não importando as pressões da associação que quer ser dona de você e de sua igreja local, ou pressões do seminário onde você estudou, ou dos professores e pastores mais eruditos e glamorosos que você já teve sobre si e por quem sente tanta admiração e gratidão.

Agora, comparemos duas Bíblia: a Almeida Corrigida Fiel 2011 (da SBTB, a Trinitariana) (legítima herdeira da Bíblia paralela à Reforma que foi traduzida e publicada em 1681 pelo pastor da Igreja Reformada Holandesa, João Ferreira de Almeida) e a versão favorecida pela associação que quer ser dona da igreja de que você é pastor ou membro.

 

Distinga você Qual a Verdadeira e Fiel Palavra de Deus, em minutos

Hélio de Menezes Silva, www.solascriptura-tt.org
(Maiores detalhes em “São Todas as Bíblias Igualmente Aceitáveis? Teste Simples”)
1) Em João 3:13 (na ACF, Almeida Corrigida Fiel, da Trinitariana), Deus fez escrever Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, QUE ESTÁ NO CÉU“, onde o verbo “está” tem tempo presente, implicando que Jesus, que estava falando aqui na terra, simultaneamente estava no céu, portanto Ele pode estar simultaneamente em todos os locais, é onipresente, portanto é Deus! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

2) Em Rm 14:10, 12, Deus fez escrever “(10) Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal DE CRISTO. … (12) De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. Ora, uma vez que o juiz de v. 10 é o mesmo do v.12, então a Bíblia paralela à Reforma iguala Cristo a Deus! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

3) Em 1Tm 3:16, Deus fez escrever “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória“, ensinando a doutrina de que Cristo é o Deus Verbo que encarnou, tomou carne humana, nela se manifestou sem nunca deixar de ser 100% Deus e 100% homem perfeito, agora está eternamente glorificado no céu. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

4) Em 1Jo 4:3, Deus fez escrever 1Jo 4:3 “E todo o espírito que não confessa que Jesus CRISTO VEIO EM CARNE não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo”, ensinando a doutrina de que Cristo veio em carne literal, Ele tornou-se homem literalmente; foi, é, e sempre será 100% homem perfeito, com corpo humano literal. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

5) Em Cl 1:14, Deus fez escrever Em quem temos a redenção PELO SEU SANGUE, a saber, a remissão dos pecados”, ensinando a doutrina de que foi pelo derramamento do sangue de Cristo que nossos pecados foram expiados, que Deus foi propiciado, e que nossa salvação foi comprada e recebemos redenção! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

6) Em 1Co 5:7, Deus fez escrever “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado POR NÓS, ensinando a doutrina de que Cristo morreu “por nós”, isto é, em nosso benefício e em nosso lugar, recebendo em nosso lugar o castigo que merecemos Is 53:5!. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

7) Em 1Pe 4:1, Deus fez escrever “Ora, pois, que Cristo padeceu POR NÓS na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne cessou do pecado”, ensinando a doutrina de que Cristo morreu “por nós”, isto é, isto é, em nosso benefício e em nosso lugar, recebendo em nosso lugar o castigo que merecemos Is 53:5! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

8) Em Lc 4:4, Deus fez escrever “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, MAS DE TODA A PALAVRA DE DEUS, ensinando a doutrina de que viveremos de cada uma de todas as palavras da Bíblia, e que todas e cada uma delas são inspiradas por Deus! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

9) Em Mt 20:16, Deus fez escrever “Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; PORQUE MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS ESCOLHIDOS, ensinando a doutrina de que muitos são chamados, mas somente poucos são escolhidos, o que é uma importante parte da doutrina da salvação. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

10) Em Mr 2:17, Deus fez escrever “E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores AO ARREPENDIMENTO, ensinando a doutrina da indispensabilidade de verdadeiro arrependimento, para salvação! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

11) Em João 3:15, Deus fez escrever “Para que todo aquele que nele crê NÃO PEREÇA, mas tenha a vida eterna”, ensinando a doutrina de que quem não crer no Cristo perecerá (sofrerá terrível, literal, inescapável e eternamente, no Lago de Fogo literal, esta é a morte eterna!). As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

12) Em João 6:47, Deus fez escrever “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê EM MIM tem a vida eterna”, ensinando a doutrina de que toda pessoa que crer (biblicamente) no Cristo (bíblico) está salvo, mas somente quem assim creu, e creu nELE. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas, favorecendo, aqui, o universalismo, isto é, que basta crer em algo ou alguém, seja o que ou quem for, não indispensavelmente em Cristo! Como a sua bíblia se sai aqui?…

13) Em At 8:37, Deus fez escrever At 8:37 E DISSE FILIPE: É LÍCITO, SE CRÊS DE TODO O CORAÇÃO. E, RESPONDENDO ELE, DISSE: CREIO QUE JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS, ensinando a doutrina de que a submersão nas águas (o batismo) tem que ter sido pedida e de coração, tem que vir depois da salvação, e esta decorre de crer em Cristo e em tudo que Ele disse de Si, inclusive crer que Ele é o Filho (Unigênito) de Deus, portanto é o Deus, que é eterno e único! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

14) Em At 9:5-6, Deus fez escrever “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. DURO É PARA TI RECALCITRAR CONTRA OS AGUILHÕES. E ELE, TREMENDO E ATÔNITO, DISSE: SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA? E DISSE-LHE O SENHOR: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer”, ensinando a doutrina de que Jesus Cristo é o Senhor supremo (portanto é Deus), devemos-lhe imediata e total obediência! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

15) Em Rm 8:1, Deus fez escrever Rm 8:1 “Portanto, agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus, QUE NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO, ensinando a doutrina de que há, sim, condenação (não quanto à salvação mas sim quanto à comunhão, correção, galardão, o ser usado por Deus) para o salvo que andar segundo a carne: At 5:1-10; 1Co 3:12,15; 5:9-10; Gl 5:16-18; 1Jo 3:20-21; 5:16! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

16) Em 1Pe 2:2, Deus fez escrever “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, PARA QUE POR ELE VADES CRESCENDO, ensinando a doutrina de que, depois do fato instantâneo da salvação (igual para todos, irreversível, e incapaz de ser perdida) ( a gestação pode ser longa, mas o nascimento é instantâneo), vem, na vida do verdadeiro crente, o processo paulatino de crescimento através de minucioso estudo da Palavra de Deus (o leite racional). As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, ADICIONANDO (diretamente ou através de nota de rodapé), à expressão que coloquei em maiúsculas, as duas palavras “PARA SALVAÇÃO”, ficando assim “PARA QUE POR ELE VADES CRESCENDO PARA SALVAÇÃO“, de modo que a salvação passa a ser um processo, ser gradual, dependendo da responsividade, esforço e boas obras do homem! Como a sua bíblia se sai aqui?…

17) Em 2Pe 2:17, Deus fez escrever “Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas ETERNAMENTE se reserva”, ensinando a doutrina de que a condenação é eterna! (sem cessar de existir nem de sofrer)! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

18) Em Mt 17:21, Deus fez escrever MAS ESTA CASTA DE DEMÔNIOS NÃO SE EXPULSA SENÃO PELA ORAÇÃO E PELO JEJUM, ensinando a doutrina da necessidade da arma oração + piedoso jejum para resistirmos a certa casta de demônios (quem teria interesse em esconder isso, senão o nosso inimigo?! Ver Ef 6:12). As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui? …

19) Em Mr 9:29, Deus fez escrever “E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração E JEJUM. Faço o mesmo comentário acima.

20) Em Mt 27:34, Deus fez escrever “Deram-lhe a beber VINAGRE misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber”. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, ADULTERANDO (diretamente ou através de nota de rodapé) “vinagre” para “vinho”, contradizendo frontalmente Sl 69:21! Ver análise no clássico livro Qual o Texto Original do Novo Testamento, de W. Pickering (http://www.luz.eti.br/resources/wilburnt.pdf), 4.5.1 (pg.41-43) e 7.1.1. (pg.111-113). Como a sua bíblia se sai aqui?…

21) Em Mc 1:2-3, Deus fez escrever “Como está escrito NOS PROFETAS: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. (3) Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.” As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, ADULTERANDO (diretamente ou através de nota de rodapé) “nos profetas” para “no profeta Isaías”, criando grave contradição ao citar de Malaquias 3:1 (além de Is 40:3)! Como a sua bíblia se sai aqui?…

22) Em Mt 1:25, Deus fez escrever “E não a conheceu até que deu à luz seu filho, O PRIMOGÊNITO; e pôs-lhe por nome Jesus”, ensinando a doutrina de que Cristo foi o primeiro e não o único filho de Maria Mt 13:55-56. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

23) Em 1Co 6:20, Deus fez escrever “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, E NO VOSSO ESPÍRITO, OS QUAIS PERTENCEM A DEUS, ensinando uma das revelações de Deus mais preciosas e confortadoras às nossas almas! Que devemos glorificar a Deus não só no nosso corpo, mas também no nosso espírito, e que todo nosso ser pertence a Deus! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

24) Em 1Tm 6:5, Deus fez escrever “Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; APARTA-TE DOS TAIS, ensinando a doutrina de que temos ordem de nos SEPARAR de todos os “crentes” e “igrejas” que ensinam pelo menos uma coisa que abalroe contra a Palavra de Deus. Qual dos dois textos favorece o Diabo e o erro?! As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

25) Em Ap 11:17, Deus fez escrever “Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, E QUE HÁS DE VIR, que tomaste o teu grande poder, e reinaste”, ensinando a doutrina da segunda vinda do Cristo, para julgar e reinar. As Bíblias corrompidas à semelhança da dos T.Jeová, e Outras Versões “MODERNAS”, atiram contra esta doutrina, OMITINDO (diretamente, ou através de colchetes ou de nota de rodapé semeadoras de dúvidas) a expressão que coloquei em maiúsculas. Como a sua bíblia se sai aqui?…

(A comparação destes 25 versículos está preparada em .docx para ser impressa em 2 lados de uma folha ofício. Se você realmente concordou com este artigo e sua temática, pedimos que imprima cópias e distribua (e envie pela internet) ao seus mais íntimos e confiáveis irmãos em Cristo, assumindo que você os conheça tão bem que tenha certeza de que gostarão e lhe agradecerão por isso. E também o envie aos seus grupos de comunhão e aprendizado de crentes, na internet)


Hélio de Menezes Silva, www.solascriptura-tt.org


7 Categorias de Bíblias em Português

– Como prometeu, Deus não só a inspirou como também PRESERVOU a Bíblia perfeitamente, jota por jota, til por til! (Sl 12:6-7; 19:7-8; 33:1; 100:5; 111:7-8; 117:2; 119:89,152,160; 138:2b; Is 40:8; 59:21; Mt 4:4; 5:18; 24:35; Lc 16:17; 1Pd 1:23,25; Ap 22:18-19).
– Sendo perfeita, esta preservação tem que ter sido contínua.
– Sendo para NOSSO proveito, tem que ter sido aqui na terra, em USO, uso INCESSANTE, pelos FIÉIS (Roma é seu oposto).

– O Senhor Deus fez isto através do Texto Massorético do VT e do TEXTO TRADICIONAL (TT) do NT.
Este TT representa a esmagadora maioria dos mais de 5000 manuscritos hoje sobreviventes do NT em grego, que basicamente concordam entre si e foram ininterruptamente usados por TODAS as igrejas fiéis (Roma é seu oposto), passando por Antioquia, Ásia Grega, pelos Valdenses (desde os anos 120 até próximo à Reforma), etc. Depois da invenção da imprensa, este texto foi publicado por Erasmo (e Beza, Stephans, os irmãos Elzevir; a comissão da KJV, e Scrivener (texto perfeito, publicado pela Trinitarian Bible Society UK)).
– O TT passou a ser adotado por TODAS as traduções para TODOS os idiomas, por TODAS as igrejas ”protestantes”!

Podemos dizer que há 7 categorias de Bíblias em português. Da melhor para a pior elas são:

– 1. FONTE PURA, TRADUÇÃO FIEL:
ACF – Almeida Corrigida FIEL, da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil: 100% baseada no Texto Recebido (*). 100% fiel à tradução original de Almeida 1681/1753 (**). Método de tradução fiel (Equivalência-Formal). Tradutor crente, competente e fiel. Atualizadores crentes, competentes e fieis. Estilo digno, majestoso. Vocabulário atual, sem arcaísmo. Aconselho fortemente que se use somente ela. Se for necessário, peça-a diretamente, visitando http://www.biblias.com.br
(* Nota: Até agora, Jul.2001, ainda não fizemos um cotejamento da ACF com cada uma das cerca de 140.000 palavras do Novo Testamento do TT. Mas, ao analisarmos centenas de versos onde as modernas Bíblias alexandrinas seguiram o TC, observamos que a ACF não o segue em nenhum desses locais, por isso podemos afirmar, com altíssima plausibilidade, que a ACF é 100% TR.) (** Nota: Até agora, Jul.2001, ainda não fizemos um cotejamento da ACF com cada uma das cerca de 140.000 palavras do Novo Testamento da Almeida 1681/1753. Mas, ao analisarmos centenas de versos onde as falsas “Almeidas” alexandrinas, modernas desviaram-se da Almeida 1681/1753, observamos que a ACF jamais deixou de ser fiel, por isso podemos afirmar, com altíssima plausibilidade, que a ACF é 100% fiel ao que saiu das mãos de João Ferreira de Almeida, portanto é a sua legítima herdeira, é a única tradução que pode honestamente usar o nome Almeida)

– 2. FONTE QUASE PURA, TRADUÇÃO ACEITÁVEL:
ARC – Almeida Revista e Corrigida,
método de tradução fiel (Equivalência-Formal),
estilo digno, majestoso, mas vocabulário nem sempre atual, tem alguns arcaísmos:
Era 100% TT até a edição 1894 (para Portugal). A edição 1898 (para o Brasil) talvez já introduziu 0,1% das contaminações do TC.
Em 1948 foi revisada pela Sociedade Bíblica do Brasil, recém fundada, talvez já introduzindo 1,5% do TC, o que já é grave, mesmo que ainda longe das Bíblias 7% TC. Em 1956, 1968 e 1995 foi revisada pela Sociedade Bíblica do Brasil, talvez já introduzindo 1,8%, 1,9% e 2% do TC, respectivamente, o que já é muito grave, mesmo que ainda longe das Bíblias 7% TC.
A ARC publicada pela Imprensa Bíblica Brasileira sempre se manteve menos corrompida que a da SBB. Mas, com as dificuldades financeiras da IBB e da Juerp, passou muitos anos sendo muito difícil de ser encontrada.
Na décadas de 90 e 00 a Almeida-IBB foi publicada pela Editora Geográfica.
Na década de 2010 a Casa Publicadora Paulista (das Assembleias de Deus) publicou a ARC-CPP baseada na Typographia e Lithographia de A.E. Barata, Lisboa, Portugal, 1899, atualizando ortografia e palavras arcaicas, talvez com apenas 0,1% das contaminações do TC. E a editora Vox Dei publicou a AR (Almeida Recebida) baseada na Almeida 1848/1850, também atualizando ortografia e palavras arcaicas, talvez com apenas 0,1% das contaminações do TC.

– 3. FONTE CONTAMINADA, TRADUÇÃO MESTIÇA:
AEC – Almeida Edição Contemporânea, 96% baseado no TR, 4% no TC. Método de tradução fiel (Equivalência-Formal). Estilo digno, majestoso, vocabulário atual, sem arcaísmo.

– 4. FONTE ENVENENADA, TRADUÇÃO FROUXA:
ARA – Almeida Revista e Atualizada
; e
ARM – Almeida Revisada de acordo com os Melhores Textos (que título traiçoeiramente enganoso!): ambas são 100% baseadas no TC, que suprime 6000, adiciona 2000, muda 2000 das 140.000 palavras do NT!!! Muitas destas 10.000 corrupções têm terríveis implicações doutrinárias!!!. Método de tradução quase totalmente fiel (Equivalência-Formal). Estilo digno, majestoso, vocabulário atual, sem arcaísmo. Colchetes [ ] destroem a fé nos versos.

– 5. FONTE ENVENENADA, TRADUÇÃO INFIEL:
NVI – Nova Versão Internacional: 100% baseadas no TC, que suprime 6000, adiciona 2000, muda 2000 das 140.000 palavras do NT!!! Muitas destas 10.000 corrupções têm terríveis implicações doutrinárias!!!. Método de tradução infiel (Equivalência-Dinâmica, muda algumas palavras). Estilo tolerável, mas sem majestade; vocabulário atual, sem arcaísmo. Muitas notas de rodapé deleitam os eruditólatras, destroem a fé nos versos.

– 6. FONTE ENVENENADA, TRADUÇÕES PARÓDIA:
BLH – Bíblia na Linguagem de Hoje;
BBN – Bíblia Boa Nova
;
BV – Bíblia Viva
MIA – O Mais Importante é o Amor;
Cartas Vivas
:
Todas essas bíblias são 100% baseadas no TC, que suprime 6000, adiciona 2000, muda 2000 das 140.000 palavras do NT!!! Muitas destas 10.000 corrupções têm terríveis implicações doutrinárias!!!. Método de tradução extremamente infiel (Paráfrase, muda muitas palavras, muitas vezes muda o sentido do que Deus disse). Estilo intolerável, baixo, rap, de gíria.

– 7. FONTE ENVENENADA, TRADUÇÕES PRÓ SEITAS:
TNM – Tradução Novo Mundo (dos Testemunhas de Jeová)
;
BJ – Bíblia de Jerusalém (Ecumênica, com os apócrifos);
Alfalit (Ecumênica, mesmo se ainda estiver sem os apócrifos);
e todas as Bíblias Católicas:
Todas elas 100% baseadas no TC, que suprime 6000, adiciona 2000, muda 2000 das 140.000 palavras do NT!!! Muitas destas 10.000 corrupções têm terríveis implicações doutrinárias!!!. Ademais, são infiéis no sentido de serem desonestamente tendenciosas, mudam o que Deus disse, de modo a evitar a condenação por Ele e falsificá-lo como se ensinasse as heresias deles.

Repetindo tudo, de outra maneira:

1) As traduções do TT para o português incluem apenas :

– “Almeida” 1681/1753;
– “ARC – Almeida Revista e Corrigida” (particularmente até 1948, a mais antiga que eu possuo; a atual já começa a ter contaminação do TC, embora pequeníssima)
– “ACF – Almeida Corrigida e Revisada, Fiel …” (ainda é 100% TR; a edição 1998 eliminou uns raríssimos e pequeníssimos deslizes de português ou tradução, presentes nas edições anteriores).

2) Lamentavelmente, nestes dias de apostasia, crentes (muitos deles sinceros, mas inadvertidos) começaram a adotar o TEXTO CRÍTICO (TC), que representa uns poucos (às vezes só 2 ou 1!) manuscritos, oriundos da apóstata Alexandria, tão discordantes entre si!

As traduções do TC para o português incluem:

– “Padre Matos Soares” 1930;
– “ARA – Almeida Revista e Atualizada” 1959
 (o Novo Testamento de 1968 “orgulhosamente” estampou bem visível uma carta de recomendação dos bispos católicos da CNBB!);
– “Novo Mundo” (T. Jeová) 1967;
– “Almeida Revisada de Acordo com os Melhores Textos …” (que nome falso!) 1967;
– “Bíblia Viva” (“O Mais Importante é o Amor”) 1981;
– “BLH Bíblia na Linguagem de Hoje” 1988; e
– NVI (NT = 1994; Bíblia completa = 2000).

3) A “Almeida Contemporânea” 1990 é híbrida TT — TC.

 

Hélio de Menezes Silva, Jul/2001

 

 


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

 

Informação Adicional sobre  a Bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF):

Bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF) é uma tradução para a língua portuguesa baseada na versão de João Ferreira Annes d’Almeida. A tradução Corrigida Fiel usou como base a Almeida Revista e Corrigida e tem a característica de basear-se exclusivamente no Texto Recebido (Textus Receptusgrego para o Novo Testamento e no Texto Massorético hebraico para o Antigo Testamento,[1] que foram os mesmos textos usados por Almeida em sua tradução original.

O método de tradução utilizado é a equivalência formal, que procura manter as classes gramaticais do original para a tradução: um verbo traduzido por um verbo, um substantivo por um substantivo, e assim em diante. Palavras adicionadas à tradução sem estarem presentes no texto original, com o objetivo de aumentar a clareza, são marcadas em itálico.

A postura oficial da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, que produziu e publica esta tradução, é defendê-la como a tradução mais fiel em língua portuguesa aos textos que ela considera mais fidedignos aos originais[2]advindo assim o termo “Fiel”. Já a Sociedade Bíblica Trinitariana de língua inglesa (Trinitarian Bible Society), à qual a Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil está ligada, defende a versão da Bíblia King James como a mais fiel tradução da Bíblia na língua inglesa, sendo esta também traduzida a partir do Texto Recebido em grego e do Texto Massorético em hebraico. A Trinitarian Bible Society não é associada ao King-James-Only Movementinternacional, e tem um ativo trabalho de tradução dos textos originais supracitados para diversas línguas através do globo.

A Almeida Corrigida Fiel foi publicada em 1994 e lançada uma revisão em 2007. No ano de 2011 uma nova edição foi publicada em consonância com o Novo Acordo Ortográfico que passou a vigorar nos países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

História

Início

A bíblia em português, é resultado de mais de 350 anos de esforços dedicados, desde quando João Ferreira de Almeida começou o seu trabalho de tradução. Almeida nasceu em Torre de Tavares, Portugal, no ano de 1628. Aos catorze anos ele estava na cidade de Batávia (hoje Jacarta, capital da Indonésia). Um dia recebeu um folheto escrito na língua espanhola que o levou ao encontro pessoal com Deus, como “Nicodemos – Saulo de Tarso”.

Logo começou a pregar nas Igrejas Reformadas Holandesas (a maior parte do povo, a quem ele ministrava, falava português, pois só fazia um ano que Portugal havia perdido o controle da região).

No ano de 1644, com a idade de 16 anos, Almeida iniciou a sua primeira tradução do Novo Testamento, usando versões em latim, espanhol, francês e italiano. Não contente com essa tradução, anos mais tarde, ele fez uma segunda, desta vez baseada no texto grego, o Textus Receptus (o mesmo usado pelos reformadores).

Folheto

Em 1679, João Ferreira de Almeida escreveu um folheto chamado “Cartas para a Igreja Reformada”, na conclusão daquela obra, que foi publicada em Amsterdã, no ano de 1681[3]:

Almeida chegou a traduzir o Velho Testamento, de Gênesis até Ezequiel 48:21,[5] usando o texto Massorético[6] (hebraico). Não pôde terminar os últimos versículos do livro de Ezequiel, porque faleceu em 1691,[7] com 63 anos de idade.[8]

Publicação[editar | editar código-fonte]

O volume I do Velho Testamento, contendo os livros de Gênesis a Ester, foi impresso no ano de 1748. O holandês Jacobus op den Akker completou a obra da tradução do Velho Testamento e, em 1753, o volume II foi publicado.

A primeira revisão da Bíblia em português, feita pela Trinitarian Bible Society (TBS – Sociedade Bíblica Trinitariana), foi iniciada no dia 16 de maio de 1837. O Rev. Thomas Boys, do Trinity College, Cambridge, foi encarregado de liderar o projeto. A revisão do Novo Testamento foi completada em 1839. A revisão completa do Velho Testamento só terminou em 1844. O último volume foi impresso em Londres, no ano de 1847. Aquela primeira edição, chamada Revista e Reformada, sofreu revisões ortográficas posteriores, feitas tanto pelo Rev. Boys como por outros, tornando-se, inclusive, uma parte da edição chamada Correcta.

Segundo os dados históricos, a edição Revista e Reformada também fez parte do leque das várias revisões que foram usadas para chegar à versão conhecida como a Corrigida. Restou do frontispício da primeira impressão da tradução de Almeida pela TBS uma expressão, “Segundo o original”, ou, em outras palavras, “Fiel aos textos originais”.

Almeida seguiu o sistema de tradução chamado “equivalência formal“,[9] assim como fizeram os grandes reformadores; ou seja, tentou traduzir cada palavra, usando o mínimo de palavras de transição, necessárias para garantir a fluência da leitura em português. Alguns editores, que publicam as edições denominadas Corrigida, tentam modificar a revisão, mesmo assim, as edições são parecidas.

A tradução de Almeida tem sido a preferida da grande maioria dos leitores da Bíblia em língua portuguesa.[10]

Comparação entre traduções

Marcos 15:2

  • “E Pilatos lhe perguntou: ‘Tu és o Rei dos Judeus’? E ele, respondendo, disse-lhe: ‘Tu o dizes‘.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Pilatos perguntou: ‘Você é o rei dos judeus?’ ‘Quem está dizendo isso é o senhor!‘, respondeu Jesus.” — (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
  • “Pilatos perguntou a Ele: ‘Você é o Rei dos Judeus?’ ‘Sim‘, respondeu Jesus, ‘é como o senhor está dizendo‘.” — (Bíblia Viva)

Lucas 4:4

  • “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.” — (Almeida Revista e Atualizada)
  • “Jesus respondeu: As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão.” — (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
  • “Replicou-lhe Jesus: Está escrito: Não só de pão vive o homem.” — (Bíblia de Jerusalém)
  • Atos 9:29
  • “E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Falava e discutia com os judeus de fala grega, mas estes tentavam matá-lo” — (Nova versão Internacional)
  • “Pregava e argumentava com os judeus de fala grega, contudo, estes procuravam um meio para tirar-lhe a vida” — (King James Atualizada)

Romanos 8:1

  • “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.” — (Nova Versão Internacional)
  • “Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” — (Bíblia de Jerusalém)

1 Coríntios 6:20

  • “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” — (Almeida Revista e Atualizada)
  • “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” — (Nova Versão Internacional)
  • “Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto, usem todas as partes do seu corpo para render glória a Deus, porque o corpo Lhe pertence.” — (Bíblia Viva)

Efésios 3:9

  • “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “E manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas” — (Almeida Revista e Atualizada)
  • “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou” — (Almeida Revista e Corrigida)

1 Timóteo 3:16

  • “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido na glória.” — (Almeida Revista e Atualizada)
  • “Seguramente, grande é o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, justificado no Espírito, contemplado pelos anjos, proclamado às nações, crido no mundo, exaltado na glória.” — (Bíblia de Jerusalém)

1 João 5:7-8

  • “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são umE três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.” — (Nova Versão Internacional)
  • “Porque três são os que testemunham: o Espírito, a água e o sangue, e os três tendem ao mesmo fim.” — (Bíblia de Jerusalém)

Apocalipse 8:13

  • “E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Enquanto eu olhava, ouvi uma águia que voava pelo meio do céu e dizia em alta voz: Ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos!” — (Nova Versão Internacional)
  • “Então vi e ouvi uma Águia que voava no meio do céu, gritando em alta voz: “Ai, ai, ai dos que habitam a terra, por causa dos restantes toques da trombeta dos três Anjos que estão para tocar!” — (Bíblia de Jerusalém)

Apocalipse 22:14

  • “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões!” — (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
  • “Felizes os que lavam suas vestes para terem poder sobre a árvore da Vida e para entrarem na Cidade pelas portas.” — (Bíblia de Jerusalém)

Versículos faltantes

Os seguintes versículos estão inclusos na Almeida Corrigida Fiel, assim como no Textus Receptus, porém são omitidos na maioria das traduções modernas:[11]

  • Mateus 17:21
  • Mateus 18:11
  • Mateus 23:14
  • Marcos 7:16
  • Marcos 9:44 e 46
  • Marcos 11:26
  • Marcos 15:28
  • Lucas 17:36
  • Atos 15:34
  • Atos 28:29

Bíblias de estudo

As Bíblias de Estudo publicadas no Brasil que tem a Corrigida Fiel por texto bíblico são a Bíblia de Estudo Scofield e Bíblia de Estudo Diário da Mulher, publicadas pela Editora Bom Pastor, a Bíblia Apologética de Estudo, publicada pelo Instituto Cristão de Pesquisa (ICP), e a Bíblia de Estudo Profética – Tim LaHaye-publicada pela Editora Hagnos.

Ver também

Referências

  1. Ir para cima A Necessidade de Traduções Dignas de Confiança
  2. Ir para cima «Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil»www.biblias.com.br. Consultado em 11 de dezembro de 2015
  3. Ir para cima «TESOUROS: IMPRESSOS: BÍBLIA, N.T. O Novo Testamento». purl.pt. Consultado em 6 de abril de 2016
  4. Ir para cima Malcolm Watts (8 de junho de 2009). «O SENHOR DEU A PALAVRA (3)». www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br. Consultado em 6 de abril de 2016
  5. Ir para cima «Quem foi João Ferreira de Almeida ?». www.voceparadeus.com. Consultado em 6 de abril de 2016
  6. Ir para cima «Bíblia Sagrada de Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil no iBooks». itunes.apple.com. Consultado em 6 de abril de 2016
  7. Ir para cima «Biografia de João Ferreira de Almeida». www.irmaos.net. Consultado em 6 de abril de 2016
  8. Ir para cima «Almeida». solascriptura-tt.org. Consultado em 6 de abril de 2016
  9. Ir para cima «Estudo: Os diferentes tipos detradução da Bíblia». coerenciacrista.com. 5 de dezembro de 2013. Consultado em 5 de abril de 2016
  10. Ir para cima «João Ferreira de Almeida». www.sbb.org.br. Consultado em 5 de abril de 2016
  11. Ir para cima Bibliologia: A Doutrina das Escrituras. Lincoln Máximo Alves. Dezembro, 2006.

 

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

WhatsApp Br