FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ (LIÇÃO 8 – RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: PARTE I )

FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ (LIÇÃO 8 – RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: PARTE I )
Vidas Para Cristo
Vidas Para Cristo

Últimos posts por Vidas Para Cristo (exibir todos)

Ressurreição dos Mortos: Parte I

 

OBJETIVOS:

Ao completar este capítulo você será capaz de:

  • Escrever os Versículos-Chave de memória.
  • Definir a palavra “ressurreição”.
  • Distinguir entre as ressurreições do passado, presente e futuro.
  • Descrever a atual ressurreição espiritual dos crentes em Jesus Cristo.
  • Descrever a ressurreição de Jesus.

 

VERSÍCULOS-CHAVE: 

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (João 11:25-26). 

 

INTRODUÇÃO

Há duas outras doutrinas fundamentais da fé Cristã. Estas são a ressurreição dos mortos e o juízo eterno. No estudo destas duas doutrinas, a Bíblia nos leva à revelação além do tempo presente para o futuro da eternidade.

Pelo ato da criação, Deus levou o presente mundo a estar em ordem com o tempo incluindo passado, presente, e futuro (Gênesis 1). Algum dia Deus levará este mundo presente a um final e o tempo, como agora o conhecemos, não existirá mais.

A Bíblia revela que para o mundo, como um todo, o final dos tempos virá num momento especial ordenado por Deus. Há muitos eventos que vão acontecer no mundo neste final dos tempos. Somente Deus sabe o exato momento destes acontecimentos.

Como indivíduos, no entanto, um momento espera cada um de nós quando “a hora não tardará”. Este momento é quando chegarmos ao fim de nossa existência aqui na terra e caminharmos para a vida eterna. Para cada pessoa, o fim da vida física é o final dos tempos.

Há alguns mistérios cercando o fim dos tempos e a eternidade que a Bíblia não explica. Mas a doutrina da “ressurreição dos mortos” fornece algum conhecimento sobre o final dos tempos e a eternidade que vem em seguida.

Este capítulo apresenta a doutrina da ressurreição dos mortos. As ressurreições no passado, presente, e futuro mencionadas no Novo Testamento são definidas e as ressurreições no passado e no presente são examinadas. A futura ressurreição dos mortos é examinada no capítulo seguinte.

 

DEFINIÇÃO

 O significado da palavra “ressurreição” é elevação ou ascensão. Isto significa elevar ou ascender dos mortos.

 

TRÊS RESSURREIÇÕES

Há três ressurreições identificadas no Novo Testamento:

Passado:       A ressurreição de Jesus Cristo.

Presente:      A ressurreição espiritual dos crentes em Jesus Cristo.

Futuro        A ressurreição  futura de todos que estão nas sepulturas.

 

A RESSURREIÇÃO

Jesus Cristo ressuscitou dos mortos pelo poder de Deus (1 Coríntios 15:14-19).

Através de Jesus o crente experimenta a presente ressurreição espiritual. Através dele a futura ressurreição dos mortos de suas sepulturas acontecerá.

 

A Bíblia confirma que Jesus é a “ressurreição”, Aquele que vivifica o que está morto:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morto, viverá” (João 11:25).

 

“Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante” (1 Coríntios 15:45).

 

“E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho” (2 Timóteo 1:10).

 

PASSADO:  A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO 

PROFECIA DO ANTIGO TESTAMENTO:

O Antigo Testamento profetizou o nascimento de Jesus Cristo, Sua morte pelos pecados da humanidade, e Sua ressurreição. Davi mencionou a ressurreição de Jesus:

“Sendo, pois, profeta [David] e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo…” (Atos 2:30-31 – American Standard Version).

 

“Muitos versículos na Bíblia confirmam a ressurreição de Jesus no terceiro dia após Seu sepultamento” (1 Coríntios 15:20; Mateus 28:1,5-7).

 

O “Estudo Adicional” no final deste capítulo lista muitas outras referências confirmando a ressurreição de Jesus.

 

APARIÇÕES:

Jesus foi visto por várias pessoas após Sua ressurreição (Atos 1:3; 1 Coríntios 15:5-8).

 

SEU CORPO EM RESSURREIÇÃO

Após Sua ressurreição, Jesus preocupou-Se em provar que tinha um corpo verdadeiro e que era a mesma pessoa que havia sido crucificada. A prova disto estava em Suas mãos, pés e no Seu lado, que ainda tinham as marcas dos pregos e da lança.

Por outro lado, Seu corpo havia experimentado importantes mudanças. Não estava mais sujeito às limitações do corpo mortal. Ele podia agora aparecer e desaparecer quando assim o desejasse. Ele podia entrar em uma sala com as portas trancadas e podia transitar livremente entre o Céu e a terra. (João 20:19).

Antes de Sua morte e ressurreição, durante uma conversa com alguns líderes religiosos de Israel…

“…Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo” (João 2:19-21).

Jesus não estava falando sobre o templo em Jerusalém. Ele estava se referindo ao Seu próprio corpo como um templo. Após a morte e sepultamento de Jesus, quando as mulheres entraram no túmulo para ungir Seu corpo, elas “não acharam o corpo do Senhor Jesus” (Lucas 23:55-24:3).  Quando Jesus apareceu a Seus discípulos Ele os permitiu que tocassem nas marcas dos pregos e da lança para provar que era Ele mesmo (Lucas 24:36-40; João 20:27-28).

 

A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO

Por quê a doutrina da ressurreição de Jesus Cristo é tão importante para a fé cristã?

 

“E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Coríntios 15:13-14)

Crer na ressurreição de Jesus Cristo é necessário para tornar-se um verdadeiro crente (Romanos 10:9).

Paulo apresenta a ressurreição de Jesus como parte do Evangelho (1 Coríntios 15:1-4).

A ressurreição confirma que Jesus Cristo é o Filho de Deus: (Romanos 1:4).

A ressurreição confirma que Jesus é um ser supremo: (Efésios 1:20-23).

A ressurreição  confirma que os crentes são justificados: (Romanos 4:25).

A ressurreição significa que a morte foi derrotada: (Hebreus 2:14).

 

Por causa da ressurreição  de Jesus, os crentes também ressuscitarão e terão novos corpos:

(1 Coríntios 15:51-52; Filipenses 3:21). Estudaremos mais sobre a ressurreição dos mortos no capítulo seguinte.

 

Através da ressurreição há uma nova vida para os crentes:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pedro 1:3).

 

PRESENTE: A RESSURREIÇÃO DOS CRENTES

A Bíblia fala da ressurreição presente dos crentes. Isto significa que aqueles que uma vez estavam espiritualmente mortos em pecados estão agora espiritualmente vivos através de Jesus Cristo:

 

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo…” (Efésios 2:1,5).

 

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos” (Colossenses 2:13).

 

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).

 

O SINAL EXTERIOR DA RESSURREIÇÃO:

O batismo nas águas é um sinal exterior da morte da vida antiga de pecados e a ressurreição espiritual do crente em Jesus Cristo. Mas não é só o batismo nas águas que confirma a ressurreição espiritual do crente. É a nova vida que ele vive:

“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição” (Romanos 6:4,5).

 

EVIDÊNCIAS DESTA RESSURREIÇÃO:

Jesus deu muitas evidências de Sua ressurreição. Estas incluem o túmulo vazio, a mensagem dos anjos, e Sua visíveis aparições após Sua ressurreição. Há também evidências que confirmam a ressurreição espiritual dos crentes. Elas incluem o seguinte:

 

Morte Para O Pecado Resultando Em Uma Nova Vida:

A ressurreição espiritual resulta na morte para o pecado. O crente não vive mais como vivia antes.  Ele está morto para as iniqüidades do mundo e vivo em Jesus:

 

“Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus” (Romanos 6:11).

 

Um Novo Senhor:

A ressurreição  espiritual torna Jesus o senhor de nossa vida. Em vez de viver para si próprio, você vive para servir a Jesus:

“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

 

Uma Vida Com Novos Propósitos:

Uma nova vida com novos propósitos resulta da ressurreição espiritual. Em vez de se preocupar-se com coisas temporais do mundo tais como ganhos materiais, ambição, etc., a atenção dos crentes é voltada para coisas eternas:

 

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui na terra” (Colossenses 3:1-2).   

 

SUMÁRIO

 

A ressurreição de Jesus (passado) e a ressurreição espiritual dos crentes (presente) são duas das três ressurreições mencionadas no Novo Testamento. A outra é a ressurreição futura de todos os mortos. Isto é tratado no próximo capítulo.

 

 


TESTE

 

  1. Escreva o Versículo-Chave de memória.

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Defina a palavra “ressurreição”.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Quais são as três ressurreições registradas no Novo Testamento?

 

Passado:________________________________________________________________

Presente:_______________________________________________________________

Futuro:_________________________________________________________________

 

  1. Dê a referência bíblica para confirmar para o que segue:
  1. Que o Antigo Testamento profetizou a ressurreição de Jesus: _____________________________________________
  2. Que Jesus ressuscitou dos mortos: _______________________________________________________________
  3. Que Ele      apareceu       para            algumas        pessoas        após   Sua     ressurreição: ______________________________
  4. Que Ele      tinha   o        mesmo         corpo, todavia         sem    limitações      humanas: _______________________________

 

  1. Por que crer na ressurreição de Jesus Cristo é importante?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Qual é o significado para “presente ressurreição espiritual dos crentes”?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Quais são as evidências da ressurreição espiritual do crente discutidas neste capítulo?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

  1. Qual ato exterior significa a ressurreição espiritual do crente?__________________________________________

  

 


PARA ESTUDO ADICIONAL

Estude as seguintes referências para expandir seus conhecimentos sobre a ressurreição de Jesus.  

  • Mateus 28
  • Marcos 16
  • Lucas 24
  • João 20

Os versículos seguintes também fornecem informação adicional sobre a ressurreição de Jesus:

  • Atos 1:22; 2:24,32; 3:15,26; 4:10,33; 5:30; 10:40,41; 13:30-33,34,37; 17:18,32
  • Romanos 1:4; 4:24; 6:5; 8:11,34
  • Coríntios 6:14; 15:12-58
  • Coríntios 4:14
  • Gálatas 1:1
  • Filipenses 3:10 Efésios 1:20
  • Tessalonicenses 1:10
  • Timóteo 2:8
  • 1 Pedro 1:3
share

Deixe um Comentário...

WhatsApp Br