FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ (LIÇÃO 7 – IMPOSIÇÃO DE MÃOS )

FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ  (LIÇÃO 7 – IMPOSIÇÃO DE MÃOS )


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX
CHAVE PIX CNPJ:  24.221.058/0001-23
VIDAS PARA CRISTO


MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.

AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


Imposição de Mãos

 

OBJETIVOS:

Ao completar este capítulo você será capaz de:

  • Escrever o Versículo-Chave de memória.
  • Definir o que é imposição de mãos.
  • Identificar o propósito da imposição de mãos na época do Antigo Testamento.
  • Identificar o propósito da imposição de mãos na época do Novo Testamento.
  • Listar as qualificações para o ministério da imposição de mãos.

VERSÍCULO-CHAVE:

 

“Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra de sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios” (Atos 14:3). 

 

INTRODUÇÃO

A doutrina da imposição de mãos é o quarto princípio no fundamento da fé cristã. A imposição de mãos é um ato no qual uma pessoa coloca suas mãos sobre outra pessoa com um definitivo propósito espiritual. A imposição de mãos é seguida por uma oração ou uma profecia.

O REGISTRO DO ANTIGO TESTAMENTO

A imposição de mãos no Antigo Testamento foi usada com o seguinte propósito:

  1. Transferência de benção espiritual ou autoridade. [Transferência significa que algo espiritual flui daquele que está impondo as mãos para o que está sendo tocado.]
  2. Confirmação pública de uma benção espiritual ou autoridade recebida de Deus.
  3. Compromisso para com Deus para um ministério especial.

Três exemplos no Antigo Testamento ilustram estes propósitos da imposição de mãos:

ISRAEL:

Gênesis 48  é o primeiro registro da imposição de mãos para um proveito espiritual.   José tomou consigo a seus dois filhos, Efraim e Manasses, e os levou a seu pai para abençoá-los (Gênesis 48.14).

A benção de Jacó foi transferida para seus dois netos ao colocar suas mãos sobre suas cabeças.

OS LEVITAS:

Os Levitas foram ordenados por Deus para servir a congregação de Israel como líderes espirituais. Nesta posição eles representavam o povo diante de Deus. A imposição de mãos foi a confirmação para o povo da autoridade dos Levitas diante de Deus:

“Quando, pois, fizerem chegar os Levitas perante o SENHOR, os filhos de Israel porão as mãos sobre eles” (Números 8:10).

MOISÉS:

Quando Moisés estava no fim de seu ministério terrestre, ele pediu ao Senhor para indicar um novo líder sobre Israel:

“Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Fez Moisés como lhe ordenara o SENHOR, porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés” (Números 27:18-20,22-23).

Os resultados desta imposição de mãos estão registrados em Deuteronômio 34:9.

A imposição de mãos de Moisés sobre Josué foi importante tanto para o próprio Josué como para a congregação de Israel. Por este ato, Moisés transferiu para Josué uma medida de sabedoria e honra que ele havia recebido de Deus. Moisés também confirmou ao povo a escolha de Josué por Deus como o novo líder.

O REGISTRO DO NOVO TESTAMENTO

Cinco propósitos gerais para a imposição de mãos no Novo Testamento.

SINAIS SOBRENATURAIS:

Jesus praticou a imposição de mãos em Seu ministério:

“…Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos” (Marcos 6:5).

 

“Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava. Impondo as mãos sobre cada um” (Lucas 4:40).

 

“E, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (Lucas 13:13).

Em Sua última mensagem aos discípulos no final de Seu ministério terrestre, Jesus listou os sinais sobrenaturais que iriam acompanhar a pregação do Evangelho:

“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome,expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18).

Um destes sinais sobrenaturais foi a imposição de mãos através da qual Deus curaria o enfermo e operaria outros milagres. Marcos 16:17-18 confirma que esta prática era para continuar após o término do ministério de Cristo na terra.

A imposição de mãos em nome de Jesus é usada para ministrar cura ao enfermo. A pessoa que impõe suas mãos em alguém que está doente transfere a cura sobrenatural e poderosa de Deus. Às vezes o enfermo realmente sente o poder de Deus em seu corpo. Outra vezes não há nenhum sentimento físico, mas isto não significa que a cura não ocorre.  A imposição de mãos é um ato de fé e obediência a Palavra de Deus. Sua efetividade não depende de sentimentos ou emoções.

O tempo para a cura ser efetuada varia muito. Às vezes a cura completa é recebida instantaneamente na ocasião da imposição de mãos. Outras vezes a cura vem gradualmente (Marcos 8:22-25). É importante instruir aqueles que estão desejosos da cura concernente a importância de manter a fé até que a cura seja completada. (Instruções adicionais são fornecidas no curso do Instituto Bíblico Tempo de Colheita, “Batalha pelo Corpo”.)

O livro de Atos registra como Deus usou a imposição de mãos pelos crentes para operar milagres, curas e outros sinais sobrenaturais confirmando Sua Palavra (Atos 14:3; 5:12; 9:17; 19:11; 28:8).

BATISMO DO ESPÍRITO SANTO:

Outro propósito da imposição de mãos é o batismo do Espírito Santo. Há cinco exemplos registrados no livro de Atos pelos quais a pessoas receberam o batismo no Espírito Santo. O primeiro exemplo é aquele dos discípulos na casa em Jerusalém no dia de Pentecostes. Você pode ler sobre isto em Atos 2:1-4. Um outro exemplo são os novos convertidos em Samaria em Atos 8:14-20; Saulo de Tarso em Atos 9:17; Cornélio e sua família em Atos 10:44-46; e os discípulos em Éfeso em Atos 19:1-6.

Em três destes exemplos o batismo do Espírito Santo foi ministrado a outros crentes através da imposição de mãos:

  • Atos 8:18 declara que “através da imposição de mãos dos apóstolos o Espírito Santo foi concedido.”
  • Em Damasco, Ananias pôs suas mãos sobre Saulo, que recuperou sua visão e foi cheio do Espírito Santo.
  • Em Éfeso, os discípulos para quem Paulo ministrou receberam o Espírito Santo após Paulo impor suas mãos sobre eles.

A imposição de mãos não é o único modo das pessoas receberem o batismo no Espírito Santo. Em Jerusalém e na casa de Cornélio as pessoas receberam a experiência sem a imposição de mãos. Mas há base Bíblica para que o batismo do Espírito Santo seja ministrado através da imposição de mãos.

TRANSMITIR OS DONS ESPIRITUAIS:

Outro propósito para a imposição de mãos é transmitir os dons espirituais. Paulo escreve a Timóteo: 

“Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério” (1 Timóteo 4:14).

Paulo refere-se novamente a experiência espiritual de Timóteo:

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos” (2 Timóteo 1:6).

A imposição de mãos foi unificada com o dom da profecia para direcionar, encorajar, e fortalecer Timóteo no cumprimento do seu ministério dado por Deus.

 

COMISSIONAR OS OBREIROS CRISTÃOS:

Outro propósito da imposição de mãos é comissionar os obreiros Cristãos. “Comissionar” significa autorizar, designar, ou enviar em uma missão. Quando os líderes espirituais estavam esperando perante o Senhor em Antioquia…

“…disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre” (Atos 13:2-4).

A Bíblia indica que Deus já havia falado particularmente a Paulo e Barnabé sobre a obra que Ele queria que eles realizassem. A revelação pública foi uma confirmação do chamado que eles já haviam recebido.

Os líderes não enviaram Paulo e Barnabé em suas missões imediatamente. Eles gastaram algum tempo jejuando e orando. Os dois só foram enviados após a imposição de mãos pelos líderes da igreja.

Paulo também impôs as mãos sobre Timóteo para comissioná-lo ao seu ministério (2 Timóteo 1:6).

A prática de imposição de mãos para delegar os obreiros cristãos não era usada abertamente pelos missionários e ministros. A marca dos primeiros diáconos (Atos 6:1-6) foi acompanhada pela imposição de mãos:

O serviço para o qual estes homens foram designados na igreja de Jerusalém veio a ser conhecido pelo título de “diácono”. O método para indicar os diáconos está descrito em Atos 6:3-6. Os apóstolos deram ao povo a responsabilidade para escolher homens qualificados para cumprir o serviço.

Estes homens eram trazidos diante dos apóstolos que impunham as mãos sobre eles e oravam. Por este ato os apóstolos demonstravam que estes homens estavam qualificados para exercerem o ofício. Os apóstolos os designavam a Deus para a tarefa a qual eles eram escolhidos e transmitiam a eles uma medida de seus conhecimentos espirituais necessários para a tarefa.

DEDICAR CRIANÇAS

Não é bíblico batizar crianças, pois elas não podem se arrepender ou crer em relação as obrigações antes do batismo. Mas através da imposição de mãos, as crianças podem ser dedicadas a proteção, direção e bênçãos de Deus:

“Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava” (Marcos 10:16).

 

CUIDADO ESPECIAL

O Novo Testamento faz uma ressalva em relação a imposição de mãos:

“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro” (1 Timóteo 5:22).    

 

Porque ocorre um ato de transferência espiritual quando se impõe as mãos sobre alguém, é sábio ser cauteloso no uso desta prática. Se a pessoa que impõe as mãos não está bem espiritualmente, a prática não é efetiva. A Bíblia é clara sobre quem está qualificado para impor as mãos sobre outro para transmitir benefícios espirituais:

CRENTES:

Os crentes podem impor as mãos sobre outros:

“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem…se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18).

As qualificações dos verdadeiros crentes foram discutidas nos capítulos anteriores no ensinamento do princípio de arrependimento de obras mortas e de fé para com Deus.

 

APÓSTOLOS E DISCÍPULOS:

“Vendo, porém, Simão que pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo…” (Atos 8:18).

 

“Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos…e fiques cheio do Espírito Santo” (Atos 9:17).

Os Apóstolos e os Discípulos eram homens nomeados e ungidos de Deus. Eram crentes maduros e exemplos de líderes qualificados.

MEMBROS DO PRESBITÉRIO: 

“…com a imposição de mãos do presbitério” (1 Timóteo 4:14).

Os mais altos padrões para um presbítero, também conhecido como ancião, estão registrados em 1 Timóteo 3:1-7 e Tito 1:6-9.

SUMÁRIO

Os cinco propósitos para a imposição de mãos no Novo Testamento são:

  • Sinais sobrenaturais
  • Batismo do Espírito Santo
  • Transmitir dons espirituais
  • Comissionar obreiros Cristãos
  • Dedicação de crianças

Compreender e usar a imposição de mãos é importante porque Jesus indicou a prática como sendo parte do ministério da Igreja.

A imposição de mãos é uma prática espiritual esquecida em muitas igrejas hoje em dia.  Mas…

  • Considere o impacto na divulgação do Evangelho se todo crente fosse efetivo na imposição de mãos para curas e milagres.
  • Considere o impacto na divulgação do Evangelho se os dons espirituais estivessem sendo transmitidos e os obreiros Cristãos sendo comissionados com base na imposição de mãos.

 


 

TESTE

  1. Dê três exemplos no Antigo Testamento sobre a imposição de mãos.

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

  1. Dê cinco propósitos para a imposição de mãos revelados no Novo Testamento.

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

  1. Escreva o Versículo-Chave de memória.1

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

  1. Dê uma referência bíblica que confirma que a imposição de mãos deva continuar após Jesus subir aos céus.

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

  1. Defina “imposição de mãos”.

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

  1. Quem a Bíblia especificamente nomeia como qualificado para a prática de imposição de mãos?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

  1. Se a frase for VERDADEIRA escreva V no espaço em branco. Se for FALSA, escreva F.

a._____ se nenhuma sensação de poder é experimentada quando é realizada a imposição de mãos, então não foi efetiva.

b._____ a imposição de mãos pode ser usada para comissionar os obreiros Cristãos.

c._____ a Bíblia ensina que qualquer um está qualificado para impor as mãos sobre outro.

d._____ a imposição de mãos é o único modo para uma pessoa receber o batismo do Espírito Santo.

e._____ dons espirituais podem ser transmitidos pela imposição de mãos.

f._____ a imposição de mãos não deve ser usada com crianças porque elas não a compreendem.

 

 


PARA ESTUDO ADICIONAL

Estude os milagres realizados por Jesus durante Seu ministério terrestre. Observe como e quando Ele usou a imposição de mãos para transmitir bênçãos espirituais.

TRAZENDO DA MORTE PARA A VIDA:

A filha de Jairo: Mateus 9:18-19, 23-25
O filho da viúva: Lucas 7:11-15
Lázaro:

CURANDO:

João 11:1-44
O leproso: Mateus 8:2-3
O criado de um Centurião: Mateus 8:5-13
A sogra de Pedro: Mateus 8:14-15
Os endemoninhados Gadarenos: Mateus 8:28-34
O homem paralítico: Mateus 9:2-7
A mulher com hemorragia: Mateus 9:20-22
Os cegos: Mateus 9:27-31
  • O mudo endemoninhado:                        Mateus 9:32-33
  • O homem da mão ressequida:                 Mateus 12:10-13
  • O homem cego, mudo e endemoninhado:  Mateus 12:22
  • A mulher Cananéia:                               Mateus 15:21-28
  • O jovem possesso:                              Mateus 17:14-18
  • Cegos:                                                 Mateus 20:29-34
  • O homem surdo e mudo:                       Marcos 7:31-37
  • O homem com um espírito imundo:         Marcos 1:23-26
  • O cego de Betsaida:                                Marcos 8:22-26
A mulher encurvada: Lucas 13:11-13
O homem hidrópico: Lucas 14:1-4
Os dez leprosos: Lucas 17:11-19
O filho do oficial: João 4:46-54
O homem paralítico: João 5:1-9
O cego de nascença: João 9

(Jesus nunca usou uma mesma sequência de milagres. Deus trabalha de várias maneiras para realizar sinais milagrosos a fim de confirmar Sua Palavra. A imposição de mãos é apenas um dos métodos que Deus utiliza.)

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
ILSA RITA SANTA CRUZ

quero saber quem pode fazer imposição de mãos, quando ora por alguém? somente o pastor e sua esposa? ou os diáconos e diaconisas também podem? tem que estar em santidade, quem vai dizer se você está puro ou não? penso que somente Jesus Cristo tem essa informação.

Wesley

Muito bom, super útil

2
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x