ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, Quem é Satanás? (Discipulado Lição 4)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, Quem é Satanás? (Discipulado Lição 4)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


Quem é Satanás?

1) Lúcifer.

Antes mesmo de Deus criar os céus e a terra, Ele já havia criado os anjos. Os anjos são seres celestiais que vivem para adorar e servir a Deus.

Mais houve uma destes anjos, Lúcifer que começou a ficar vaidoso com sua própria beleza e começou a desejar ser como Deus e ser mais do que Deus.

Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.  Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.  E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15 ACF.

Mas quando Lúcifer se rebelou, muitos anjos (um terço) se uniram a Lúcifer nesta rebelião e Deus os expulsou do céu e os lançou na terra onde ele hoje é conhecido como satanás ou diabo.

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. Apocalipse 12:4

Separado da glória de Deus, Lúcifer perdeu toda sua beleza e luz e se tomou mal e cheio de trevas. Os anjos que caíram com Lúcifer também se tornaram seres malignos.

Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:  Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.  Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.  Ezequiel 28:11-17 ACF.

Então, satanás formou um exército de seres maus como ele, que só querem tomar o Trono de Deus.

Satanás passou a odiar o ser humano, por dois motivos:

  1. Ele queria ser igual a Deus e ter domínio sobre todas as coisas e tentou tomar isto pela força. Mas Deus deu de graça para o homem, a imagem Dele e deu também a autoridade sobre a terra e tudo o que há nela.
  2. Deus criou o homem semelhante a Ele e deu liberdade para ele escolher obedecer a Deus ou não. Deus queria que o homem escolhesse de coração amá-Lo e obedecer aos Seus mandamentos. Satanás vive perseguindo o homem para enganá-lo e leva-lo a escolher os caminhos dele, ao contrário de escolher os caminhos de Deus. O maior prazer de satanás é quando um homem escolhe pecar, porque ele pode olhar para Deus e dizer: “Está vendo?! Olha aqui o homem, à sua imagem e semelhança! Ele escolheu a mim. Ele prefere me servir, me obedecer do que ao Senhor! ”

2) A Tentação

Quando Deus criou o homem e a mulher, Ele não queria eles fossem obrigados, mas que fossem livres para escolher amá-lo e obedecê-lo. Por exemplo: um escravo. Ele não é livre para obedecer ao seu senhor. Ele obedece porque é obrigado. Deus não queria que nós fôssemos seus escravos.
Para você entender melhor, leia na sua Bíblia: Gênesis 2:15 até 17 e 3:1 até 13.
Deus então colocou duas árvores no jardim onde Adão e Eva morava. Elas se chamavam: árvore da vida e árvore do conhecimento do bem e do mal.
Adão deveria escolher de qual e árvore ele iria comer. Se ele comesse da árvore da vida, ele não conheceria o que é bem, nem mal. Ele precisaria de Deus para fazer todas as coisas. Ele precisaria de Deus para tudo. Esse é o caminho que Deus queria que ele escolhesse.
Mas, se ele escolhesse a árvore do conhecimento do bem e do mal, ele conheceria o que é o bem, mas também conheceria o que é o mal. Ele não precisaria de Deus para fazer suas escolhas, ele poderia escolher sozinho. Esse era o caminho que o diabo queria que o homem escolhesse.
O homem escolheu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e a Bíblia diz que a semente do pecado entrou no homem; a capacidade de conhecer não só o bem, mas também o mal.

3) O resultado da queda

Por causa desta escolha que o homem fez, ele entregou a autoridade que Deus deu a ele sobre a terra para o diabo e recebeu a semente do pecado dentro de si. Por causa do pecado, o homem ficou separado de Deus no seu espírito e perdeu a glória, a imagem de Deus e o domínio sobre toda a criação. E satanás ocupou este lugar, começou a dominar a terra e a morte encheu o mundo.

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;  E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Hebreus 2:14,15 acf

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12 acf

Para que você perceba o quanto isto é real, basta olhar para uma criança pequena.

Que pai ou mãe precisou ensinar seu filho a mentir? Ou ser egoísta com o seu brinquedo? Ou brigar com o irmão? Eles fazem isto naturalmente! Porque eles já nascem com esta semente do pecado dentro deles. Por outro lado, já é muito difícil ensiná-los a repartir, a serem educados, cordiais, falarem sempre a verdade…

E esta natureza pecaminosa nos afasta de Deus. Cada um de nós já nasceu com ela. Deus disse a Adão que se ele comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal ele morreria. Mas Adão morreu? (caiu duro no chão?) Não! Então, o que morreu? O seu espírito ficou morto para Deus, porque morte quer dizer separação. Esta é a condição do homem que ainda não nasceu de novo em Cristo Jesus. Seu espírito está separado de Deus.

Coisas importantes sobre satanás

1) Ele não desiste do homem

 Satanás usa o mundo para se levantar contra nós quando recebemos a Jesus, como Salvador.

O mundo é dominado por seus pensamentos errados.

Você deve olhar com seriedade esta luta contra as forças do diabo.

Satanás é inimigo de Cristo e de todos os que seguem a Ele.

Aceitar Jesus como salvador pessoal é o mesmo que declarar guerra contra ele.

Satanás usa também a carne (os desejos do ser humano) para não obedecer a vontade de Deus.

Ele não vai te deixar em paz. Ele usa todo esforço possível para derrotar os discípulos de Jesus.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8

Pense: quando você andava nas coisas erradas ninguém olhava para você, mas quando você decide servir a Deus, as pessoas do mundo querem dizer para você desistir.

2) Todas as vezes que você peca, você faz vontade de satanás e se afasta de Deus.

A nova vida em Cristo é uma luta tremenda. É como uma corrida que você tem que olhar só a chegada. Satanás sempre vai tentar te afastar de Cristo, de seus ensinamentos, mas você tem um alvo para chegar, que é agradar a Deus.

3) Como combatemos satanás?

A maneira de combatermos o diabo e vencermos é nos fortalecermos em Deus.

  1. Através da leitura da Palavra de Deus e a prática dela.
  2. Também do jejum que vai enfraquecer a nossa carne e os desejos humanos.
  3. Através da oração, que é uma arma secreta que nos enche do Espírito Santo e de vontade de agradar a Deus.

Quando você se fortalece em Deus, você tem forças para dizer não para o pecado e para o diabo.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7 acf

4) Como satanás age

 

  1. Com engano – Ele distorce as coisas de Deus.
    Exemplo: Ele quer transformar homens em mulheres e mulheres em homens, através do pecado. Ele confunde a própria natureza do homem e coloca dúvida a respeito das verdades de Deus. Ele confunde a mente do ser humano com mentiras.
  2. Com encantamento – Ele mostra as coisas erradas e proibidas como se fossem muito boas e diz para as pessoas que elas não sofrerão nenhuma consequência se cometerem o erro. É mentira.
  3. Satanás sempre age através da desobediência a Deus, que é o pecado. Quando pecamos, abrimos um buraco na nossa vida para satanás entrar.
  4. Satanás tem poder, mas não tem autoridade.

Ele só age se o homem colocar esta autoridade nas mãos dele através das legalidades.

O que são legalidades?

O reino espiritual é muito organizado e tudo o que existe é um “reflexo do mundo espiritual”.
Assim como existem leis que governam o mundo governam o nosso mundo concreto, também existem leis que governam o mundo espiritual.

Deus é tão justo que é justo até com o satanás. Ele respeita o terreno que o diabo tem legalidade, porque essa legalidade é dada pelo próprio homem, pelo seu livre arbítrio.
A legalidade funciona da seguinte maneira,: O diabo não possui poder para nada aqui nesta terra, a Bíblia já diz que:

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2:14,15 acf

Mas ele adquire poder através do nosso livre arbítrio, ou seja, nós entregamos poder a ele consciente ou inconscientemente.Aquilo que nos separa de Deus, nos aproxima do diabo, e essa aproximação dá poder ao inimigo, e o que nos separa de Deus é o pecado:

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2 acf

Todo ato pecaminoso gera uma legalidade para os demônios agirem. Ou seja, legalidade é o direito que é dado pelo homem para o diabo agir. Muitas vezes não sabemos a causa de algum sofrimento em nossa vida ou, alguma maldição que nos acompanha. Isso pode ser fruto de uma legalidade.

Uma legalidade é um pecado não confessado, ou seja, que amarra os homens às trevas e a maldição.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13 acf

De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 4Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 11Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:1-11 acf

Mas Jesus se tornou maldição em nosso lugar para que pela sua morte,tivéssemos vida.
Toda legalidade pode ser quebrada com uma oração de confissão e renúncia.


Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso alem de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais intimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no minimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente em sua vida para melhor, compartilhe suas experiencias que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6


Bibliografia: Ensinamentos Básicos do Cristianismo – Discipulado I –  MCM POVOS
Revisão, Adaptação e Ampliação, feita por Pr. Marcos V. RibeiroIgreja Vidas para Cristo

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x