ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, Quem é Deus. (Discipulado Lição 1)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO,  Quem é Deus. (Discipulado Lição 1)

ANTES DE IRMOS PARA  A LIÇÃO DE QUEM É DEUS, VAMOS COMPREENDER UM POUCO SOBRE O QUE É SER DISCÍPULO DE JESUS CRISTO.

 

AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.

 

O que é ser discípulo de Jesus?

Ser discípulo de Jesus é aprender de Jesus e ser seu imitador. No tempo de Jesus, um discípulo era um aluno que estava aprendendo a ser como seu professor. Jesus mandou fazer discípulos de todas as nações.

Um discípulo era um aluno dedicado. Ele seguia seu rabi (professor) por onde quer que ia, via o que fazia e ouvia o que ensinava e procurava se tornar mais como ele. Jesus falava às multidões, mas dava um ensino mais profundo e pessoal a seus discípulos (Marcos 4:33-34). Os discípulos tinham um acesso privilegiado a Jesus, porque tinham um compromisso sério com ele, ao contrário do resto da multidão.

 

Cada crente deve ser um discípulo de Jesus. Ser discípulo significa ser um seguidor de Jesus. A conversão implica uma mudança de vida. Não fazemos mais parte da multidão que apenas ouve a palavra, mas nos tornamos discípulos praticantes da palavra (Tiago 1:22).

 

O que faz um discípulo de Jesus?

  • Ama Jesus– o discípulo tem um relacionamento pessoal com Jesus; seu amor por Jesus o leva a querer obedecer e aprender dele – João 14:21
  • Aprende de Jesus– o discípulo é um estudante: estuda a Bíblia, ora e tenta ouvir o que Jesus lhe quer dizer; o Espírito Santo ensina o discípulo pessoalmente quando estuda a Palavra de Deus – João 14:26
  • Imita Jesus– o objetivo do discípulo é se tornar cada vez mais como Jesus, nosso maior exemplo; isso significa deixar o pecado e tentar fazer sempre o bem – Efésios 5:1-2
  • Obedece e segue Jesus– o discípulo põe em prática o que aprendeu, porque quer agradar Jesus;    o discípulo vai onde Jesus manda ir; isso às vezes é difícil e exige sacrifício – Lucas 14:25-30
  • Fala sobre Jesus– o discípulo de Jesus faz mais discípulos de Jesus; ele quer que outros conheçam Jesus e descubram como é bom ser seu discípulo – Mateus 28:19-20
  • Convive com outros discípulos– a igreja é uma turma onde os discípulos aprendem e crescem juntos; ir à igreja é essencial na formação do discípulo – Hebreus 10:25

 

continuando…

para começarmos primeiro vamos entender
O que é discipulado?

Discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer a Jesus. Todo crente é chamado para ser discípulo e fazer outros discípulos. O discipulado põe a fé em ação.

O discipulado é parte da missão da Igreja. Jesus formou discípulos e nos deu a todos a ordem de formar mais discípulos, pelo mundo todo (Mateus 28:19-20). Discipular é:

Ÿ  Levar para Jesus

Ÿ  Ensinar a obedecer aos mandamentos de Jesus

Cada pessoa precisa saber sobre a salvação em Jesus e, quando se converte, precisa aprender como viver para Jesus. O trabalho não acaba com a conversão. O discipulado ajuda a crescer espiritualmente. Todo crente precisa crescer e aprender mais de Jesus.

Qualquer pessoa que queira pode ser discipulado! Jesus mandou fazer discípulos de todas as nações, sem distinção. Se converter é se tornar discípulo de Jesus. Todos podem aprender sobre Jesus e como obedecer aos seus mandamentos.

 

Quem pode discipular?

Qualquer crente que tenha conhecimento da Bíblia pode discipular. O objetivo do discipulado é formar discípulos que também conseguem ensinar outros discípulos. A ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus. Cada crente pode aprender e ensinar!

Cada crente pode ajudar a discipular, usando os dons que Deus lhe dá. Discipular é trabalho da igreja toda, não apenas do pastor (Efésios 4:15-16). Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são:

  • Evangelizar
  • Pregar
  • Fazer estudos bíblicos
  • Acompanhar e aconselhar

Também é muito importante ensinar por exemplo. Mais que palavras, as ações mostram como viver de maneira que agrada a Deus. Quando um crente obedece a Deus em sua vida diária e partilha o que aprendeu, ajuda a discipular outros crentes. Mesmo quem não tem dons de ensino ou evangelista pode discipular por exemplo.

 

 

PORQUE ADOTAMOS O DISCIPULADO UM A UM, OU COM PEQUENOS GRUPOS?

Nós da VPC acreditamos que o discipulado Um a Um é a melhor forma possível de cuidar bem de uma vida,  consolida-la e treina-la a ser um discípulo, assim acreditamos que as vidas vão desfrutar de tudo aquilo que a bíblia promete, e as benção de Deus seguirão os que são verdadeiramente discípulos.

Nosso maior e mais perfeito modelo é Jesus, ele  priorizou o discipulado na Sua vida aqui na Terra. Antes de escolher os seus discípulos Ele orou a noite toda (Lucas 6.12-13), e uma grande parte do seu tempo foi ocupado investindo na vida destes discípulos. Como Ele viajava horas e horas a pé, é bem provável que, enquanto estava caminhando com os discípulos naquelas estradas construídas pelo Império Romano, Ele aproveitasse bem o tempo discipulando. Quem já caminhou por muitas horas sabe que é difícil andar e falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Cremos que Jesus discipulava muito: 1) um a um; e 2) em grupo.

O Dr. Carl Horton, que já dormiu no Senhor, tinha o seu doutorado em “Crescimento da Igreja” pela Escola de Missões Mundiais do Seminário Teológico Fuller. Foi ele quem apresentou os resultados surpreendentes de uma pesquisa realizada com um grande número de líderes cristãos. Os quesitos avaliados na pesquisa eram concernentes à formação de líderes; como e onde foram treinados os líderes que estão tendo mais sucesso no Reino de Deus. A pesquisa demonstrou que:

  • 0% dos líderes foram produzidos pelo púlpito em reuniões públicas de ensino ou pregação;
  • 0% dos líderes foram produzidos em classes estruturadas, como Escola Dominical, cursos de Família Cristã, Guerreiros de Cristo, e outras mais;
  • 10% dos líderes foram gerados no discipulado em grupos pequenos.
  • 90% dos líderes foram gerados através do discipulado e mentoreamento pessoal, um a um;

Na nossa própria experiência, também temos visto que é muito bom discipular em grupos, mas nunca em substituição ao discipulado um a um. Sem dúvida, isto possibilita que o discipulado seja mais profundo, intenso e específico.

É claro que, para haver esse tipo de discipulado os dois (discípulo e discipulador) devem ser do mesmo sexo. Também, alguém não pode estar discipulando outra pessoa se ele primeiramente não tiver discipulador. O discipulador tem compromisso total de não falar nada para pessoa alguma daquilo que o discípulo confidenciou, a não ser que obtenha primeiramente sua permissão.

Este discipulado deve acontecer no contexto da REDE, ou seja, o discipulador deve preferencialmente participar da mesma REDE do discípulo. O discipulado nunca deve ser manipulativo. O verdadeiro discipulado é para ajudar o discípulo a crescer.

Discipulado é proteção. Discipulado é crescimento. Seja transparente com o seu discipulador. Você ficará maravilhado como Deus vai usar seu discipulador para ajudá-lo a vencer o pecado, crescer espiritualmente, ser um ganhador de almas, e ser também um bom discipulador.

 

“Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados” (Tiago 5.16).

Uma vez que você está sendo discipulado, é importante começar a orar e pedir a Deus que lhe mostre quem você deverá discipular. Quando você ganha alguém para Jesus, você tem que garantir que aquela pessoa seja bem discipulada. Normalmente é você quem deve discipular aquele novo convertido.

Jesus, antes de ascender aos céus, nos deixou a Grande Comissão:

“Ide, portanto, fazei discípulos…” (Mt. 28.19).

Isto tem que ser priorizado, pois sem dúvida é um assunto de máxima importância.

Na medida em que entendemos a importância e a centralidade do discipulado, percebemos que o discipulado um a um é o coração da REDE. A esse relacionamento do discipulador com seu discípulo (total de duas pessoas) chamamos de uma MicroRede.

Sugerimos que o Discipulado um a um aconteça, uma vez na semana ou mais, pode ser feito antes do início da REDE, ou em horário pré-estabelecido, de forma que não deixe de acontecer em hipótese alguma, pois no discipulado um a um, Deus usa para aprofundar nossas raízes com ele e trabalhar em nosso caráter.

No discipulado geramos relacionamento, isso nos fortalece e é essencial em nossa vida cristã.

 

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel”. Hebreus 10:23

“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.” Ezequiel 36:26

“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Filipenses 4:19

“O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele.” Deuteronômio 28:9

ENTENDENDO MELHOR O TRABALHO DE DISCIPULADO NA VPC
OS TRÊS NÍVEIS DO DISCIPULADO

NA IGREJA VIDAS PARA CRISTO (VPC), encorajamos todo cristão deve ter pelo menos três discípulos, e o número máximo é doze. Em outras palavras, talvez alguém seja muito ocupado com emprego, faculdade, e etc.; obviamente esta pessoa só poderá ter três discípulos. Já outra pessoa, com muito mais tempo, poderá discipular muito mais do que três. Na Bíblia está escrito que Deus quer que façamos discípulos (Mateus 28.18-20). Não está escrito, porém, quantos discípulos cada um deve ter. Por isso, é importante que cada cristão saiba ouvir a voz de Deus para saber exatamente quantos discípulos ele deve ter.

Se o discipulador não tiver o seu grupo completo, ao ganhar alguém para Jesus, essa pessoa poderá se tornar seu discípulo (se for do mesmo sexo). Se o discipulador já tem um grupo completo ou se a pessoa que ele ganhou para Jesus for do sexo oposto, ele deve garantir cuidadosamente que o novo convertido seja realmente discipulado muito bem por outro discipulador e integrado em uma boa REDE.

 

Quando o discipulador chega no nível de Supervisor de Área em diante é importante que use os três níveis de discipulado para ajudá-lo na organização dos seus discípulos.

 

Nível n.º 1

Estes sãos os discípulos principais em que o discipulador vai investir a maior parte do seu tempo. Normalmente são:

Pessoas em que o discipulador vê elevado potencial.

Pessoas em quem o discipulador quer investir a longo prazo também.

Pessoas em que o discipulador está discipulando na vida pessoal e na vida ministerial.

Pessoas que estão debaixo da cobertura do discipulador na hierarquia de REDE. (Supervisor, Lideres, co líderes, etc…)

 

Nível n.º 2

Estes não são discípulos (no sentido um a um) deste discipulador, mas por causa do ministério, ou outra razão, estão semanalmente se reunindo em grupo debaixo deste líder. Por considerá-los muito importantes, este líder está discipulando indiretamente – mas poderosamente, às vezes, inclusive, muitas horas por semana. Por isso ele os considera discípulos “Nível n.º 2”.

 

Nível n.º 3

Estes são discípulos (Um a Um) com quem o discipulador reúne uma vez toda semana, mas por serem bem novos, ou resistentes, ou etc, ele não sente que deve investir muito tempo neles.

 

Muitas vezes o discípulo Nível n.º 3 poderá se tornar um discípulo Nível n.º 1. Se o GRUPO do discipulador não estiver completo, ele muitas vezes vai manter algumas “vagas” no Nível n.º 3 para cuidar de novas pessoas que ele ganhou para Jesus, até que sejam transferidos para outro discipulador.

 


LIÇÃO 1
QUEM É DEUS?
Quem é Deus? E quais os seus atributos?
texto base: SALMO 139

 

Quem é Deus para você?

Esta é apenas uma tentativa modesta de responder a uma pergunta tão grande quanto Deus. Por favor, sinta-se fortemente encorajado a continuar procurando por Ele (Jeremias 29:13).

A boa notícia, quando tentamos responder a esta pergunta, é que há muito que pode ser encontrado sobre Deus! Aqueles que examinarem esta explicação podem achar melhor ler o texto inteiramente; depois voltar e procurar pelas passagens Bíblicas selecionadas para elucidação. As referências às Escrituras são completamente necessárias, porque sem a autoridade da Bíblia, este monte de palavras não seria nem um pouco melhor do que a opinião dos homens, a qual por si só é quase sempre incorreta para entender Deus (Jó 42:7). Nem precisamos dizer o quanto é importante para nós tentarmos entender a natureza de Deus! Se não o fizermos, provavelmente vamos nos levantar, procurar e adorar falsos deuses contrários a Sua vontade (Êxodo 20:3-5).

Apenas o que o próprio Deus escolheu de Si mesmo para ser revelado pode ser conhecido. Um dos atributos ou qualidades de Deus é “luz”, o que significa que Ele próprio Se revela (Isaías 60:19, Tiago 1:17). A realidade de que Deus revelou conhecimento sobre Si próprio não deve ser negligenciada, a fim de que nenhum de nós perca a oportunidade de entrar em Seu descanso (Hebreus 4:1). A Criação, a Bíblia e o Verbo feito carne (Jesus Cristo) irão nos ajudar a entender como é Deus.

Vamos começar por entender que Deus é nosso Criador e que nós somos parte da Sua criação (Gênesis 1:1; Salmos 24:1). Deus disse que o homem é criado a Sua imagem. O homem está acima do resto da criação e recebeu domínio sobre ela (Gênesis 1:26-28). A criação se deteriorou pela ‘queda’, mas ainda assim nos dá um flash, uma rápida idéia da obra de Deus (Gênesis 3:17-18; Romanos 1:19-20). Considerando a vastidão, complexidade, beleza e ordem da criação, nós podemos ter uma ideia da grandiosidade e magnificência de Deus.

A leitura de alguns dos nomes de Deus pode nos ajudar em nossa busca por como é Deus. Eles são os seguintes:

Elohim – O Forte, divino (Gênesis 1:1)

Adonai – Senhor, indicando uma relação de Mestre para servo (Êxodo 4:10, 13)

El Elyon – O mais Alto, o mais Forte (Gênesis 14:20)

El Roi – o Forte que enxerga (Gênesis 16:13)

El Shaddai – Deus Todo-Poderoso (Gênesis 17:1)

El Olam – eterno Deus (Isaías 40:28)

Yahweh – SENHOR “Eu Sou”, significando o Deus eterno auto-existente (Êxodo 3:13,14).

 

Baseado no salmos 139 Vamos ver mais detalhado alguns Atributos que somente Deus, o único é verdadeiro Deus, que criou todo universo os céus e a terra e tudo que existe.

Somente Deus é:

Deus é onisciente

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti.  Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir.” Salmos 139:1-6.

O que é isto? onisciência? Quer dizer que Deus sabe todas as coisas. ele conhece todos os nossos pensamentos, sentimentos, tudo o que fazemos. Ele vê tudo o que se passa sobre a terra e em todo o universo. Não podemos esconder nada de Deus, Ele vê todos os meus pensamentos, tudo o que se passa na minha vida, ele me vê a todo tempo.

Deus não precisa pesquisar as coisas, ele conhece o passado, o presente e o futuro, isso é onisciência tem todo o conhecimento, sobre tudo e todos.

Deus é onipresente

“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.”  Salmos 139:7-12.

Onipresente quer dizer que Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo. isso mesmo em todos os lugares que você possa imaginar Deus esta! Se você subir bem alto, Ele está lá, se você for ao rio, Ele está lá. Não ha como fugirmos da sua presença. Não podemos esconder nada d’Ele. Preciso viver sabendo que tenho um Deus que vê todas as coisas, e não existe nenhum lugar que eu possa escapar Dele.

Deus é onipotente

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais  do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.  Salmo 139:13-18

Isto quer dizer que Ele pode todas as coisas. Não há nada que Ele não possa fazer, Seu poder não tem limites. Não há nada difícil para Deus. Não há nenhum problema na sua vida que Ele não possa resolver.
Deus tem todo poder e autoridade para fazer tudo o que está de acordo com sua natureza divina.
Por exemplo: ele não pode mentir ou roupar, ou cometer qualquer outro erro ou pecado, porque estas coisas são contrárias à sua natureza.

Porque o homem pratica o mal nesse mundo, se Deus controla tudo?

Deus Deu ao homem o livre-arbítrio e não vai passar em cima deste direito, que ele mesmo deu. No final de todas as coisas, ele vai tomar todo o controle em Suas mãos.

Deus é eterno

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Salmos 90:1-4

Eternidade então quer dizer que Ele não tem começo nem fim. ele não foi foito ou criado, ele É  o eu sou o que sou. DEUS É ETERNO!

Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.” 1 Timóteo 1:17

Importante que saibamos que Existe apenas um único Deus. 

para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.” 1 Coríntios 8:6
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.” 1 Timóteo 2:5,6

Só existe um único e verdadeiro Deus, mas satanás que é inimigo de Deus e das pessoas procura de todas as maneiras nos enganar e nos ensinar através das nossas culturas e costumes mentiras sobre Deus.

Sabemos agora que não há outro Deus, nem satanás, nem seus demônios, que pois nenhum deles tem as características e os atributos de Deus. Nenhum deles é onisciente, onipresente, onipotente e eterno.

Você vai ver que fará muita diferença no seu dia a dia se você começar a viver lembrando-se que agora, você tem um Pai perfeito que pode fazer qualquer coisa, que sabe sempre o que é melhor e pode lhe guiar e vê todas as coisas.

 

O que precisamos fazer agora?

1. Buscar conhecer Deus mais e mais

para não sermos enganados pensando que estamos servindo a Deus e conhecendo-o quando na verdade, não estamos

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

 

2. Vivermos a nossa vida sabendo que Ele é Deus.

o problema de quase todas as pessoas é que elas sabem que Deus existe, acreditam nele, mas não se submetem a Ele. O que é submeter? É você colocar sua vida em obediência a Ele, deixar que ELE mande em sua vida e você procurar saber o que ELE quer e viver fazendo não o que aprendeu com seus pais, ou a sua cultura, mas procurar saber o que a Palavra de Deus diz e obedecer.

porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.  (Romanos 1:21-24)

 

3. Crer nesse Deus que nos deu origem e nos sustenta

 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6

A VIDA tem sua origem em Deus e nossa existência depende DELE.

 “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele”.  Atos 17:28

Todas as coisas no mundo natural e espiritual são D’ELE e nossa existência depende D’ELE.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36

 

4. Crer nesse Deus que nos deu origem e nos sustenta

Além dele não há outro.

Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, 1 Tessalonicenses 1:9

Se não ficarmos muito atentos podemos fazer de coisas materiais nosso “deus”.

O “deus” da vida de alguém é aquilo que ocupa seus pensamentos e tem maior importância.

Os “deuses” das pessoas podem ser dinheiro, posição, sexo, poder e muitas outras coisas.

O homem sábio e inteligente tira do trono estes deuses materiais e faz do DEUS único e verdadeiro o centro de seus pensamentos e sua existência.

Não terás outros deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Êxodo 20:3-6

 

 

PARTE II

COMO DEUS É?

É único mais que uma forma criadora, Ele é uma pessoa.

Ele é força que move a vida, mas também é pessoal, tem emoções:

A Bíblia diz que Deus é amor, ele amou o mundo ao ponto de entregar o seu filho unigênito, por a mor a mim e a você

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Efésios 2:4

 

Ele cuida

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7

 

Ele se compadece de nossas necessidades

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Hebreus 4:14,15

 

Ele se aborrece

Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.  Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:13-16

 

Ele se entristece

Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:27-32

 

Deus é Espírito

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17

Devemos nos relacionar com ELE através do nosso espírito. O novo homem interior tem que prevalecer. O corpo e a alma têm que estar envolvidos neste relacionamento, obedecendo as ordens do espirito.

Ele nunca muda

Todas as coisas no mundo mudam, mas isso não acontece com Deus. Ele é e sempre será como foi.

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Tiago 1:17

Esta qualidade de Deus nos traz segurança do seu amor e cuidado eterno.

E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas.  Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim”. Hebreus 1:10-12

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Hebreus 13:8

 

jesus cristo é a imagem expressa de quem deus é.

As mesmas qualidades que estão em Deus, estão em Jesus. Ele é o Filho do Deus Vivo.

Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.  Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. João 14:8-11

 

Jesus Veio ao mundo em pessoa para nos revelar sobre Deus e como ELE é.

Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:1-3
“A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.  Mateus 1:23
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.  João 1:1-3

 

A existência de Deus é provada

Acharemos provas da existência de Deus na criação, na formação do corpo humano e na história do homem.

O universo, nosso planeta e todas as formas de vida que existem revelam uma inteligência suprema e caminhos divinos.

O pecado fez a visão do homem se tornar embaraçada para não ver Deus. por isso, ela adora o homem, que é criatura de Deus, no lugar do Criador.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Romanos 1:20,21

Pense: como é bom ter um Deus que vê todas as coisas, que pode tudo e que está em todos os lugares, que não é feito de pedra ou de madeira nem por mãos humanas.

Então entregue sua vida a Ele, sirva a esse Deus de todo o seu coração e de todas as suas forças e Ele vai cuidar de você com amor eterno.

 

 

TAREFA PARA CASA:  LER 1 JOÃO,  2 JOÃO,  3 JOÃO

 

FINALIZANDO:
Faça uma oração com o discípulo, ore buscando a Deus revelação do que foi ensinado, e que esse estudo de discipulado venho produzir frutos em abundância na vida do discípulo e também do discipulador.

 

Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso além de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais íntimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no mínimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente em sua vida para melhor, compartilhe suas experiências que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6
share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x