ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A PALAVRA DE DEUS – A BÍBLIA (Discipulado Lição 13)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A PALAVRA DE DEUS - A BÍBLIA (Discipulado Lição 13)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


A palavra de Deus – A bíblia

Se você já nasceu de novo, é uma nova criatura em cristo como diz o apóstolo Paulo.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Agora você precisa de alimento genuíno para crescer espiritualmente.
Aliás, uma das características de quem já nasceu de novo é desejar ardente mente alimentar-se da palavra de Deus. A bíblia nos fornecer esse alimento genuíno. Ela não é um livro de religião como os demais livros. Ela é a palavra de Deus viva. Seguindo os seus ensinamentos, estaremos vivendo o estilo de vida que dá certo, que me fará um vencedor.
Deixe a bíblia encher a sua mente, orientar seu coração e guiar os seus passos, pois ela é a revelação de Deus para a felicidade de seus filhos.
A palavra de Deus é um livro extraordinário. É o livro mais vendido e mais lido em todas as épocas. A bíblia foi traduzida em mais línguas do que qualquer outro livro do mundo.
É composta por 66 livros. Foi escrita num período de aproximadamente 1600 anos e por cerca de 40 pessoas diferentes. Por 1600 anos, o Espirito de Deus foi inspirado homens para escrevê-la.
Quando Deus criou o homem, Deus quis ensinar a eles os seus caminhos. Foi por isto que Deus nos deu na bíblia, que é a sua palavra para nós.
A bíblia vai ensinar você sobre quem é Deus e com você deve se relacionar com Ele para que você possa ter na sua vida o cumprimento de todas as promessas deste seu amoroso pai.
Se todas as pessoas começassem a estudar a bíblia e fizessem o que ela manda, todas as nações da terra se tornariam em lugares bons para se viver: a pobreza seria substituída pela fartura de alimentos; as doenças seriam substituídas pela saúde; a maldade seria substituída pela bondade; o pecado seria substituído pela santidade; a cobiça seria substituída pela generosidade e a guerra seria substituída pela paz. Todos viveriam como irmãos.

A bíblia é dividida em duas partes

1) Antigo testamento – conta a história do povo de Deus antes da vinda de Jesus. São 39 livros divididos da seguinte maneira:

a) Pentateuco – são os 5 livros da lei de Moisés. Estes falam da criação do mundo e a formação da Nação Israelita: Gênesis, Êxodo, levítico, Números, Deuteronômio.

b) Livros históricos – contam a história da formação política, econômica, social de Israel e contam a história dos seus reis.

Josué, juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

c) Livros poético – são poesias israelitas, oração, cânticos, etc.
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Lamentações.

d) Livro profético – são mensagens de Deus para o seu povo, no passado, no presente e no futuro.
Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Jonas, Miqueias, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

2) Novo testamento – São 27 livros que falam da vida de Jesus e da história da igreja depois da sua morte, ressurreição e ascensão. São divididos da seguinte maneira:

a) Evangelho –  contam vida Jesus: Mateus – Marcos – Lucas – João.

b) Atos dos apóstolos – Fala das coisas que os apóstolos fizeram e do nascimento da Igreja Cristã.

c) As cartas para as igrejas e para os cristãosRomanos, 1Corintios, 2Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timoteo, Tito, Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas.

d) Apocalipse – fala das coisas que vão acontecer no final dos tempo, dos acontecimentos futuros.

Ob. Depois que Deus faz tudo o mundo, Ele criou também você. Deus tem plano e sonhos para sua vida. O relacionamento mais importante que você pode ter na sua vida é com Deus. Uma das maiores maneiras de se conhecer a Deus é através da bíblia. Nunca tenha uma atitude de pensar que a bíblia é difícil de entender, ela é como uma carta do seu pai para você.

Como podemos provar que a bíblia é a palavra de Deus?

  • Pelas pessoas transformadas pela leitura e prática de suas palavras.

“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. João 15:3

Muitas pessoas tentam se transformar por si mesmas, mas não conseguem. Mas quando colocam na sua vida prática os ensinos desta palavra, elas são transformadas.

  • Os assuntos que são escritos nela de encaixam uns nos outros com muita harmonia, mesmo tendo sido escrita por pessoas tão diferentes (40 escritores) que eram pescadores, funcionários do governo, religiosos, medico, etc. e num período tão longo de mais ou menos 1600 anos.

Estes autores viveram em épocas diferentes. Viveram em épocas de paz e de guerra. Entretanto, do começo ao fim da bíblia, há uma unidade perfeita. A bíblia nunca se contradiz.

  • O cumprimento de suas profecias – o profeta Isaias no capitulo 9:6 fala da vida do Messias, Jesus.
  • E em Lucas 1:31 a 33 você vê esta profecia sendo cumprida através do nascimento de Cristo.
  • O testemunho de Jesus confirmando os escritos do antigo testamento.
  • “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?  Salmos 22:1
  • “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lama sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?  Mateus 27:46  confia nestas palavras.
  • A importância dela no ensino, na correção e no conhecimento da verdadeira justiça.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

  • Ela existe há tantos séculos e é um livro atual. Seus princípios são para os nossos dias. É um livro antigo, é mais atual e marcante do que o jornal de hoje. Ele nunca fica superando. Ela tratados assuntos básicos da vida do homem do nosso século.
  • A sua sobrevivência. Nada tem destruído a bíblia. É um livro que tem sido ama e vivido por nações e povos que foram transformados por ela. É o livro mais citado e comentado em todo o mundo.

A revelação de Deus através da bíblia

a) Através dela, Deus revelou a sua vontade para o homem (revelação quer dizer Deus mostrando-se ao homem).
b) O Salmo 19:1 a 6 fala que os céus revelam que Deus existe e que Ele é glorioso. A própria natureza revela Deus-(Romanos 1:18 a 20).

c) A nossa consciência diz que Deus existe (Romanos 2:15) e julgará os homens.

d) A revelação total de Deus está na sua palavra e em Jesus Cristo (Hebreus 1:1,4.).

e) não precisamos de outra fonte de conhecimento sobre Deus exemplo: consultar os mortos, horóscopos, cartomantes, etc.

“Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Isaías 8:19,20

Todas estas práticas são contrarias a palavra de Deus e proibidas por Ele.
São pratica de adivinhação.

f) A bíblia toda é inspirada por Deus (inspiração significa que Deus orientou os homens e fez com que esta revelação chegasse até nós sem erros).

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21

As características da bíblia

  • Ela é completa – não precisa do auxilio de outros livros para fazer efeito na nossa vida. Não é preciso tirar ou acrescentar nada nela. (Hebreus 1:1,4.).
  • Só falar a verdade (João 17:17).
  • É viva (Hebreus 4:12). Ela revela os pensamentos e intenções do coração do homem. Ele traz transformações.

Assuntos tratados na bíblia

A bíblia trata de uma grande variedade de assuntos. Mas, há duas coisas básicas que Deus quer nos comunicar:
Que o homem pode ter um novo relacionamento com Deus. Jesus veio para querer esta muro que nos separa de Deus. Havia uma inimizade do homem com Deus e isto foi quebrando através de Jesus (Efésios 2:13,14).
Que o homem pode viver um novo tipo de vida, que agrada a Deus. Quando somos reconciliados com Deus, através de Jesus passamos a ter uma nova vida. Essa nova vida exige um comportamento de acordo com os padrões de Deus. E com o que lhe agrada. Este novo homem tem cristo como centro de sua vida e se jesus é o Centro, a palavra de Deus tem a orientação segura e firme para todas as áreas da vida deste novo ser que conheceu a Deus.

Objetivos ou finalidades da bíblia

a) Fala de Jesus (João 5:39).
b) Torna-nos sábios (conhecedores) para a salvação em Cristo (2 Timóteo 3:15).
c) Ensina os caminhos de Deus (2 Timóteo 3:16).
d) Corrigir do erro e do pecado (2 Timóteo 3:16).
e) Educar-nos para sermos pessoas justas (2 Timóteo 3:16).
f) Avisar o homem dos perigos do pecado (Salmos 19:11).
g) Dar esperança (Romanos 15:4).
h) Trazer alegria, sabendo e fazer entender as coisas de Deus (Salmos 19:7,11).
i) Avisar do erro e livrar de cair em tentação (Salmos 119:11).
j) Limpar a nossa vida das coisas erradas (João 15:3).
k) Consolar nas dificuldades (Salmos 119:92).
l) Fazer-me crescer, me tornar maduro espiritualmente (2 Timóteo 3:17).
m) Preparar-me para viver a vida de forma vencedora (2 Timóteo 3:17).
n) Ser partida (Salmos 119:4). Não é só para ser lida, é para ser colocada no meu dia a dia.

Nossa atitude em relação a bíblia

“Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo. 1 Reis 8:56

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Lucas 21:33

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Tito 1:2

O que a bíblia, a palavra de Deus, faz na sua vida:

1) A palavra de Deus produz vida

Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. Salmos 33:6,9

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. João 6:63

Tudo o que está escrito na bíblia é Deus falando. Desde o princípio, quando. Não existia nada além de Deus, o que Deus usou para criar todas as coisas, foi a sua palavra. Deus apenas disse: Haja luz e houve luz e assim por diante.
Na sua vida também será assim. Quando você começa a conhecer as verdades da palavra de Deus, crer, obedecer e declarar estas verdades para você, a Palavra de Deus tem poder para fazer com que elas comecem a gerar coisas na sua vida, transformar as coisas da sua vida.

2) A palavra de Deus é como uma água. Ela limpa e nos mantém limpos.

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amo a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:25-27

“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. João 15:3

Os nossos pecados são como uma sujeira que fica dentro do nosso coração. Quando você lê a palavra de Deus, meditam nos seus ensinos, estas palavras vão limpando o seu interior porque elas começam a nos mostrar que é certo e o que é pecado aos olhos de Deus e ajudam você a se arrepender dos seus pecados. Ela leva para fora da minha vida toda sujeira, porque ela é como a água corrente de um rio.

3) A palavra de Deus dá sabedoria

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:15-17

É difícil tomar decisões, não é mesmo? Ás vezes não sabemos qual caminho tomar, o que fazer o que escolher. À medida que você for conhecendo a palavra de Deus, ela vai dar sabedoria para você tomar decisões na sua vida.

4) A palavra de Deus é luz para a sua vida

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 2 Pedro 1:19

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

Este mundo em que nós vivemos está cheio de pecados, em trevas mesmo. Muitas pessoas vivem em muita ignorância, sofrem tanto porque andam no escuro sem nem saber em que caminho está sendo que muitas vezes estão andando em caminhos do diabo, caminhos que trazem só dor e morte. Conhecer o que a palavra de Deus diz, vai ser como ter uma lâmpada muito forte para mostrar para você os caminhos que levam ao pecado, a dor e ao sofrimento.
Ela também revela a vontade e o propósito de Deus para nós.

5) A palavra de Deus é comida espiritual

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4

Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, 1 Pedro 2:2

Quando você receber Jesus como seu salvador, você nasceu de novo no seu espírito e dentro de você é como se você se tornasse um bebê espiritual. Há pessoas que continuam sendo como criancinhas espiritualmente, não se tornam fortes, corajosos, não sabem o que fazer, porque não se alimentam da palavra de Deus. Assim como você fica fraco fica um dia todo sem comer, o seu espirito se enfraquece quando não recebe alimento.

“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Efésios 4:12-15

Deus quer que você seja um homem, uma mulher madura, forte em Deus, capaz de ter uma boa vida e de ajudar outros a crescer, para que as pessoas olhem para você e vejam atitudes como as de Jesus. Para que você saiba decidir sempre pelas coisas certas.

6) A palavra de Deus é como uma semente – Jesus disse:

“E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, me te se lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa. Marcos 4:26-29

A cada vez que você ler e receber a palavra com mansidão no seu coração, desejando obedecer tudo o que Deus mandar, esta palavra terá o poder de uma boa semente plantada
numa boa terra. Você não precisa fazer esforço para que a semente dê frutos. Você precisa apenas de uma boa semente e uma boa terra. Apalavra de Deus será esta semente plantada no seu coração que vai começar a transformar você. Ela faz novas todas as coisas e gera em nós.

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1 Pedro 1:23

7) A palavra de Deus é como uma espada

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Quando você precisar lutar contra o diabo, contra tentações, contra o medo e todas as coisas que vem contra você, aprenda a usar a palavra de Deus como uma espada. Procure o que a bíblia diz sobre aquela situação que você está vivendo e fale com fé o que a palavra de Deus diz. Fale muitas vezes se for preciso, usando esta palavra como uma espada contra o ataque que você está a recebendo.

A bíblia também quebra os corações mais endurecidos pelo pecado.

8) A palavra de Deus é um espelho

“Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecer disso, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1:23-25

Ela nos revela quem somos de verdade, com todos os defeitos que temos. Revela que somos pecadores e precisamos totalmente de Deus para ser vencedores.

9) A palavra de Deus nos ajuda a orar

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7

Muitas vezes, quando você não souber orar, apenas abra um salmo, ou uma parte da bíblia que tem promessas de Deus para você naquela situação que está vivento e comece a orar aquelas palavras.
Ou ainda procure saber se o motivo da sua oração está de acordo com o que a palavra de Deus ensina, porque se você orar algo contrário a palavra de Deus, você nunca há de receber o que está pedindo.

Orar confessando a palavra

O que é confessar a palavra? A confissão é simplesmente concordar com Deus, dizendo as palavras de Deus; usando as expressões de Deus; declarando o que Deus declara; reconhecendo a palavra como verdade em sua vida e não mais situações, não mais o que acontece. É crer e declarar que a verdade é o que Deus diz sobre você.

“Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:8-10

“E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; Provérbios 6:2

Você disse que não podia fazer, no instante em que o disse, ficou derrotado. Disse que não tinha fé, e nem mesmo instante a dúvida como um gigante, se levantou e amarrou você.
Em todas as circunstâncias, em todas as ocasiões, fala a linguagem de Deus, fala a linguagem da fé, não confesse o problema, confessa a vitória, confesse o que a palavra de Deus diz.
Acostume-se a falar o que Deus diz a si mesmo sobre você, isto é que é verdade, e você deve aprender a declarar isto a satanás e ele não vai conseguir prevalecer contra você. A nossa verdadeira guerra é contra a nossa incredulidade. Você precisa aprender a vencer a batalha da fé e a maneira de vencer esta batalha é: diante dos problemas, você precisa aprender a olhar e não ver os problemas, mas ver as promessas de Deus para a sua vida e acreditar nelas, confessar cada uma delas.
Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda que Deus guarda para o povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem o valor e não podem se estragar, e nem ser destruídas.

“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2 Pedro 1:4

O que confessar

O maior problema que encaramos, então, é o de saber o que temos que confessar simplesmente a palavra de Deus, em todas as ocasiões, em todas as circunstancias!
Confissão é “afirmar verdades bíblicas”.
Confissão é “repetir com os nossos lábios (do coração) as coisas de Deus na sua palavra”.

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31

Comece a fazer assim. Quando surgirem os problemas, ou quando você for orar, pegue a sua bíblia no livro de salmos, escolha um e comece a ler em voz alta, declarando estas verdades para sua vida. À medida que você for conhecendo a bíblia você vai saber onde encontrar as promessas de Deus para você em cada situação.

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x