ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, MORDOMIA CRISTÃ E FINANÇAS (Discipulado Lição 20)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, MORDOMIA CRISTÃ E FINANÇAS (Discipulado Lição 20)

Mordomia Cristã e Finanças

Deus criou a terra e tudo o que nela há. Criou leis naturais para governar a vida na terra. Estas leis existem para que a natureza seja organizada e não vire uma bagunça. Deus criou também a Lei da Semeadura, que determina que quem quiser colher precisa semear.

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 2 Coríntios 9:6

Assim também existe a Lei da Semeadura espiritual, que governa a nossa vida com Deus.

 

A bíblia nos ensina várias formas de semear

1) A palavra de Deus é uma semente – se desejarmos ter pessoas conhecendo a Jesus nós teremos de semear a palavra de Deus nos corações. Leia Mateus 13:1-23.

2) A misericórdia é uma semente – se você é misericordioso com as pessoas, vai colher a misericórdia de Deus.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:7-10

3) O perdão é uma semente.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7

4) Os nossos bens são sementes – ofertar na vida dos necessitados e na obra de Deus também é uma forma de semearmos.

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20:35

 

Somos embaixadores de Cristo

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos vós, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.2 Coríntios 5:20

O Embaixador é uma pessoa que representa a sua pátria em outro pais. Nós estamos representando o Reino de Deus aqui na terra. Tudo que nos dá é para ser usado, não segundo a nossa vontade, mas segundo a vontade Dele, para que Deus seja glorificado na terra e o Seu reino cresça. Nós precisamos conhecer a nossa responsabilidade como servos do Reino de Deus.

“Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.2 Coríntios 6:10

Tudo é de Deus

“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.Salmos 24:1

Deus é dono de tudo e nós não somos donos de nada. Somos apenas mordomos e certamente Ele nos pedirá contas de tudo o que Ele nos deu.
Se você tem uma casa, uma família, trabalho, comida, dinheiro, nada disco é realmente seu. Deus te entregou para cuidar e desfrutar de forma correta.
O mordomo é uma pessoa que toma conta tranquilo que pertence a outra pessoa.

 

Coisas que Deus nos deu para cuidarmos como mordomos

1) A nossa vida – é um presente de Deus. Devemos desfrutar dela, sabendo que Deus pedirá conta de tudo que fizermos com a vida que Ele nos deu.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.1 Coríntios 6:19,20

2) O nosso tempo – a vontade de Deus é que você use seu tempo para ser transformado até ser semelhança de Jesus. Use para trabalhar, orar, pregar o Evangelho aos perdidos e cuidar das coisas que Ele te deu. Deus não abençoa a preguiça! Dê importância ao que é realmente importante. Salmos 90:12.

3) Os nossos talentos e capacidades – Deus nos deu dons e capacidades diferentes que devem ser usados para o bem de outras pessoas.

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10

4) A mensagem do Evangelho – Deus confiou a nós a mensagem da salvação a palavra da fé que liberta, que cura e leva para o céu. Precisamos abençoar a vida das pessoas pregando o Evangelho para que sejam salvas.

5) Os nossos bens materiais – o nosso maior tesouro não é a riqueza aqui da terra. O nosso maior tesouro é Jesus, é o Reino de deus. Um dia todo ouro, dinheiro, casa, carro, vão passar, mas o reino de Deus e a sua palavra durarão para sempre. Para ganhar dinheiro muitos abandonam as suas famílias, roubam e mentem. Nós não vivemos para servir ao dinheiro, ele é que tem de nos servir. O alvo da nossa vida não é correr atrás do dinheiro a qualquer custo, devemos querer ele para que tenhamos uma vida digna, para comer, para abençoar os necessitados e o reino de Deus.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:19-21

 

Princípios de Deus para os bens matérias

1) O dizimo – Deus espera que comecemos com uma porcentagem. Dar o dizimo é devolver para Deus dez por cento (10%) do que Ele nos deu. É uma espécie de poupança celestial. É uma adoração para sustentar a obra de Deus. É uma ordem de Jesus.
Devemos dar o primeiro e o melhor e não o que sobra, o resto para Deus. Ele merece receber o nosso melhor. Não dar o dizimo é semelhante a um homem que come a semente em vez de plantá-la e ainda espera que vai colher algo.
Se formos fiéis no dizimo, Deus faz um compromisso conosco de nos proteger e abençoar o fruto do nosso trabalho. O dizimo fecha a porta o devorador, ele não pode tocar naquilo que é nosso, gerando prejuízos.

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10

2) As ofertas – ofertas é dar alguma coisa a alguém. Chamamos isto de presentear.
Quando queremos bem a uma pessoa, procurarmos presenteá-la com o melhor.
ofertamos porque amamos a Deus e acreditamos na sua obra. Oferta é uma atitude de amor, de gratidão e reconhecimento por aquilo que o Senhor é para nós. A oferta traz a prosperidade, a multiplicação dos bens que você possui.

3) As esmolas – significa dar aos pobres e aos necessitados de acordo com as suas necessidades. É um ato de compaixão, de piedade, de amor ao próximo.

“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. Provérbios 19:17

“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Lucas 12:33

 

Leis de sucesso e prosperidade financeira

1) Não tome dinheiro a juros absurdos – se puder, nem tome dinheiro emprestado.

“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta. Provérbios 22:7

2) Não seja fiador ou avalista – não empreste seu nome para dar crédito a outras pessoas.

“Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro. Provérbios 6:5

3) Não desperdice nadaLucas 15:30.

4) Cuidado com a inveja

“O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Provérbios 14:30

5) Tenha o hábito de economizar

“Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota. Provérbios 21:20

6) Tenha meta ou alvo na vida

“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14

7) Trabalhe com dedicação

“A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. Provérbios 13:4

8) Faça mais do que a obrigação manda

“Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10

9) Não reclame da vida

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Provérbios 18:21

10) Multiplique o que você temMateus 25:14-30.

11) Levante cedo

“Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão. Provérbios 20:13

12) Não ame a bebida, jogos de azar e drogas

“O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Provérbios 21:17

“Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez. Provérbios 23:29-35

13) Não ande em má companhiaProvérbios 1:11-19.

14) Cuide pessoalmente do que é seuProvérbios 27:23.

15) Maldito o homem que confia no homem

“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5

16) Fazer acordo é melhor do que brigar

“Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão. Provérbios 17:14

17) Querer, com fé em Cristo, é poderMarcos 11:22-24.

18) Invista dinheiro em obras sociais para ajudar os necessitados

“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. Provérbios 19:17

19) Não pense em riqueza fácil

“A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará. Provérbios 13:11

 

Conclusão

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:11-13

share

Deixe um Comentário...