ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A IGREJA O CORPO DE CRISTO (Discipulado Lição 14)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A IGREJA O CORPO DE CRISTO (Discipulado Lição 14)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


A Igreja o corpo de cristo

Quando falamos de Igreja, não estamos nos referindo ao prédio de tijolos, madeira ou qualquer outra coisa. Falamos de pessoas, povo de Deus.
O motivo de a Igreja existir é Cristo, o modelo é Cristo e o objetivo é Cristo. As suas atividades devem ser inspiradas e dirigidas por Cristo.
Cristo falamos de Igreja e se entregou por ela (Efésios 5:25), pois Ele mesmo diz:

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18

“E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse: Atos 1:15

“E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. Atos 4:6

“E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; Atos 2:18

A Igreja e seus ministérios existem para manifestar Deus na terra, para pregar a sua palavra e colocar em prática todos os seus ensinos.

O que é a Igreja

1) O corpo de Cristo presente no mundo – um corpo tem cabeça e membros.
Cristo é a cabeça e nós somos seus membros. Os membros do corpo vivem em função da cabeça e fazer somente o que ela quer.
Todos os nascidos de novo pelo Espirito santo, pertencem ao Corpo vivo de Cristo, não importando o nome da sua Igreja.

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 1 Coríntios 12:27

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1 Coríntios 12:12

“São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?  Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?  Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. 1 Coríntios 12:29-31

2) A palavra Igreja significa – aqueles que Deus em Cristo “chama para fora” do mundo.

3) Não é um prédio com nome – é uma família unida pelo Espirito Santo, de todo o mundo e em todos os lugares.

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; Apocalipse 5:9

4) Ela não tem um dono humano – Jesus é a Cabeça e sua base.
Ela foi comprada pelo sangue de Jesus.

“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20:28

5) É uma comunidade espiritual – formada por todos os cristãos verdadeiros e transformados por Cristo.

“Vos também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5

6) Outros símbolos usados na bíblia para representar Igreja

a) Casa de Deus

“Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Hebreus 3:6

b) Edifício e lavoura de Deus

“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3:9

c) Noiva de Cristo e esposa do cordeiro – “Venha, e eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”.

d) Cidade do Deus vivo

“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;  À universal assembleia, e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; Hebreus 12:22,23

e) Rebanho de Deus

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 1 Pedro 5:2

f) Israel de Deus

“E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Gálatas 6:16

g) Coluna da verdade

Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 1 Timóteo 3:15

Características da Igreja

1) reconhecimento de Cristo como cabeça do corpo.

“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,  Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. Efésios 1:22,23

2) Pregação de Cristo como Salvador e Senhor.

“Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9

3) Os seus membros vivem em comunhão e amor.

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35

4) Há crescimento em qualidade (pessoas são transformadas) e em quantidade (conversões).
As pessoas salvas vão crescendo na fé enquanto isso, outras pessoas vão sendo salvas.

5) Ensino da bíblia – Ela é a palavra de Deus e é a única autoridade para modelo de vida Cristã. Tradições, outros livros “revelados”, visões, não entram no ensino da Igreja.

6) Perseverança em oração.

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Atos 2:42

7) Pratica do serviço entre seus membros.

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.  Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:3,4

8) Tem uma visão de levar Jesus ao mundo todo.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.Atos 1:8

9) Está preocupada em fazer discípulos (seguidores) de Cristo.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20

A missão da Igreja

1) Adoração e Louvor – os adoradores se reúnem em torno da presença de Deus, para louvá-lo com salmos, hinos e cânticos espirituais.

2) Continua a obra que Jesus começou na terra

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21

3) restaurar vidas – cura interior, quebra de maldições, cura física, restauração familiar, cura financeira, etc.

4) Realizar obras sociais e atos de justiça

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:13-16

5) Fazer missões – Levar jesus e seus ensinos a todos os povo, tribos, línguas e nações.

6) Declarar guerra espiritual e vencer satanás – destruir as obras do diabo nas vidas, cidades e nações.

7) Levar as pessoas a crescerem no conhecimento de Deus, até se tornarem maduros

“A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;Colossenses 1:28

8) Ser uma comunidade profética para esta geração – declarar aquilo que Deus vai fazer. `regar a todos os níveis da sociedade, a palavra de Deus.

Nossa responsabilidade como membros da Igreja

1) Participar das reuniões e eventos.

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25

“Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo. Romanos 16:5

2) Se colocar para ser usado no corpo – seja você mão, pé, olho, não importa. Você é importante e útil no corpo. Ache o seu lugar e sirva a Deus, na Igreja, com o que você sabe fazer melhor.

3) Contribuir com orações, dízimos e ofertas para o sustento da igreja e dos missionários

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.  Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:6,7

4) Ser submisso ás autoridades estabelecidas por Deus

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:11,12

5) Estar de acordo com a visão e cobertura espiritual

“Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:16

6) Aceitar a disciplina, quando for necessária – para que o corpo todo tenha saúde. Orar, jejuar, para que a Igreja cresça em todos os sentidos.

Como podemos pertencer a igreja

Pelo batismo

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:18-20

Simboliza a morte da vida sem Cristo e a ressurreição para uma nova. É a declaração de fé pública.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38

Devemos ser batizados quando nos arrependemos dos pecados e entregamos nossa vida a Jesus. Devemos ter certeza da salvação pela fé, em cristo.
Cristo deixou duas ordenanças para a sua Igreja: o batismo e a ceia do senhor. Pelo batismo, como ato de obediência, o cristão declara publicamente sua fé. Ao participar da ceia do Senhor, ele se recorda do sofrimento e da morte de Cristo pelo seu pecado, bem como declara que está em comunhão com Ele e anuncia a Sua segunda vinda.

Conclusão

A Igreja é um meio estabelecido por Deus para o nosso crescimento.

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,  Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:24,25

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Efésios 4:15

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x