ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO (Discipulado Lição 8)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO (Discipulado Lição 8)


AJUDE-NOS EM NOSSA MISSÃO NA ÁFRICA, FAÇA UMA OFERTA VOLUNTARIA DE QUALQUER VALOR E ENVIAREMOS A APOSTILA COMPLETA EM PDF PARA VOCÊ USAR.

FAÇA UM PIX

CHAVE  PIX   CNPJ: 24.221.058/0001-23   |  VIDAS PARA CRISTO



MANDE O COMPROVANTE PARA O WHATSAPP.WhatsApp chat E RECEBA A APOSTILA COMPLETA.


CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO

Ninguém se salva por um ritual ou cerimônia.

A salvação vem através de um Salvador. A salvação do homem depende somente da obra de Deus feita através da vida e morte de Jesus, na cruz do Calvário. Mas, é preciso que o homem receba de graça o plano de Deus para a sua restauração.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

‘’O pagão traz sacrifício ao seu deus, o Cristão aceita o sacrifício do seu Deus’’. É muito importante que tenhamos certeza das coisas que temos em nossas vidas.

A Bíblia garante que podemos ter certeza da vida eterna. Sem esta certeza é impossível viver a vida com Cristo.

Ao fazer este estudo, examine como você está nesta certeza á luz da Palavra de Deus.

Condições para tomar posse da salvação

1) Arrepender-se do pecado

Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Atos 20:21

Todos somos pecadores e precisamos de arrependimento.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

Arrependimento não é reformar-se, não é ser religioso. Não é crendice ou fé só no pensamento.

Fé no pensamento é saber que Deus existe e que Jesus morreu na cruz, mas não andar nos seus caminhos nem obedecê-lo e não ter mudança de vida. Esta fé é morta.

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.

 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Tiago 2:19,20

Arrepender é dar meia volta, andar em sentido contrário ao que se está andando, é mudança de pensamento, de coração e de atitudes.

É ficar se revoltando contra o pecado e acreditar que servir e obedecer a Deus são o melhor a fazer.

Exemplo: um viajante descobre que está viajando no trem errado o homem descobre que está no caminho errado para a salvação, observando a Palavra de Deus.

– O viajante fica perturbado com esta descoberta= o homem sente tristeza por estar ofendendo a Deus.

-Na primeira oportunidade o viajante deixa esse trem e pega o trem certo = o homem dá meia volta e vai à direção de Deus e muda de vida.

– O viajante fica satisfeito porque agora viaja na direção certa = o homem começa a fazer coisas que agradam a Deus- ele fica satisfeito e Deus também.

Dêem fruto que mostre o arrependimento! Mateus 3:8

O arrependimento é produzido pelo Espírito Santo. Ele vem pela misericórdia de Deus. Ele usa a Palavra para gerar o arrependimento em nós.

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Romanos 2:4

O verdadeiro arrependimento produz

  • Certeza do pecado – Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Lucas 15:18
  • Abandono do pecado – O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13
  • Tristeza por ter pecado, confissão e mudança de vida. Não é tristeza por ter sido descoberto no pecado (remorso).

 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:10

  • Mudança de posição – O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Colossenses 1:13

 

Reino do diabo – vivo como quero, na escuridão.

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;  Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:2,3

Reino de Deus –vivo como Ele quer, na luz.

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos8:34-36.

2). Ter conversão sincera – é o trabalho do Espírito Santo no homem que está de costas para Deus, levando – o a ficar frente a frente com Deus, quebrando toda barreira do relacionamento.

E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3

É abandonar a vida de pecado e ficar próximo de Deus.

Duas coisas importantes para a conversão acontecer são a fé em Jesus e o arrependimento.

É confiar no que a Palavra de Deus diz e receber uma nova vida, que não ama o pecado, mas ama a Deus.

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9,10

É Deus que nos dá a salvação de graça. Somos salvos pela bondade e misericórdia de Deus, sem qualquer merecimento de nossa parte.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9

O homem precisa, diante de tudo que Deus fez, reconhecer que sem Jesus está perdido, desejar mudar de vida, arrepender-se dos seus pecados e, pela fé, através de uma oração, entregar totalmente sua vida a Jesus Cristo.

Benefícios recebidos por alguém que tem uma nova vida 

  • Novo nascimento – a mudança de Deus em nós chama-se nova vida ou novo nascimento. Não é ser reformado, é fazer tudo novo no espírito do homem.

    Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Efésios4:28

  • A reconciliação – a paz com Deus é feita. Agora não somos mais inimigos, mais filhos.

Quem faz nossa reconciliação com Deus é Jesus, que é a ponte, é nosso medidor.

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo ; Romanos 5:1

  • Os pecados são perdoados.- Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.1 João 1:9 
  • Passa a pertencer à família de Deus. 

-Torna-se filho de Deus (antes éramos só criaturas)

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:26

  • Fica livre da condenação do inferno.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

  • Vida eterna e a certeza da salvação

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. 1João 5:13

  • Recebe uma nova vida– novos caminhos, novos hábitos, novo comportamento, nova maneira de pensar

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.2 Coríntios 5:17

  • Passa a ser morada do Espírito Santo- propriedade exclusiva de Deus.

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.1 Pedro 2:9,10

  • É declarado justo diante de Deus, pelo o sangue de Jesus. Quando Deus olha para nós, Ele vê Jesus dentro do nosso coração. Ele é justo, perfeito e santo.
  • É declarado santo (separado para servir a Deus)

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.1 Pedro 1:16

E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.1 Coríntios 6:11

Podemos afirmar que temos a vida eterna pelas seguintes razões:

  • Deus não mente. Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Tito1:2
  • O Espírito Santo confirma isto.

-O Espírito Santo fala com o nosso espírito.

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

-Recebemos a marca de Deus.

 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; Efésios 1:13

– O Espírito Santo veio habitar em nós.

Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 1João 4:13

  • Pela transformação que aconteceu depois que recebemos a Jesus

O que éramos sem Cristo

 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3

Esse tipo de pessoa não pode entrar no Reino de Deus.

O que passamos a ser em Cristo

Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:4-7

É Deus quem faz esta transformação por causa do seu amor. O sangue de Jesus é poderoso para nos limpar de toda sujeira e maldade.

Como podemos conhecer uma pessoa que nasceu de novo, em Cristo:

  • Deseja conhecer e praticar a Palavra de Deus.

A Bíblia é o alimento para o crescimento do cristão – ‘’. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;1 Pedro 2:2

  • Procura seguir o exemplo de Cristo (viver como Ele viveu) Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.1 João 2:6

  • Não vive praticando o pecado (a sua vida foi transformada –ele não ama mais o pecado

 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.1 João 3:9

  • Procura falar de Jesus a outras pessoas
  • Tem comunhão com Deus

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:15

  • Ama seu irmão e vive em comunhão com Ele. A Igreja é a maneira que Deus achou para vivermos em comunhão com nosso irmão

Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. I João 3:18

Conclusão

O nosso nascimento é só o início da vida com Deus. A nova vida recebida precisa ser desenvolvida. A chave para o seu crescimento é a obediência total à Palavra de Deus.

Estude a Palavra de Deus. Fale com outras pessoas que você é uma nova pessoa em Jesus. Reúna-se com os irmãos para adorar a Deus, estudar a Bíblia e viver em comunhão com Deus e com seus irmãos de fé.


Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso alem de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais intimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no minimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente na sua via para melhor, compartilhe suas experiencias que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6

 


Bibliografia: Ensinamentos Básicos do Cristianismo – Discipulado I –  MCM POVOS
Revisão, Adaptação e Ampliação, feita por Pr. Marcos V. RibeiroIgreja Vidas para Cristo

share

0 0 votes
Classificação de artigos
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x