ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, COMUNICANDO CRISTO A OUTROS (Discipulado Lição 19)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, COMUNICANDO CRISTO A OUTROS (Discipulado Lição 19)

Comunicando Cristo a Outros

Muitos falam de sua experiência com Cristo de forma diferente de você. Na verdade, os acontecimentos, ações, reações e emoções são diferentes. Entretanto, há um fato comum a todos os que se encontra em Cristo e entregam suas vidas a ele: a transformação da vida.
Testemunhar é comunicar a outros tudo que Jesus fez e está fazendo em sua vida.
Não tenha medo de contar para todo o mundo o que Cristo fez por você.

O que é testemunha

1) É contar algo que você viu e ouviu ou que aconteceu com você. É falar com outros de sua experiência com Jesus. Atos 22:15.

2) É comunicar a outros o que é necessário para sua salvação.

“Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus. Atos 20:21

 

Comunicar o quê?

1) Conte como era a sua vida sem Cristo: o seu espirito estava morto nos seus pecados (Efésios 2:1). Os problemas na vida surgem porque o espirito do homem não está recebendo orientação e está afastado de Deus. Pense em alguns problemas que você enfrentava antes de receber a Cristo.
O Espirito estava sem comunicação com Deus(morto). Não havia paz no coração. A alma, que é o que pensa, sente e deseja, era controlada por você mesmo. As suas decisões eram baseadas naquilo que você pensava e não na palavra de Deus. O seu corpo sofria por causa de suas paixões e desejos. Muitas pessoas sem Cristo se entregam a prática de vários vícios.

2) Conte o que Jesus fez por você: Ele morreu e ressuscitou pelos seus pecados para te dar uma vida nova. Isto é, trocar seu Espirito morto por um Espirito vivo por Ele. 1Pedro 2:24.

3) Conte que não existe outro que possa fazer a mesma coisa por alguém. Jesus é o único que pode nos dar uma vida nova. Jesus disse:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Jesus não é uma das soluções, mas a única solução. Só Jesus venceu a morte e só Ele pode dar vida. Ninguém mais pode penetrar no espirito do homem e transformá-lo completamente.

4) Conte como você entregou a sua vida a cristo: arrependeu-se dos seus pecados e convidou Jesus para ser o seu Senhor e Salvador. 1Pedro 2:24.
Quando Jesus deu vida ao seu Espirito, seu corpo e sua alma também foram transformados.
Não temos vida porque somos bonzinhos, ou temos boá moral, vida reta, etc. (Romanos 3:10); nem por boas obras (Efésios 2:8-9); nem porque temos uma religião (João 3 – a história de Nicodemos – ele era um homem religioso, mas precisava nascer de novo).
Passamos a ter uma nova vida quando Jesus entra em nós, por meio do arrependimento dos pecados e da entrega da vida a Ele (Gálatas 2:20).

5) Conte qual foi o resultado em sua vida: O seu espirito recebeu vida nova (Efésios 2:1). O seu corpo passou a ser a morada do Espirito Santo (1Coríntios 6:9). Os seus pensamentos, desejos e decisões (alma) passaram a ser controlados por Cristo 2Corintios 10:5).
Quando convidamos Jesus, Ele vem para assumir o controle completo do nosso ser: Espirito, alma e corpo.

6) Desafie a pessoa a fazer a mesma coisa que você fez:

a) Reconhecer que seu espirito está morto (perdido) e que Jesus é o único que pode livre-lo desta situação. 1Timóteo 2:5.

b) Deseja mudar de vida. Leia toda a história do filho perdido em Lucas 15:11-32.

c) Arrepender -se dos pecados, Atos 2:38.

d) Entregar, num alto de fé, a sua vida a Jesus. Pedir que Ele venha para a sua vida como senhor e salvador. João 1:12. Explique para a pessoa como fazer isso.

“ Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

 

Por que testemunhar?

1) É ordem de Jesus.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

2) É um privilégio – somos embaixadores de Deus – 2Corintios 5:20.

3) É uma demonstração de amor (2Corintios 5:14). Estamos oferecendo o que as pessoas mais precisam. O amor de Cristo nos leva a agir assim.

4) É necessário porque as pessoas estão perdidas.

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.Lucas 19:10

“Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.Efésios 2:12

Sempre haverá pessoas precisando de Jesus e prontas a ouvir sobre Ele (fique atento!).

5) Faz parte do nosso crescimento espiritual. A pessoa salva é usada por Deus como instrumento para a salvação e edificação de outro (2Timóteo 2:2).

É Grande a alegria que sentimos ao ver pessoas sendo salvas e andando nos princípios de Deus.

“Nada me alegra mais do que os meus filhos vivem de acordo com a verdade”. 3João 4.

 

De que precisamos dará testemunhar?

1) ter certeza da salvação1 João 5:13. Não posso falar de algo que não é real para mim.

2) Ter uma vida limpa – deixar Cristo controlar todas as áreas da minha vida. 1Pedro 3:15.

3) Orar pelas pessoas – é importante ter uma lista de oração com nomes de pessoas que você quer que sejam salvas por Cristo. Efésios 6:19.

4) Crer – que o Espirito Santo vai agir na vida das pessoas.

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

5) Falar da pessoa de Jesus – e não de uma religião ou igreja.

6) Comunicar –  desenvolver uma maneira de falar da mensagem de Deus. A lição 6 – As  quatro leis espirituais” poderá lhe ajudar.

7) Falar de Jesus – deve ser algo natural que você esteja vivendo e não algo forçado. Entendendo que este jeito de viver seja algo de muito valor para as pessoas que necessitam de Jesus.

 

Coisas que atrapalham no testemunho

1) Pecados não confessadosprovérbios 28:13.

2) ter vergonha de falar ou faltar de coragem.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16

3) Mau testemunho – problemas de relacionamento que ainda não foram acertados com outras pessoas. Romanos 12:17-20.

4) Não saber como comunicar a fé em Jesus.

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1 Pedro 3:15

5) falta do poder do Espirito Santo –  Atos 1:8.
Deus já providenciou todas as coisas para que estas dificuldades sejam superadas e possamos falar livremente de Jesus Cristo.

“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; 2 Pedro 1:3

 

Coisas que ajudam no testemunho

1) A maneira de falar deve ser agradável, natural e pessoal. Ás vezes, o que dizemos é certo, mas falamos de forma errada e a pessoa cria uma barreira com Jesus.

2) Não discuta coisa desnecessária como religião ou pontos de vista diferente que causam confusão.

3) A apresentação do Evangelho deve ser clara, simples e compreensível.

 

Conclusão

Quando testemunhos acontecem reações negativas como críticas, zombaria e perseguição. Mas também acontecem conversões e transformações. Por isso, temos que plantar sempre a semente da palavra de Deus nos corações das pessoas.

share

Deixe um Comentário...