ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A CEIA DO SENHOR (Discipulado Lição 18)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, A CEIA DO SENHOR (Discipulado Lição 18)

A Ceia Do Senhor

“ Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Coríntios 11:23-26

Reunidos em torno da mesa do Senhor, nós nos tornamos uma família em Cristo, e Ele está em nosso meio.
A Ceia do Senhor é uma cerimônia, foi um ritual instituído por Jesus nas vésperas da sua morte, para memoria, dele, até a Sua volta.
É a participação do pão que relembra o sacrifício de Jesus, na cruz e o vinho que relembra Seu sangue derramado para nos salvar.

 

O que é a Ceia do Senhor

1) É ordem de Jesus – Jesus mesmo realizou esta cerimônia antes da sua morte, com seus apóstolos. Leia Lucas 22:14-20.

2) É para memória dele – É para lembrança do corpo de Jesus, entregue no Calvário, para a nossa Salvação. É o seu sacrifício feito de uma vez para sempre, impossível de ser repetido.

“E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu ló, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:19,20

O pão significa o pão de Deus que desceu do céu para dar vida ao mundo. E o vinho significa a nova aliança de Deus com o Seu povo, feita com o sangue, para perdão dos pecadores e a salvação do homem.

“Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:33-35

3) A ceia prega “a morte e a ressurreição” do Senhor.

Ele morreu, mas seu corpo não ficou na sepultura. Ele ressuscitou para nos dar vida eterna e voltará em breve para nos buscar.

4) Não deixar de participar – arrepender-se de seus pecados e fazer um concerto com Deus. 1Corintios 11:28,29.

 

Conclusão

Jesus não determinou um dia especifico para esta celebração. Ele disse: “Fazei isto em memória de mim”.
O importante é participar da Ceia do Senhor, entendendo o que ela representa para nós, cristãos.
Nela temos a oportunidade de termos comunhão com o Espirito Santo, que deseja que também entregamos nosso corpo como sacrifício de novo a Deus, para sermos parecidos com Ele em nossas atitudes diária.
Nosso coração deve estar cheio de pureza, simplicidade e gratidão pelo seu sacrifício, na cruz, realizado por nós e pela esperança de sua volta.

share

Deixe um Comentário...