ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, As Quatro Leis Espirituais (Discipulado Lição 2)

ENSINAMENTOS BÁSICOS DO CRISTIANISMO, As Quatro Leis Espirituais (Discipulado Lição 2)

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

 

1 Primeira Lei

Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.

O AMOR DE DEUS
” Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

O PLANO DE DEUS

Cristo afirma: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (uma vida abundante e com propósito). (João 10:10)Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa “vida abundante”?
Porque…

 

2 Segunda Lei

O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

O HOMEM É PECADOR 
“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus…” (Romanos 3:23)
O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus desfez-se. Este estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO
“Pois o salário do pecado é a morte…” (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23)

Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc.

A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação…

 

3 Terceira Lei

Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

ELE MORREU EM NOSSO LUGAR
“Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8)

 

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS
“Cristo morreu pelos nossos pecados… foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras… e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos…” (1 Coríntios 15:3-6)

ELE É O ÚNICO CAMINHO
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6)

Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.

Mas não é suficiente conhecer essas três leis…

 

4 Quarta Lei

Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.

PRECISAMOS RECEBER A CRISTO
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1:12)

 

RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9)

RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL
Cristo afirma: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei…” (Apocalipse 3:20)Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados. Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal.

Estes dois círculos representam dois tipos de vida:

VIDA CONTROLADA PELO “EU”
O “EU” no centro da vida.
CRISTO do lado de fora da vida.
Ações e atitude controladas pelo “EU “, resultando em discórdias e frustrações.
VIDA CONTROLADA POR CRISTO
CRISTO no centro da vida.
O “EU” fora do centro.
Ações a atitudes controladas por CRISTO, resultando em harmonia com o plano de Deus.

Qual dos dois círculos representa melhor sua vida?
Qual deles você gostaria que representasse sua vida?

Gostaria de explicar como você pode receber a Cristo. 

VOCÊ PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO
(Orar é falar com Deus).

Deus conhece seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que em suas palavras. A oração seguinte serve como exemplo:

“Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu Te agradeço por ter morrido na cruz pelos meus pecados. Abro a porta da minha vida e Te recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Toma conta da minha vida e faça de mim o tipo de pessoa que desejas que eu seja.”

Esta oração expressa o desejo do seu coração?

Se for assim, faça esta oração agora mesmo e Cristo entrará em sua vida, como prometeu.

 

PARTE II

Depois de receber a Cristo

Como saber que Cristo está na sua vida

Você já recebeu Cristo na sua vida? De acordo com Sua promessa em Apocalipse 3:20, onde está Cristo agora? Cristo disse que entraria em sua vida. Ele o enganaria? Como você sabe que Deus respondeu sua oração? (Por causa da fidelidade do próprio Deus e de  Sua Palavra.)

A Bíblia promete Vida Eterna

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas,a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.”   (1 João 5:11-13).

Agradeça sempre a Deus, porque Cristo está em sua vida e que Ele nunca te deixará (Hebreus 13:5Hebreus 10:37-39 . Você pode saber que o Cristo vivo habita em você, e que você tem a vida eterna, desde o momento em que o convidou, baseado em sua promessa. Ele não decepciona.

E as emoções…

Não dependa das emoções

A nossa autoridade é a promessa da Palavra  de Deus, A Bíblia – e não as nossas emoções . O cristão vive pela fé (confiança) na fidelidade de Deus e de Sua Palavra. O diagrama abaixo, representado pelo trem, ilustra o relacionamento entre fato (Deus e Sua Palavra), (nossa confiança em Deus e em Sua Palavra), e emoção (o resultado da nossa fé e obediência) (João 14:21).

 

A locomotiva correrá com o vagão ou sem ele. Entretanto, seria inútil o vagão tentar puxar a locomotiva. Da mesma forma, nós, como cristãos, não dependemos de sentimentos ou emoções, mas colocamos a nossa fé (confiança) na fidelidade de Deus e nas promessas de Sua Palavra.


Agora que você recebeu a Cristo

No momento em que você recebeu a Cristo pela fé, muitas coisas aconteceram, inclusive as seguintes:

  1. Cristo entrou em sua vida (Apocalipse 3:20 ; Colossenses 1:27).
  2. Seus pecados foram perdoados (Colossenses 1:14).
  3. Você se tornou filho de Deus (João 1:12).
  4. Você recebeu a vida eterna (João 5:24).
  5. Você começou a viver a nova vida, para a qual Deus o criou (João 10:10; 2 Coríntios 5:17 ; 1 Tessalonicenses 5:18).

Você poderia pensar em algo mais maravilhoso que lhe pudesse ter acontecido, do que ter recebido Cristo, como seu Salvador? Você gostaria, neste momento, de agradecer em oração, por tudo o que Ele tem feito por você? O próprio ato de agradecer a Deus, demonstra a sua fé.

 

Para desfrutar sua nova vida plenamente…

 


Sugestões para Crescer na vida Cristã

 

O crescimento espiritual é o resultado da nossa confiança em Jesus Cristo. “O justo viverá pela fé” (Gálatas 3:11). Uma vida de fé, o capacitará a confiar em Deus de maneira crescente em todos os aspectos de sua vida, e a praticar o seguinte:

 

  • Conversar com Deus, através da oração, diariamente (João15:7).
  • Ler a Palavra de Deus diariamente (Atos17:11); comece com o Evangelho de João.
  • Confiar a Deus cada detalhe de sua vida (1 Pedro 5:7).

 


Importante:

Não deixe de fazer o TSD (Tempo a Sós com Deus) isso alem de aumentar a sua intimidade com Deus, vai transformar sua vida, quanto mais intimo você for de Deus, mais entendera o coração de Deus, faça no minimo 10 minutos diário de oração a sós com Deus, e testemunhara uma transformação surpreendente em sua vida para melhor, compartilhe suas experiencias que está tendo com Deus, seu testemunho pode transformar o mundo.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6


Bibliografia: Ensinamentos Básicos do Cristianismo – Discipulado I –  MCM POVOS
Revisão, Adaptação e Ampliação, feita por Pr. Marcos V. RibeiroIgreja Vidas para Cristo 

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

WhatsApp Br